A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3519 |
Resumo: | Resumo:O artigo apresenta nas páginas que se seguem uma abordagem sobre a transformação digital para mitigar o impacto do COVID-19 aos negócios. Tendo em vista o novo cenário mundial, a transformação digital tem se feito necessária para o sucesso das empresas. O objetivo do trabalho é abordar a transformação digital como fator responsável em mitigar o impacto do COVID aos negócios. Como objetivos específicos, pretende-se conceituar transformação digital, apresentar estratégias das empresas frente aos impactos impostos pelas novas tecnologias; descrever o impacto do COVID aos negócios; analisar os recursos e inovações nas relações de trabalho na contemporaneidade; apresentar os negócios digitais mostrando as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico/digital. A metodologia utilizada para a criação desse trabalho é a pesquisa descritiva de cunho bibliográfico, conforme orienta Gil (2010). Foram selecionados autores e obras que abordam o tema estudado e consultadas as plataformas de postagem de conteúdo acadêmico: Scielo e Google Acadêmico, na busca por materiais de apoio no processo de escrita. Nesta busca, foram envolvidos os estudos que estivessem publicados em periódicos, revistas especializadas ou indexados nas referidas bases de dados.Palavras-Chave: Transformação Digital. Impacto Do Covid-19. Empresas. Tecnologia. Abstract: The article presents in the following pages an approach to digital transformation to mitigate the impact of COVID-19 on business. In view of the new world scenario, digital transformation has become necessary for the success of companies. The objective of the work is to address digital transformation as a responsible factor in mitigating the impact of COVID on business. As specific objectives, it is intended to conceptualize digital transformation, present strategies of companies in the face of the impacts imposed by new technologies; describe the impact of COVID on business; analyze the resources and innovations in contemporary work relations; present digital business showing the advantages and disadvantages of electronic/digital commerce. The methodology used to create this work is descriptive research of a bibliographic nature, as guided by Gil (2010). Authors and works that address the topic studied were selected and the platforms for posting academic content: Scielo and Google Scholar were consulted, in the search for support materials in the writing process. In this search, studies that were published in journals, specialized journals, or indexed in the databases were involved.Keywords: Digital Transformation. Impact Of Covid-19. Companies. Technology. |
id |
IPES_1417b2f4b60abf657c5f4356453f8689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3519 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on BusinessTransformação Digital. Impacto Do Covid-19. Empresas. Tecnologia.Resumo:O artigo apresenta nas páginas que se seguem uma abordagem sobre a transformação digital para mitigar o impacto do COVID-19 aos negócios. Tendo em vista o novo cenário mundial, a transformação digital tem se feito necessária para o sucesso das empresas. O objetivo do trabalho é abordar a transformação digital como fator responsável em mitigar o impacto do COVID aos negócios. Como objetivos específicos, pretende-se conceituar transformação digital, apresentar estratégias das empresas frente aos impactos impostos pelas novas tecnologias; descrever o impacto do COVID aos negócios; analisar os recursos e inovações nas relações de trabalho na contemporaneidade; apresentar os negócios digitais mostrando as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico/digital. A metodologia utilizada para a criação desse trabalho é a pesquisa descritiva de cunho bibliográfico, conforme orienta Gil (2010). Foram selecionados autores e obras que abordam o tema estudado e consultadas as plataformas de postagem de conteúdo acadêmico: Scielo e Google Acadêmico, na busca por materiais de apoio no processo de escrita. Nesta busca, foram envolvidos os estudos que estivessem publicados em periódicos, revistas especializadas ou indexados nas referidas bases de dados.Palavras-Chave: Transformação Digital. Impacto Do Covid-19. Empresas. Tecnologia. Abstract: The article presents in the following pages an approach to digital transformation to mitigate the impact of COVID-19 on business. In view of the new world scenario, digital transformation has become necessary for the success of companies. The objective of the work is to address digital transformation as a responsible factor in mitigating the impact of COVID on business. As specific objectives, it is intended to conceptualize digital transformation, present strategies of companies in the face of the impacts imposed by new technologies; describe the impact of COVID on business; analyze the resources and innovations in contemporary work relations; present digital business showing the advantages and disadvantages of electronic/digital commerce. The methodology used to create this work is descriptive research of a bibliographic nature, as guided by Gil (2010). Authors and works that address the topic studied were selected and the platforms for posting academic content: Scielo and Google Scholar were consulted, in the search for support materials in the writing process. In this search, studies that were published in journals, specialized journals, or indexed in the databases were involved.Keywords: Digital Transformation. Impact Of Covid-19. Companies. Technology.