Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jefferson Lemes Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo Outros
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
Texto Completo: https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/623
Resumo: Constituída a Cadeia de Custódia (CC) por um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que irão oferecer conhecimento aos operadores do Direito. É indispensável demonstrar como esta assegura, nas instituições periciais oficiais nacionais e internacionais, meio que se possa garantir a confiança, autenticidade e integridade das amostras (vestígios); desde o isolamento do local da infração penal – perícias externas até perícias internas nos laboratórios forenses. Destarte, o objetivo deste artigo é conceituar e caracterizar a importância da CC ao longo da persecução Penal; analisando-se publicações de estudos e padrões adotados nos segmentos de Criminalística e prática profissional forense. Na temática abordada acerca dos escritos, foram selecionados estes nas bases de dados Scielo e Lilacs. Os resultados dos artigos analisados foram discutidos a partir de um contexto geral atualizado, onde é fundamental assegurar a memória de todas as fases do processo, constituindo-se e mantendo assim um protocolo legal que permita garantir a idoneidade do resultado e rebater as possíveis contestações dúbias. Conclui-se com a presente revisão que Inexistindo condições mínimas de segurança na CC, comprometer-se-á a fidedignidade e integridade da prova, que deve ser imparcial e inequívoca – idônea; pois falhas geradas ao longo da CC poderão ocasionar prejuízos econômicos indevidos, inocentar prováveis culpados e condenar inocentes.
id IPEBJ_13f51973f6bc772615bb3dd0d158b3a6
oai_identifier_str oai:bjfs:article/623
network_acronym_str IPEBJ
network_name_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
spelling Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução PenalChain of custodyCadeia de custódiaPersecução penalCriminal prosecutionInvestigação criminalCriminal investigationPerícias oficiaisOfficial skillsProvas periciaisExpert evidenceConstituída a Cadeia de Custódia (CC) por um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que irão oferecer conhecimento aos operadores do Direito. É indispensável demonstrar como esta assegura, nas instituições periciais oficiais nacionais e internacionais, meio que se possa garantir a confiança, autenticidade e integridade das amostras (vestígios); desde o isolamento do local da infração penal – perícias externas até perícias internas nos laboratórios forenses. Destarte, o objetivo deste artigo é conceituar e caracterizar a importância da CC ao longo da persecução Penal; analisando-se publicações de estudos e padrões adotados nos segmentos de Criminalística e prática profissional forense. Na temática abordada acerca dos escritos, foram selecionados estes nas bases de dados Scielo e Lilacs. Os resultados dos artigos analisados foram discutidos a partir de um contexto geral atualizado, onde é fundamental assegurar a memória de todas as fases do processo, constituindo-se e mantendo assim um protocolo legal que permita garantir a idoneidade do resultado e rebater as possíveis contestações dúbias. Conclui-se com a presente revisão que Inexistindo condições mínimas de segurança na CC, comprometer-se-á a fidedignidade e integridade da prova, que deve ser imparcial e inequívoca – idônea; pois falhas geradas ao longo da CC poderão ocasionar prejuízos econômicos indevidos, inocentar prováveis culpados e condenar inocentes.IPEBJ2016-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfimage/jpeghttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/62310.17063/bjfs5(4)y2016371Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 5 n. 4 (2016): Volume 5 - Número 4; 371-382Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 5 No. 4 (2016): Volume 5 - Número 4; 371-3822237-261Xreponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethicsinstname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)instacron:IPEBJporhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/623/685https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/623/686Jefferson Lemes Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T12:23:03Zoai:bjfs:article/623Revistahttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/homePRIhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/oai2237-261X2237-261Xopendoar:2021-04-22 12:23:04.061Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal
title Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal
spellingShingle Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal
Jefferson Lemes Carvalho
Chain of custody
Cadeia de custódia
Persecução penal
Criminal prosecution
Investigação criminal
