Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma análise exploratória da produção científica sobre estilos de aprendizagem em situações de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Foram analisados artigos de periódicos revisados por pares, no período de 2010 a 2015, obtidos a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas foram realizadas com os termos “learning styles” e “technology”, e seus equivalentes em português e espanhol. Em inglês, foram encontradas 209 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo que 28 (13,40%) delas estavam relacionadas ao uso de tecnologias. Em português, foram apenas duas publicações sobre estilos de aprendizagem, mas nenhuma delas estava relacionada ao uso de tecnologias. Já em espanhol, foram 17 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo duas (11,76%) relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. Houve uma diversidade alta de assuntos relacionados ao uso de tecnologias, com predominância de publicações sobre e-learning. Tais constatações, incluindo a baixa quantidade relativa de publicações sobre estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias, sugerem a necessidade de mais estudos sobre o tema. |
id |
IPES_b0d90ee767f35d14c13c39313412d1f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/807 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologiasestilos de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, produção científicaEste estudo apresenta uma análise exploratória da produção científica sobre estilos de aprendizagem em situações de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Foram analisados artigos de periódicos revisados por pares, no período de 2010 a 2015, obtidos a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas foram realizadas com os termos “learning styles” e “technology”, e seus equivalentes em português e espanhol. Em inglês, foram encontradas 209 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo que 28 (13,40%) delas estavam relacionadas ao uso de tecnologias. Em português, foram apenas duas publicações sobre estilos de aprendizagem, mas nenhuma delas estava relacionada ao uso de tecnologias. Já em espanhol, foram 17 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo duas (11,76%) relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. Houve uma diversidade alta de assuntos relacionados ao uso de tecnologias, com predominância de publicações sobre e-learning. Tais constatações, incluindo a baixa quantidade relativa de publicações sobre estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias, sugerem a necessidade de mais estudos sobre o tema. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRoza, Rodrigo HipólitoWechsler, Solange Muglia2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/80710.14295/idonline.v11i37.807ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 13-261981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807/1161Direitos autorais 2021 Rodrigo Hipólito Roza, Solange Muglia Wechslerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:11:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias |
title |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias |
spellingShingle |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias Roza, Rodrigo Hipólito estilos de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, produção científica |
title_short |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias |
title_full |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias |
title_fullStr |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias |
title_full_unstemmed |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias |
title_sort |
Análise da produção científica sobre estilos de aprendizagem e uso de tecnologias |
author |
Roza, Rodrigo Hipólito |
author_facet |
Roza, Rodrigo Hipólito Wechsler, Solange Muglia |
author_role |
author |
author2 |
Wechsler, Solange Muglia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roza, Rodrigo Hipólito Wechsler, Solange Muglia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estilos de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, produção científica |
topic |
estilos de aprendizagem, tecnologia, tecnologia da informação e comunicação, produção científica |
description |
Este estudo apresenta uma análise exploratória da produção científica sobre estilos de aprendizagem em situações de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Foram analisados artigos de periódicos revisados por pares, no período de 2010 a 2015, obtidos a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As buscas foram realizadas com os termos “learning styles” e “technology”, e seus equivalentes em português e espanhol. Em inglês, foram encontradas 209 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo que 28 (13,40%) delas estavam relacionadas ao uso de tecnologias. Em português, foram apenas duas publicações sobre estilos de aprendizagem, mas nenhuma delas estava relacionada ao uso de tecnologias. Já em espanhol, foram 17 publicações sobre estilos de aprendizagem, sendo duas (11,76%) relacionadas ao uso de recursos tecnológicos. Houve uma diversidade alta de assuntos relacionados ao uso de tecnologias, com predominância de publicações sobre e-learning. Tais constatações, incluindo a baixa quantidade relativa de publicações sobre estilos de aprendizagem em situações de uso de tecnologias, sugerem a necessidade de mais estudos sobre o tema. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807 10.14295/idonline.v11i37.807 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i37.807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/807/1161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rodrigo Hipólito Roza, Solange Muglia Wechsler https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rodrigo Hipólito Roza, Solange Muglia Wechsler https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 13-26 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053951130992640 |