Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Keulen Bruna Moura de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lemos, Sebastiana Micaela Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3514
Resumo: Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios em sala de aula, dentre eles a realização de práticas no ensino de biologia. Diante desse cenário, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver aulas práticas remotas de biologia em uma escola pública de ensino médio de Campos Sales – CE. Esse estudo trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) realizada por uma bolsista e financiada pela FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante onde foi confeccionado maquetes sobre assuntos variados de biologia para alunos do 1º e 3º ano do ensino médio.  As aulas práticas remotas foram realizadas por meio do Google Meet, cujo link era disponibilizado pela professora regente das turmas. Primeiramente, fazia-se a explanação breve do assunto com slides e logo após era apresentado um vídeo gravado com a bolsista explicando e expondo a maquete produzida. Os assuntos abordados foram: “DNA e RNA: estruturas, funções, composições”; “Cadeia alimentar”; “teia alimentar”; “níveis tróficos”. Ao final da apresentação, foi solicitado que os estudantes respondessem um formulário online produzido no Google Forms com perguntas relacionadas a aula prática remota realizada, dando um feedbackda atividade apresentada, destacando o processo de ensino-aprendizagem, contribuições e aspectos positivos e negativos. Por meio dessas práticas pedagógicas foi possível promover conhecimentos científicos sobre os assuntos que estavam sendo trabalhados em sala de aula virtual. As atividades que foram apresentadas mostraram-se satisfatórias tanto pelos alunos quanto pela docente, despertando curiosidade e aprendizagemPalavras-chave: Ensino de Biologia; Aulas práticas; Ensino remoto.Abstract: The Covid-19 pandemic brought numerous challenges in the classroom, among them the realization of practices in biology teaching. Given this scenario, this research aims to develop remote practical biology classes in a public high school in Campos Sales - CE. This study is a Scientific Initiation Research (PIBIC) carried out by a fellow and financed by FECOP (State Fund to Combat Poverty). The methodology used was participatory research where models were made on various subjects of biology for students of the 1st and 3rd year of high school. Remote practical classes were carried out through Google Meet, whose link was made available by the regent teacher of the classes. First, there was a brief explanation of the subject with slides and soon after, a recorded video was presented with the scholarship holder explaining and exposing the model produced. The topics covered were: “DNA and RNA: structures, functions, compositions”; "Food chain"; “food web”; “trophic levels”. At the end of the presentation, students were asked to answer an online form produced in Google Forms with questions related to the remote practical class held, giving feedback on the activity presented, highlighting the teaching-learning process, contributions and positive and negative aspects. Through these pedagogical practices, it was possible to promote scientific knowledge about the subjects that were being worked on in the virtual classroom. The activities that were presented were satisfactory by both the students and the teacher, arousing curiosity and learning.Keywords: Biology Teaching; Practical classes; Remote teaching.
id IPES_06c99163dc9d457455520c36975b4e3a
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3514
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - CearáEnsino de BiologiaAulas práticasEnsino remoto.Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios em sala de aula, dentre eles a realização de práticas no ensino de biologia. Diante desse cenário, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver aulas práticas remotas de biologia em uma escola pública de ensino médio de Campos Sales – CE. Esse estudo trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) realizada por uma bolsista e financiada pela FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante onde foi confeccionado maquetes sobre assuntos variados de biologia para alunos do 1º e 3º ano do ensino médio.  As aulas práticas remotas foram realizadas por meio do Google Meet, cujo link era disponibilizado pela professora regente das turmas. Primeiramente, fazia-se a explanação breve do assunto com slides e logo após era apresentado um vídeo gravado com a bolsista explicando e expondo a maquete produzida. Os assuntos abordados foram: “DNA e RNA: estruturas, funções, composições”; “Cadeia alimentar”; “teia alimentar”; “níveis tróficos”. Ao final da apresentação, foi solicitado que os estudantes respondessem um formulário online produzido no Google Forms com perguntas relacionadas a aula prática remota realizada, dando um feedbackda atividade apresentada, destacando o processo de ensino-aprendizagem, contribuições e aspectos positivos e negativos. Por meio dessas práticas pedagógicas foi possível promover conhecimentos científicos sobre os assuntos que estavam sendo trabalhados em sala de aula virtual. As atividades que foram apresentadas mostraram-se satisfatórias tanto pelos alunos quanto pela docente, despertando curiosidade e aprendizagemPalavras-chave: Ensino de Biologia; Aulas práticas; Ensino remoto.Abstract: The Covid-19 pandemic brought numerous challenges in the classroom, among them the realization of practices in biology teaching. Given this scenario, this research aims to develop remote practical biology classes in a public high school in Campos Sales - CE. This study is a Scientific Initiation Research (PIBIC) carried out by a fellow and financed by FECOP (State Fund to Combat Poverty). The methodology used was participatory research where models were made on various subjects of biology for students of the 1st and 3rd year of high school. Remote practical classes were carried out through Google Meet, whose link was made available by the regent teacher of the classes. First, there was a brief explanation of the subject with slides and soon after, a recorded video was presented with the scholarship holder explaining and exposing the model produced. The topics covered were: “DNA and RNA: structures, functions, compositions”; "Food chain"; “food web”; “trophic levels”. At the end of the presentation, students were asked to answer an online form produced in Google Forms with questions related to the remote practical class held, giving feedback on the activity presented, highlighting the teaching-learning process, contributions and positive and negative aspects. Through these pedagogical practices, it was possible to promote scientific knowledge about the subjects that were being worked on in the virtual classroom. The activities that were presented were satisfactory by both the students and the teacher, arousing curiosity and learning.Keywords: Biology Teaching; Practical classes; Remote teaching.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/351410.14295/idonline.v16i61.3514ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 61 (2022); 88-991981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3514/5538Copyright (c) 2022 Keulen Bruna Moura de Sousa, Sebastiana Micaela Amorim Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Keulen Bruna Moura deLemos, Sebastiana Micaela Amorim2022-08-02T23:32:10Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3514Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-02T23:32:10ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
title Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
spellingShingle Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
Sousa, Keulen Bruna Moura de
Ensino de Biologia
Aulas práticas
Ensino remoto.