Criminal investigation
Perícias oficiais
Official skills
Provas periciais
Expert evidence
title_short Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal
title_full Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal
title_fullStr Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal
title_full_unstemmed Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal
title_sort Cadeia de Custódia e Sua Relevância na Persecução Penal
author Jefferson Lemes Carvalho
author_facet Jefferson Lemes Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jefferson Lemes Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Chain of custody
Cadeia de custódia
Persecução penal
Criminal prosecution
Investigação criminal
Criminal investigation
Perícias oficiais
Official skills
Provas periciais
Expert evidence
topic Chain of custody
Cadeia de custódia
Persecução penal
Criminal prosecution
Investigação criminal
Criminal investigation
Perícias oficiais
Official skills
Provas periciais
Expert evidence
dc.description.none.fl_txt_mv Constituída a Cadeia de Custódia (CC) por um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que irão oferecer conhecimento aos operadores do Direito. É indispensável demonstrar como esta assegura, nas instituições periciais oficiais nacionais e internacionais, meio que se possa garantir a confiança, autenticidade e integridade das amostras (vestígios); desde o isolamento do local da infração penal – perícias externas até perícias internas nos laboratórios forenses. Destarte, o objetivo deste artigo é conceituar e caracterizar a importância da CC ao longo da persecução Penal; analisando-se publicações de estudos e padrões adotados nos segmentos de Criminalística e prática profissional forense. Na temática abordada acerca dos escritos, foram selecionados estes nas bases de dados Scielo e Lilacs. Os resultados dos artigos analisados foram discutidos a partir de um contexto geral atualizado, onde é fundamental assegurar a memória de todas as fases do processo, constituindo-se e mantendo assim um protocolo legal que permita garantir a idoneidade do resultado e rebater as possíveis contestações dúbias. Conclui-se com a presente revisão que Inexistindo condições mínimas de segurança na CC, comprometer-se-á a fidedignidade e integridade da prova, que deve ser imparcial e inequívoca – idônea; pois falhas geradas ao longo da CC poderão ocasionar prejuízos econômicos indevidos, inocentar prováveis culpados e condenar inocentes.
description Constituída a Cadeia de Custódia (CC) por um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que irão oferecer conhecimento aos operadores do Direito. É indispensável demonstrar como esta assegura, nas instituições periciais oficiais nacionais e internacionais, meio que se possa garantir a confiança, autenticidade e integridade das amostras (vestígios); desde o isolamento do local da infração penal – perícias externas até perícias internas nos laboratórios forenses. Destarte, o objetivo deste artigo é conceituar e caracterizar a importância da CC ao longo da persecução Penal; analisando-se publicações de estudos e padrões adotados nos segmentos de Criminalística e prática profissional forense. Na temática abordada acerca dos escritos, foram selecionados estes nas bases de dados Scielo e Lilacs. Os resultados dos artigos analisados foram discutidos a partir de um contexto geral atualizado, onde é fundamental assegurar a memória de todas as fases do processo, constituindo-se e mantendo assim um protocolo legal que permita garantir a idoneidade do resultado e rebater as possíveis contestações dúbias. Conclui-se com a presente revisão que Inexistindo condições mínimas de segurança na CC, comprometer-se-á a fidedignidade e integridade da prova, que deve ser imparcial e inequívoca – idônea; pois falhas geradas ao longo da CC poderão ocasionar prejuízos econômicos indevidos, inocentar prováveis culpados e condenar inocentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/623
10.17063/bjfs5(4)y2016371
url https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/623
identifier_str_mv 10.17063/bjfs5(4)y2016371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/623/685
https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/623/686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 5 n. 4 (2016): Volume 5 - Número 4; 371-382
Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 5 No. 4 (2016): Volume 5 - Número 4; 371-382
2237-261X
reponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron:IPEBJ
reponame_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
collection Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname_str Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron_str IPEBJ
institution IPEBJ
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697756591769518080