Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110 |
Resumo: | Resumo: A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce na contemporaneidade, parte desse crescimento é consequência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs. O aumento da procura por esse modelo de ensino é devido as vantagens que ele oferece, dentre essas podemos destacar a liberdade dos horários de estudo e a possibilidade de estudar em casa, o que possibilita a formação para os indivíduos que trabalham ou residem longe dos centros universitários. Partindo do exposto, esse artigo tem como objetivo discutir a mudança de paradigmas do ensino a distância durante a pandemia da Covid 19, A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados cientificas e com documentos oficiais que tratam do tema. Nas considerações finais aponta-se caminhos para pensar os rumos da EaD, durante e pós pandemia, afinal, com a pandemia do COVID 19 o cenário educativo teve que redefinir seus paradigmas e excluíram algumas ressalvas e preconceitos existentes com relação a modalidade EaD. |
id |
IPES_0b84131ee9914a6bba12a4ff34f8794b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3110 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19Educação a Distância; Tecnologia; PandemiaResumo: A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce na contemporaneidade, parte desse crescimento é consequência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs. O aumento da procura por esse modelo de ensino é devido as vantagens que ele oferece, dentre essas podemos destacar a liberdade dos horários de estudo e a possibilidade de estudar em casa, o que possibilita a formação para os indivíduos que trabalham ou residem longe dos centros universitários. Partindo do exposto, esse artigo tem como objetivo discutir a mudança de paradigmas do ensino a distância durante a pandemia da Covid 19, A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados cientificas e com documentos oficiais que tratam do tema. Nas considerações finais aponta-se caminhos para pensar os rumos da EaD, durante e pós pandemia, afinal, com a pandemia do COVID 19 o cenário educativo teve que redefinir seus paradigmas e excluíram algumas ressalvas e preconceitos existentes com relação a modalidade EaD. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMendes, Josiane LimaPonte, Eliza Angélica RodriguesSousa, Léa Barbosa deSampaio, Cynira Kezia Rodrigues PontePonte, Nayara Machado Melo2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/311010.14295/idonline.v15i55.3110ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 755-7681981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110/4862Direitos autorais 2021 Josiane Lima Mendes, Eliza Angélica Rodrigues Ponte, Léa Barbosa de Sousa, Cynira Kezia Rodrigues Ponte Sampaio, Nayara Machado Melo Pontehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T22:32:58Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19 |
title |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19 |
spellingShingle |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19 Mendes, Josiane Lima Educação a Distância; Tecnologia; Pandemia |
title_short |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19 |
title_full |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19 |
title_fullStr |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19 |
title_full_unstemmed |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19 |
title_sort |
Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19 |
author |
Mendes, Josiane Lima |
author_facet |
Mendes, Josiane Lima Ponte, Eliza Angélica Rodrigues Sousa, Léa Barbosa de Sampaio, Cynira Kezia Rodrigues Ponte Ponte, Nayara Machado Melo |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, Eliza Angélica Rodrigues Sousa, Léa Barbosa de Sampaio, Cynira Kezia Rodrigues Ponte Ponte, Nayara Machado Melo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Josiane Lima Ponte, Eliza Angélica Rodrigues Sousa, Léa Barbosa de Sampaio, Cynira Kezia Rodrigues Ponte Ponte, Nayara Machado Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância; Tecnologia; Pandemia |
topic |
Educação a Distância; Tecnologia; Pandemia |
description |
Resumo: A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce na contemporaneidade, parte desse crescimento é consequência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs. O aumento da procura por esse modelo de ensino é devido as vantagens que ele oferece, dentre essas podemos destacar a liberdade dos horários de estudo e a possibilidade de estudar em casa, o que possibilita a formação para os indivíduos que trabalham ou residem longe dos centros universitários. Partindo do exposto, esse artigo tem como objetivo discutir a mudança de paradigmas do ensino a distância durante a pandemia da Covid 19, A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados cientificas e com documentos oficiais que tratam do tema. Nas considerações finais aponta-se caminhos para pensar os rumos da EaD, durante e pós pandemia, afinal, com a pandemia do COVID 19 o cenário educativo teve que redefinir seus paradigmas e excluíram algumas ressalvas e preconceitos existentes com relação a modalidade EaD. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110 10.14295/idonline.v15i55.3110 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i55.3110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3110/4862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 755-768 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053953939079168 |