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/351910.14295/idonline.v16i61.3519ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 61 (2022); 155-1691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3519/5578Copyright (c) 2022 Piedley Macedo Saraiva, Gilmária Henllen Gondim Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Piedley MacedoGomes, Gilmária Henllen Gondim2022-08-02T23:32:10Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3519Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-02T23:32:10ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business |
title |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business |
spellingShingle |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business Saraiva, Piedley Macedo Transformação Digital. Impacto Do Covid-19. Empresas. Tecnologia. |
title_short |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business |
title_full |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business |
title_fullStr |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business |
title_full_unstemmed |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business |
title_sort |
A Transformação Digital para Mitigar o Impacto do Covid-19 nos Negócios / Digital Transformation to Mitigate the Impact of Covid-19 on Business |
author |
Saraiva, Piedley Macedo |
author_facet |
Saraiva, Piedley Macedo Gomes, Gilmária Henllen Gondim |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Gilmária Henllen Gondim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Piedley Macedo Gomes, Gilmária Henllen Gondim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação Digital. Impacto Do Covid-19. Empresas. Tecnologia. |
topic |
Transformação Digital. Impacto Do Covid-19. Empresas. Tecnologia. |
description |
Resumo:O artigo apresenta nas páginas que se seguem uma abordagem sobre a transformação digital para mitigar o impacto do COVID-19 aos negócios. Tendo em vista o novo cenário mundial, a transformação digital tem se feito necessária para o sucesso das empresas. O objetivo do trabalho é abordar a transformação digital como fator responsável em mitigar o impacto do COVID aos negócios. Como objetivos específicos, pretende-se conceituar transformação digital, apresentar estratégias das empresas frente aos impactos impostos pelas novas tecnologias; descrever o impacto do COVID aos negócios; analisar os recursos e inovações nas relações de trabalho na contemporaneidade; apresentar os negócios digitais mostrando as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico/digital. A metodologia utilizada para a criação desse trabalho é a pesquisa descritiva de cunho bibliográfico, conforme orienta Gil (2010). Foram selecionados autores e obras que abordam o tema estudado e consultadas as plataformas de postagem de conteúdo acadêmico: Scielo e Google Acadêmico, na busca por materiais de apoio no processo de escrita. Nesta busca, foram envolvidos os estudos que estivessem publicados em periódicos, revistas especializadas ou indexados nas referidas bases de dados.Palavras-Chave: Transformação Digital. Impacto Do Covid-19. Empresas. Tecnologia. Abstract: The article presents in the following pages an approach to digital transformation to mitigate the impact of COVID-19 on business. In view of the new world scenario, digital transformation has become necessary for the success of companies. The objective of the work is to address digital transformation as a responsible factor in mitigating the impact of COVID on business. As specific objectives, it is intended to conceptualize digital transformation, present strategies of companies in the face of the impacts imposed by new technologies; describe the impact of COVID on business; analyze the resources and innovations in contemporary work relations; present digital business showing the advantages and disadvantages of electronic/digital commerce. The methodology used to create this work is descriptive research of a bibliographic nature, as guided by Gil (2010). Authors and works that address the topic studied were selected and the platforms for posting academic content: Scielo and Google Scholar were consulted, in the search for support materials in the writing process. In this search, studies that were published in journals, specialized journals, or indexed in the databases were involved.Keywords: Digital Transformation. Impact Of Covid-19. Companies. Technology. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3519 10.14295/idonline.v16i61.3519 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3519 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i61.3519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3519/5578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Piedley Macedo Saraiva, Gilmária Henllen Gondim Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Piedley Macedo Saraiva, Gilmária Henllen Gondim Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 61 (2022); 155-169 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945832538112 |