Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200003 |
Resumo: | Esse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas e que, entre as variadas expressões da cultura impressa, a publicidade brasileira surgiu com desenvoltura e fez uso das características desse novo ambiente com o desenvolvimento de uma linguagem dinâmica e inovadora. |
id |
INTERCOM-1_489e521c940e84015dd91e8c8c6509e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442011000200003 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio ModernoCidade modernaVisualidade urbanaRio de JaneiroCultura impressaPublicidadeEsse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas e que, entre as variadas expressões da cultura impressa, a publicidade brasileira surgiu com desenvoltura e fez uso das características desse novo ambiente com o desenvolvimento de uma linguagem dinâmica e inovadora.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200003Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.34 n.2 2011reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442011000200003info:eu-repo/semantics/openAccessBedran,Laura Martinipor2012-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442011000200003Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2012-06-11T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno |
title |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno |
spellingShingle |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno Bedran,Laura Martini Cidade moderna Visualidade urbana Rio de Janeiro Cultura impressa Publicidade |
title_short |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno |
title_full |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno |
title_fullStr |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno |
title_full_unstemmed |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno |
title_sort |
Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno |
author |
Bedran,Laura Martini |
author_facet |
Bedran,Laura Martini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedran,Laura Martini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade moderna Visualidade urbana Rio de Janeiro Cultura impressa Publicidade |
topic |
Cidade moderna Visualidade urbana Rio de Janeiro Cultura impressa Publicidade |
description |
Esse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas e que, entre as variadas expressões da cultura impressa, a publicidade brasileira surgiu com desenvoltura e fez uso das características desse novo ambiente com o desenvolvimento de uma linguagem dinâmica e inovadora. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1809-58442011000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.34 n.2 2011 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129758970249216 |