Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedran,Laura Martini
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200003
Resumo: Esse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas e que, entre as variadas expressões da cultura impressa, a publicidade brasileira surgiu com desenvoltura e fez uso das características desse novo ambiente com o desenvolvimento de uma linguagem dinâmica e inovadora.
id INTERCOM-1_489e521c940e84015dd91e8c8c6509e9
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442011000200003
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio ModernoCidade modernaVisualidade urbanaRio de JaneiroCultura impressaPublicidadeEsse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas e que, entre as variadas expressões da cultura impressa, a publicidade brasileira surgiu com desenvoltura e fez uso das características desse novo ambiente com o desenvolvimento de uma linguagem dinâmica e inovadora.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200003Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.34 n.2 2011reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442011000200003info:eu-repo/semantics/openAccessBedran,Laura Martinipor2012-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442011000200003Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2012-06-11T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
title Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
spellingShingle Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
Bedran,Laura Martini
Cidade moderna
Visualidade urbana
Rio de Janeiro
Cultura impressa
Publicidade
title_short Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
title_full Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
title_fullStr Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
title_full_unstemmed Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
title_sort Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
author Bedran,Laura Martini
author_facet Bedran,Laura Martini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedran,Laura Martini
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade moderna
Visualidade urbana
Rio de Janeiro
Cultura impressa
Publicidade
topic Cidade moderna
Visualidade urbana
Rio de Janeiro
Cultura impressa
Publicidade
description Esse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas e que, entre as variadas expressões da cultura impressa, a publicidade brasileira surgiu com desenvoltura e fez uso das características desse novo ambiente com o desenvolvimento de uma linguagem dinâmica e inovadora.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-58442011000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.34 n.2 2011
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129758970249216