Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Josiane Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ponte, Eliza Angélica Rodrigues, Sousa, Léa Barbosa de, Sampaio, Cynira Kezia Rodrigues Ponte, Ponte, Nayara Machado Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v15i55.3110
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110
Resumo: Resumo: A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce na contemporaneidade, parte desse crescimento é consequência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs.  O aumento da procura por esse modelo de ensino é devido as vantagens que ele oferece, dentre essas podemos destacar a liberdade dos horários de estudo e a possibilidade de estudar em casa, o que possibilita a formação para os indivíduos que trabalham ou residem longe dos centros universitários. Partindo do exposto, esse artigo tem como objetivo discutir a mudança de paradigmas do ensino a distância durante a pandemia da Covid 19, A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados cientificas e com documentos oficiais que tratam do tema. Nas considerações finais aponta-se caminhos para pensar os rumos da EaD, durante e pós pandemia, afinal, com a pandemia do COVID 19 o cenário educativo teve que redefinir seus paradigmas e excluíram algumas ressalvas e preconceitos existentes com relação a modalidade EaD. 
id IPES_0b84131ee9914a6bba12a4ff34f8794b
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3110
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19Educação a Distância; Tecnologia; PandemiaResumo: A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce na contemporaneidade, parte desse crescimento é consequência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs.  O aumento da procura por esse modelo de ensino é devido as vantagens que ele oferece, dentre essas podemos destacar a liberdade dos horários de estudo e a possibilidade de estudar em casa, o que possibilita a formação para os indivíduos que trabalham ou residem longe dos centros universitários. Partindo do exposto, esse artigo tem como objetivo discutir a mudança de paradigmas do ensino a distância durante a pandemia da Covid 19, A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados cientificas e com documentos oficiais que tratam do tema. Nas considerações finais aponta-se caminhos para pensar os rumos da EaD, durante e pós pandemia, afinal, com a pandemia do COVID 19 o cenário educativo teve que redefinir seus paradigmas e excluíram algumas ressalvas e preconceitos existentes com relação a modalidade EaD. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMendes, Josiane LimaPonte, Eliza Angélica RodriguesSousa, Léa Barbosa deSampaio, Cynira Kezia Rodrigues PontePonte, Nayara Machado Melo2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/311010.14295/idonline.v15i55.3110ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 755-7681981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110/4862Direitos autorais 2021 Josiane Lima Mendes, Eliza Angélica Rodrigues Ponte, Léa Barbosa de Sousa, Cynira Kezia Rodrigues Ponte Sampaio, Nayara Machado Melo Pontehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T22:32:58Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
title Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
spellingShingle Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
Mendes, Josiane Lima
Educação a Distância; Tecnologia; Pandemia
Mendes, Josiane Lima
Educação a Distância; Tecnologia; Pandemia
title_short Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
title_full Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
title_fullStr Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
title_full_unstemmed Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
title_sort Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
author Mendes, Josiane Lima
author_facet Mendes, Josiane Lima
Mendes, Josiane Lima
Ponte, Eliza Angélica Rodrigues
Sousa, Léa Barbosa de
Sampaio, Cynira Kezia Rodrigues Ponte
Ponte, Nayara Machado Melo
Ponte, Eliza Angélica Rodrigues
Sousa, Léa Barbosa de
Sampaio, Cynira Kezia Rodrigues Ponte
Ponte, Nayara Machado Melo
author_role author
author2 Ponte, Eliza Angélica Rodrigues
Sousa, Léa Barbosa de
Sampaio, Cynira Kezia Rodrigues Ponte
Ponte, Nayara Machado Melo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Josiane Lima
Ponte, Eliza Angélica Rodrigues
Sousa, Léa Barbosa de
Sampaio, Cynira Kezia Rodrigues Ponte
Ponte, Nayara Machado Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância; Tecnologia; Pandemia
topic Educação a Distância; Tecnologia; Pandemia
description Resumo: A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce na contemporaneidade, parte desse crescimento é consequência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs.  O aumento da procura por esse modelo de ensino é devido as vantagens que ele oferece, dentre essas podemos destacar a liberdade dos horários de estudo e a possibilidade de estudar em casa, o que possibilita a formação para os indivíduos que trabalham ou residem longe dos centros universitários. Partindo do exposto, esse artigo tem como objetivo discutir a mudança de paradigmas do ensino a distância durante a pandemia da Covid 19, A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados cientificas e com documentos oficiais que tratam do tema. Nas considerações finais aponta-se caminhos para pensar os rumos da EaD, durante e pós pandemia, afinal, com a pandemia do COVID 19 o cenário educativo teve que redefinir seus paradigmas e excluíram algumas ressalvas e preconceitos existentes com relação a modalidade EaD. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110
10.14295/idonline.v15i55.3110
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i55.3110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110/4862
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 755-768
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822112926471815168
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v15i55.3110