A Inclusão de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: Um Desafio à Prática Pedagógica
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/914 |
Resumo: | O presente artigo discute os princípios básicos da Educação Inclusiva, mas especificamente de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, no tocante à necessidade e desafios para formar cidadãos. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e qualitativo e tem por objetivo analisar, conhecer e entender como a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação na Educação Básica se concretiza, pois acredita-se que toda criança deve ter o direito de estar inserida num programa educacional, independente de suas possibilidades de aprendizagens. Vale ressaltar que esse documento apresenta-se com a base teórica e metodológica em: Alencar (2007), Guenther (2000), Gardner (2000), Renzulli (2001), dentre outros. Observou-se no presente estudo que as crianças com Altas Habilidades/Superdotação, são aquelas que têm uma inteligência aguçada, sabem coisas demais precocemente e são taxadas como esquisitas e estranhas. Deste modo, entende-se, que a função da escola e, a função do professor frente à essa inclusão, é buscar compreender como esta se efetiva. |
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A Inclusão de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica: Um Desafio à Prática PedagógicaInclusão Escolar. Altas Habilidades/Superdotação. Desafios da PráticaO presente artigo discute os princípios básicos da Educação Inclusiva, mas especificamente de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, no tocante à necessidade e desafios para formar cidadãos. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e qualitativo e tem por objetivo analisar, conhecer e entender como a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação na Educação Básica se concretiza, pois acredita-se que toda criança deve ter o direito de estar inserida num programa educacional, independente de suas possibilidades de aprendizagens. Vale ressaltar que esse documento apresenta-se com a base teórica e metodológica em: Alencar (2007), Guenther (2000), Gardner (2000), Renzulli (2001), dentre outros. Observou-se no presente estudo que as crianças com Altas Habilidades/Superdotação, são aquelas que têm uma inteligência aguçada, sabem coisas demais precocemente e são taxadas como esquisitas e estranhas. Deste modo, entende-se, que a função da escola e, a função do professor frente à essa inclusão, é buscar compreender como esta se efetiva. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSá, Paula Renata Bezerra Xavier2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/91410.14295/idonline.v11i38.914ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 480-4921981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/914/1393Direitos autorais 2021 Paula Renata Bezerra Xavier Sáhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-01T02:36:42Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O presente artigo discute os princípios básicos da Educação Inclusiva, mas especificamente de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, no tocante à necessidade e desafios para formar cidadãos. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e qualitativo e tem por objetivo analisar, conhecer e entender como a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação na Educação Básica se concretiza, pois acredita-se que toda criança deve ter o direito de estar inserida num programa educacional, independente de suas possibilidades de aprendizagens. Vale ressaltar que esse documento apresenta-se com a base teórica e metodológica em: Alencar (2007), Guenther (2000), Gardner (2000), Renzulli (2001), dentre outros. Observou-se no presente estudo que as crianças com Altas Habilidades/Superdotação, são aquelas que têm uma inteligência aguçada, sabem coisas demais precocemente e são taxadas como esquisitas e estranhas. Deste modo, entende-se, que a função da escola e, a função do professor frente à essa inclusão, é buscar compreender como esta se efetiva. |
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