title_short Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
title_full Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
title_fullStr Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
title_full_unstemmed Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
title_sort Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
author Sousa, Keulen Bruna Moura de
author_facet Sousa, Keulen Bruna Moura de
Lemos, Sebastiana Micaela Amorim
author_role author
author2 Lemos, Sebastiana Micaela Amorim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Keulen Bruna Moura de
Lemos, Sebastiana Micaela Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Aulas práticas
Ensino remoto.
topic Ensino de Biologia
Aulas práticas
Ensino remoto.
description Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios em sala de aula, dentre eles a realização de práticas no ensino de biologia. Diante desse cenário, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver aulas práticas remotas de biologia em uma escola pública de ensino médio de Campos Sales – CE. Esse estudo trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) realizada por uma bolsista e financiada pela FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante onde foi confeccionado maquetes sobre assuntos variados de biologia para alunos do 1º e 3º ano do ensino médio.  As aulas práticas remotas foram realizadas por meio do Google Meet, cujo link era disponibilizado pela professora regente das turmas. Primeiramente, fazia-se a explanação breve do assunto com slides e logo após era apresentado um vídeo gravado com a bolsista explicando e expondo a maquete produzida. Os assuntos abordados foram: “DNA e RNA: estruturas, funções, composições”; “Cadeia alimentar”; “teia alimentar”; “níveis tróficos”. Ao final da apresentação, foi solicitado que os estudantes respondessem um formulário online produzido no Google Forms com perguntas relacionadas a aula prática remota realizada, dando um feedbackda atividade apresentada, destacando o processo de ensino-aprendizagem, contribuições e aspectos positivos e negativos. Por meio dessas práticas pedagógicas foi possível promover conhecimentos científicos sobre os assuntos que estavam sendo trabalhados em sala de aula virtual. As atividades que foram apresentadas mostraram-se satisfatórias tanto pelos alunos quanto pela docente, despertando curiosidade e aprendizagemPalavras-chave: Ensino de Biologia; Aulas práticas; Ensino remoto.Abstract: The Covid-19 pandemic brought numerous challenges in the classroom, among them the realization of practices in biology teaching. Given this scenario, this research aims to develop remote practical biology classes in a public high school in Campos Sales - CE. This study is a Scientific Initiation Research (PIBIC) carried out by a fellow and financed by FECOP (State Fund to Combat Poverty). The methodology used was participatory research where models were made on various subjects of biology for students of the 1st and 3rd year of high school. Remote practical classes were carried out through Google Meet, whose link was made available by the regent teacher of the classes. First, there was a brief explanation of the subject with slides and soon after, a recorded video was presented with the scholarship holder explaining and exposing the model produced. The topics covered were: “DNA and RNA: structures, functions, compositions”; "Food chain"; “food web”; “trophic levels”. At the end of the presentation, students were asked to answer an online form produced in Google Forms with questions related to the remote practical class held, giving feedback on the activity presented, highlighting the teaching-learning process, contributions and positive and negative aspects. Through these pedagogical practices, it was possible to promote scientific knowledge about the subjects that were being worked on in the virtual classroom. The activities that were presented were satisfactory by both the students and the teacher, arousing curiosity and learning.Keywords: Biology Teaching; Practical classes; Remote teaching.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3514
10.14295/idonline.v16i61.3514
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3514
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i61.3514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3514/5538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Keulen Bruna Moura de Sousa, Sebastiana Micaela Amorim Lemos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Keulen Bruna Moura de Sousa, Sebastiana Micaela Amorim Lemos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 61 (2022); 88-99
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945819955200