Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/945 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é trazer mais informações sobre o mercado especializado em animais de companhia, e orientar as lojas do varejo especializado sobre alguns critérios que são considerados como diferenciais ao se estabelecer um preço prêmio ao consumidor. O estudo avalia a presença de alguns elementos que podem diferenciar uma loja da outra, e assim permitir que o estabelecimento ofereça ao consumidor preços superiores, mantendo uma vantagem competitiva. Esses fatores podem ser externos a loja como a rivalidade do mercado e a renda média do bairro em que a loja se localiza, ou fatores internos como a amplitude de portfólio, quantidade de serviços adicionais oferecidos e tempo de existência do estabelecimento. A partir do modelo de regressão múltipla, observou-se que os elementos analisados rejeitam as hipóteses. Duas hipóteses apresentaram relevância, porém com o sinal contrário ao esperado. Essas hipóteses foram àquelas relacionadas com a localização do estabelecimento em bairros de classe A/B ou C/D/E, esperava-se que estar situado num bairro de classe A/B influenciasse positivamente a cobrança de uma maior margem de preços. Já no caso da hipótese relacionada ao tamanho do portfólio da loja, esperava-se que ter um maior portfólio permitisse a loja cobrar uma margem maior de preços. Nos dois casos observou-se justamente o contrário, as duas características influenciam negativamente no preço. O resultado desse estudo, inclusive inesperado, contribui com o avanço do conhecimento no mercado especializado em animais de companhia, e com isso amplia a literatura empírica na área, o que pode estimular futuras pesquisas e orientar os membros desse canal. |
id |
INSP_3ad8ae11db63cfb6c73a7888726ec0d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/945 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São PauloPrecificaçãoPreço premioVarejo especializadoAnimais de companhiaEstratégia competitivaDiferenciaçãoPricingPremium priceSpecialty retailPetCompetitive strategyDifferentiationO objetivo dessa pesquisa é trazer mais informações sobre o mercado especializado em animais de companhia, e orientar as lojas do varejo especializado sobre alguns critérios que são considerados como diferenciais ao se estabelecer um preço prêmio ao consumidor. O estudo avalia a presença de alguns elementos que podem diferenciar uma loja da outra, e assim permitir que o estabelecimento ofereça ao consumidor preços superiores, mantendo uma vantagem competitiva. Esses fatores podem ser externos a loja como a rivalidade do mercado e a renda média do bairro em que a loja se localiza, ou fatores internos como a amplitude de portfólio, quantidade de serviços adicionais oferecidos e tempo de existência do estabelecimento. A partir do modelo de regressão múltipla, observou-se que os elementos analisados rejeitam as hipóteses. Duas hipóteses apresentaram relevância, porém com o sinal contrário ao esperado. Essas hipóteses foram àquelas relacionadas com a localização do estabelecimento em bairros de classe A/B ou C/D/E, esperava-se que estar situado num bairro de classe A/B influenciasse positivamente a cobrança de uma maior margem de preços. Já no caso da hipótese relacionada ao tamanho do portfólio da loja, esperava-se que ter um maior portfólio permitisse a loja cobrar uma margem maior de preços. Nos dois casos observou-se justamente o contrário, as duas características influenciam negativamente no preço. O resultado desse estudo, inclusive inesperado, contribui com o avanço do conhecimento no mercado especializado em animais de companhia, e com isso amplia a literatura empírica na área, o que pode estimular futuras pesquisas e orientar os membros desse canal.The objective of this research is to bring more market information for the pet market and inform specialized retail stores about the criteria that are considered when establishing a differential premium price to the consumer. The study evaluates the presence of some elements that might differentiate one store from another, and thus allows for the establishment to offer higher prices to consumers while maintaining a competitive advantage. These factors may be outside the store as the rivalry of the market and neighborhood income value, or internal factors such as portfolio size, amount of additional services offered and lifetime of the establishment. Using multiple regression model, we observed that the results reject the hypotheses. Two hypotheses were relevant, but with the opposite sign than expected. These hypotheses were related to the location of the property in neighborhoods class A/B or C/D/E. It was expected that be located in a neighborhood of class A/B would have a positive influence for a higher price margin. As for the hypothesis related to the size of the store portfolio, it was expected that a larger portfolio would allow the store to charge a higher price margin. In both cases we observed the opposite: the two factors negatively influence the price. The results of this study contribute to our understanding of the specialized pet market, and thus extend the empirical literature in the area, which can be a basis for future research and can inform managers of this channel.Lazzarini, Sergio GiovanettiCastro, Manoela De Carvalho Caribé DeCastro, Manoela De Carvalho Caribé De2021-09-13T03:13:14Z2015-10-13T13:43:33Z2021-09-13T03:13:14Z20122015-10-13T13:43:33Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis59 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/945São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:17:38Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:17:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo |
title |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo |
spellingShingle |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo Castro, Manoela De Carvalho Caribé De Precificação Preço premio Varejo especializado Animais de companhia Estratégia competitiva Diferenciação Pricing Premium price Specialty retail Pet Competitive strategy Differentiation |
title_short |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo |
title_full |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo |
title_fullStr |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo |
title_sort |
Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo |
author |
Castro, Manoela De Carvalho Caribé De |
author_facet |
Castro, Manoela De Carvalho Caribé De |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lazzarini, Sergio Giovanetti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Manoela De Carvalho Caribé De Castro, Manoela De Carvalho Caribé De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Precificação Preço premio Varejo especializado Animais de companhia Estratégia competitiva Diferenciação Pricing Premium price Specialty retail Pet Competitive strategy Differentiation |
topic |
Precificação Preço premio Varejo especializado Animais de companhia Estratégia competitiva Diferenciação Pricing Premium price Specialty retail Pet Competitive strategy Differentiation |
description |
O objetivo dessa pesquisa é trazer mais informações sobre o mercado especializado em animais de companhia, e orientar as lojas do varejo especializado sobre alguns critérios que são considerados como diferenciais ao se estabelecer um preço prêmio ao consumidor. O estudo avalia a presença de alguns elementos que podem diferenciar uma loja da outra, e assim permitir que o estabelecimento ofereça ao consumidor preços superiores, mantendo uma vantagem competitiva. Esses fatores podem ser externos a loja como a rivalidade do mercado e a renda média do bairro em que a loja se localiza, ou fatores internos como a amplitude de portfólio, quantidade de serviços adicionais oferecidos e tempo de existência do estabelecimento. A partir do modelo de regressão múltipla, observou-se que os elementos analisados rejeitam as hipóteses. Duas hipóteses apresentaram relevância, porém com o sinal contrário ao esperado. Essas hipóteses foram àquelas relacionadas com a localização do estabelecimento em bairros de classe A/B ou C/D/E, esperava-se que estar situado num bairro de classe A/B influenciasse positivamente a cobrança de uma maior margem de preços. Já no caso da hipótese relacionada ao tamanho do portfólio da loja, esperava-se que ter um maior portfólio permitisse a loja cobrar uma margem maior de preços. Nos dois casos observou-se justamente o contrário, as duas características influenciam negativamente no preço. O resultado desse estudo, inclusive inesperado, contribui com o avanço do conhecimento no mercado especializado em animais de companhia, e com isso amplia a literatura empírica na área, o que pode estimular futuras pesquisas e orientar os membros desse canal. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012 2015-10-13T13:43:33Z 2015-10-13T13:43:33Z 2021-09-13T03:13:14Z 2021-09-13T03:13:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/945 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
59 p. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986255873605632 |