Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roza, Rodrigo Hipólito
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Wechsler, Solange Muglia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807
Resumo: Este estudo apresenta uma análise exploratória da produção científica sobre estilos de aprendizagem em situações de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Foram analisados artigos de periódicos revisados por pares, no período de 2010 a 2015, obtidos a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas foram realizadas com os termos “learning styles” e “technology”, e seus equivalentes em português e espanhol. Em inglês, foram encontradas 209 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo que 28 (13,40%) delas estavam relacionadas ao uso de tecnologias. Em português, foram apenas duas publicações sobre estilos de aprendizagem, mas nenhuma delas estava relacionada ao uso de tecnologias. Já em espanhol, foram 17 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo duas (11,76%) relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. Houve uma diversidade alta de assuntos relacionados ao uso de tecnologias, com predominância de publicações sobre e-learning. Tais constatações, incluindo a baixa quantidade relativa de publicações sobre estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias, sugerem a necessidade de mais estudos sobre o tema.   
id IPES_07337163af8e595e68e390a68f6e2111
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/807
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologiasestilos de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, produção científicaEste estudo apresenta uma análise exploratória da produção científica sobre estilos de aprendizagem em situações de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Foram analisados artigos de periódicos revisados por pares, no período de 2010 a 2015, obtidos a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas foram realizadas com os termos “learning styles” e “technology”, e seus equivalentes em português e espanhol. Em inglês, foram encontradas 209 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo que 28 (13,40%) delas estavam relacionadas ao uso de tecnologias. Em português, foram apenas duas publicações sobre estilos de aprendizagem, mas nenhuma delas estava relacionada ao uso de tecnologias. Já em espanhol, foram 17 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo duas (11,76%) relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. Houve uma diversidade alta de assuntos relacionados ao uso de tecnologias, com predominância de publicações sobre e-learning. Tais constatações, incluindo a baixa quantidade relativa de publicações sobre estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias, sugerem a necessidade de mais estudos sobre o tema.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRoza, Rodrigo HipólitoWechsler, Solange Muglia2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/80710.14295/idonline.v11i37.807ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 13-261981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807/1161Direitos autorais 2021 Rodrigo Hipólito Roza, Solange Muglia Wechslerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:11:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
title Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
spellingShingle Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
Roza, Rodrigo Hipólito
estilos de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, produção científica
title_short Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
title_full Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
title_fullStr Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
title_full_unstemmed Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
title_sort Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
author Roza, Rodrigo Hipólito
author_facet Roza, Rodrigo Hipólito
Wechsler, Solange Muglia
author_role author
author2 Wechsler, Solange Muglia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Roza, Rodrigo Hipólito
Wechsler, Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv estilos de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, produção científica
topic estilos de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, produção científica
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo apresenta uma análise exploratória da produção científica sobre estilos de aprendizagem em situações de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Foram analisados artigos de periódicos revisados por pares, no período de 2010 a 2015, obtidos a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas foram realizadas com os termos “learning styles” e “technology”, e seus equivalentes em português e espanhol. Em inglês, foram encontradas 209 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo que 28 (13,40%) delas estavam relacionadas ao uso de tecnologias. Em português, foram apenas duas publicações sobre estilos de aprendizagem, mas nenhuma delas estava relacionada ao uso de tecnologias. Já em espanhol, foram 17 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo duas (11,76%) relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. Houve uma diversidade alta de assuntos relacionados ao uso de tecnologias, com predominância de publicações sobre e-learning. Tais constatações, incluindo a baixa quantidade relativa de publicações sobre estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias, sugerem a necessidade de mais estudos sobre o tema.   
description Este estudo apresenta uma análise exploratória da produção científica sobre estilos de aprendizagem em situações de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Foram analisados artigos de periódicos revisados por pares, no período de 2010 a 2015, obtidos a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas foram realizadas com os termos “learning styles” e “technology”, e seus equivalentes em português e espanhol. Em inglês, foram encontradas 209 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo que 28 (13,40%) delas estavam relacionadas ao uso de tecnologias. Em português, foram apenas duas publicações sobre estilos de aprendizagem, mas nenhuma delas estava relacionada ao uso de tecnologias. Já em espanhol, foram 17 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo duas (11,76%) relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. Houve uma diversidade alta de assuntos relacionados ao uso de tecnologias, com predominância de publicações sobre e-learning. Tais constatações, incluindo a baixa quantidade relativa de publicações sobre estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias, sugerem a necessidade de mais estudos sobre o tema.   
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807
10.14295/idonline.v11i37.807
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i37.807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807/1161
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Rodrigo Hipólito Roza, Solange Muglia Wechsler
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Rodrigo Hipólito Roza, Solange Muglia Wechsler
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 13-26
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037423586246656