Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade. Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos. |
id |
IPES_0acbee83f7bb29c262cab46cba2c1702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2840 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilitiesInclusão. Criança. Escola. Família. SociedadeResumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade. Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVasconcelos, Jaine de Souza LimaFelizardo, João Everaldo Alves2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/284010.14295/idonline.v14i53.2840ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 64-711981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840/4505Direitos autorais 2021 Jaine de Souza Lima Vasconcelos, João Everaldo Alves Felizardohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T00:28:37Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities |
title |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities |
spellingShingle |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities Vasconcelos, Jaine de Souza Lima Inclusão. Criança. Escola. Família. Sociedade |
title_short |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities |
title_full |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities |
title_fullStr |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities |
title_sort |
Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities |
author |
Vasconcelos, Jaine de Souza Lima |
author_facet |
Vasconcelos, Jaine de Souza Lima Felizardo, João Everaldo Alves |
author_role |
author |
author2 |
Felizardo, João Everaldo Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Jaine de Souza Lima Felizardo, João Everaldo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Criança. Escola. Família. Sociedade |
topic |
Inclusão. Criança. Escola. Família. Sociedade |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade. Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos. |
description |
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade. Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840 10.14295/idonline.v14i53.2840 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2840/4505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jaine de Souza Lima Vasconcelos, João Everaldo Alves Felizardo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jaine de Souza Lima Vasconcelos, João Everaldo Alves Felizardo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 64-71 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037423555837952 |