O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cirivalda Lopes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Amanda Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809
Resumo: A pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) – SEAD.  O texto é uma discussão sobre como o contexto atual da educação tem se tornado um desafio para o professor, em especial no que diz respeito a doenças ocupacionais. O artigo tem como objetivo principal destacar histórias de vida da docência, que e como os docentes podem desenvolver doenças de cunho psicológico, como a síndrome do Burnout através dos inúmeros fatores ligados ao esgotamento profissional, o texto também aborda como a falta de políticas públicas tem contribuído para este cenário. A metodologia foi realizada através de levantamento bibliográfico e entrevista. Com os resultados, foi possível apontar possibilidades de prevenção e tratamento para os docentes, assim como concluir que a falta de políticas públicas para prevenção e tratamentos de cunho ocupacionais os docentes tem ocasionado o afastamento e ate readaptação de muitos professores. 
id IPES_133985988bc9eae75d2d70d89ba63196
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1809
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacherprofissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas PúblicasA pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) – SEAD.  O texto é uma discussão sobre como o contexto atual da educação tem se tornado um desafio para o professor, em especial no que diz respeito a doenças ocupacionais. O artigo tem como objetivo principal destacar histórias de vida da docência, que e como os docentes podem desenvolver doenças de cunho psicológico, como a síndrome do Burnout através dos inúmeros fatores ligados ao esgotamento profissional, o texto também aborda como a falta de políticas públicas tem contribuído para este cenário. A metodologia foi realizada através de levantamento bibliográfico e entrevista. Com os resultados, foi possível apontar possibilidades de prevenção e tratamento para os docentes, assim como concluir que a falta de políticas públicas para prevenção e tratamentos de cunho ocupacionais os docentes tem ocasionado o afastamento e ate readaptação de muitos professores. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Cirivalda LopesSilva, Amanda Barbosa da2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/180910.14295/idonline.v13i45.1809ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 1034-10421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809/3676Direitos autorais 2021 Cirivalda Lopes Ferreira, Amanda Barbosa da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T16:48:00Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
title O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
spellingShingle O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
Ferreira, Cirivalda Lopes
profissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas Públicas
title_short O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
title_full O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
title_fullStr O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
title_full_unstemmed O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
title_sort O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
author Ferreira, Cirivalda Lopes
author_facet Ferreira, Cirivalda Lopes
Silva, Amanda Barbosa da
author_role author
author2 Silva, Amanda Barbosa da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cirivalda Lopes
Silva, Amanda Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv profissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas Públicas
topic profissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas Públicas
description A pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) – SEAD.  O texto é uma discussão sobre como o contexto atual da educação tem se tornado um desafio para o professor, em especial no que diz respeito a doenças ocupacionais. O artigo tem como objetivo principal destacar histórias de vida da docência, que e como os docentes podem desenvolver doenças de cunho psicológico, como a síndrome do Burnout através dos inúmeros fatores ligados ao esgotamento profissional, o texto também aborda como a falta de políticas públicas tem contribuído para este cenário. A metodologia foi realizada através de levantamento bibliográfico e entrevista. Com os resultados, foi possível apontar possibilidades de prevenção e tratamento para os docentes, assim como concluir que a falta de políticas públicas para prevenção e tratamentos de cunho ocupacionais os docentes tem ocasionado o afastamento e ate readaptação de muitos professores. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809
10.14295/idonline.v13i45.1809
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809/3676
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cirivalda Lopes Ferreira, Amanda Barbosa da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cirivalda Lopes Ferreira, Amanda Barbosa da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 1034-1042
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053950187274240