Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302 |
Resumo: | Amparada por lei, umas das modalidades de ensino em evidência nos dias atuais é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) justamente por atender pessoas que não tiveram oportunidade ao ensino regular na idade correta. Este artigo possui o objetivo de analisar a relevância do trabalho do professor/pedagogo assim como as possibilidades e os desafios encontrados no contexto escolar da EJA e deve provocar uma reflexão sobre a compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do pedagogo, e consequentemente, sobre a prática pedagógica. Também apresentou leis que amparam a modalidade EJA e tomam providências sobre ela. Mostrou o perfil dos alunos que regressam à escola, antes abandonada por diversos motivos, assim como a importância de retornar os estudos, pois esse abre as portas para um convívio social efetivo, além de ampliar as oportunidades profissionais. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são: Arbache (2001), Frigotto (1998), Paiva (1973), Santos (2003), Zabala (1998) e leis brasileiras. Palavras-chaves: Desafios. Educação de Jovens e Adultos. Oportunidade. Possibilidades. |
id |
IPES_04e71f366661a2396c594d118ef557c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2302 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult EducationAmparada por lei, umas das modalidades de ensino em evidência nos dias atuais é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) justamente por atender pessoas que não tiveram oportunidade ao ensino regular na idade correta. Este artigo possui o objetivo de analisar a relevância do trabalho do professor/pedagogo assim como as possibilidades e os desafios encontrados no contexto escolar da EJA e deve provocar uma reflexão sobre a compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do pedagogo, e consequentemente, sobre a prática pedagógica. Também apresentou leis que amparam a modalidade EJA e tomam providências sobre ela. Mostrou o perfil dos alunos que regressam à escola, antes abandonada por diversos motivos, assim como a importância de retornar os estudos, pois esse abre as portas para um convívio social efetivo, além de ampliar as oportunidades profissionais. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são: Arbache (2001), Frigotto (1998), Paiva (1973), Santos (2003), Zabala (1998) e leis brasileiras. Palavras-chaves: Desafios. Educação de Jovens e Adultos. Oportunidade. Possibilidades.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Aureni MariaMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230210.14295/idonline.v13i48.2302ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 376-3851981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302/3460Direitos autorais 2021 Aureni Maria Alves, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:35Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education |
title |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education |
spellingShingle |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education Alves, Aureni Maria |
title_short |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education |
title_full |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education |
title_fullStr |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education |
title_full_unstemmed |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education |
title_sort |
Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education |
author |
Alves, Aureni Maria |
author_facet |
Alves, Aureni Maria Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Aureni Maria Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Amparada por lei, umas das modalidades de ensino em evidência nos dias atuais é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) justamente por atender pessoas que não tiveram oportunidade ao ensino regular na idade correta. Este artigo possui o objetivo de analisar a relevância do trabalho do professor/pedagogo assim como as possibilidades e os desafios encontrados no contexto escolar da EJA e deve provocar uma reflexão sobre a compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do pedagogo, e consequentemente, sobre a prática pedagógica. Também apresentou leis que amparam a modalidade EJA e tomam providências sobre ela. Mostrou o perfil dos alunos que regressam à escola, antes abandonada por diversos motivos, assim como a importância de retornar os estudos, pois esse abre as portas para um convívio social efetivo, além de ampliar as oportunidades profissionais. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são: Arbache (2001), Frigotto (1998), Paiva (1973), Santos (2003), Zabala (1998) e leis brasileiras. Palavras-chaves: Desafios. Educação de Jovens e Adultos. Oportunidade. Possibilidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302 10.14295/idonline.v13i48.2302 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302/3460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Aureni Maria Alves, Aurelania Maria de Carvalho Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Aureni Maria Alves, Aurelania Maria de Carvalho Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 376-385 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053954321809408 |