As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1279 |
Resumo: | O ensino da Língua Portuguesa, tornou-se um dos grandes gargalos da educação, não apenas de pesquisas acadêmicas, mas também de debates, cursos, seminários e demais eventos científicos, nos quais se discutem problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem formal da Língua Portuguesa e alternativa para a resolução do problema. Esta pesquisa que tem como objetivo “conhecer as dificuldades dos alunos do ensino médio em relação à aprendizagem da Língua Portuguesa” sente a necessidade de maior reflexão sobre as bases desse processo e, consequentemente, sobre o redimensionamento das atividades de sala de aula, devido ao fato de grande parte dos alunos da educação básica, em particular do ensino médio da escola Estadual São João Batista, não conseguem produzir textos linguisticamente relevantes e adequados aos diferentes propósitos a que um texto pode servir. Acredita-se que, para o professor de Língua Portuguesa, a principal tarefa a ser realizada é a de tornar os alunos leitores críticos e competentes produtores de textos, bem como, poder contar com o apoio dos demais professores dos outros componentes curriculares para que possam contribuir no ensino Língua Portuguesa, resolvendo se não total, ao menos parcial a problemática em estudo. |
id |
IPES_1c19e942ed63371375873b43043c3d8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1279 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, BrasilEnsino da Língua Portuguesa; Professor e Aluno; Educação BásicaO ensino da Língua Portuguesa, tornou-se um dos grandes gargalos da educação, não apenas de pesquisas acadêmicas, mas também de debates, cursos, seminários e demais eventos científicos, nos quais se discutem problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem formal da Língua Portuguesa e alternativa para a resolução do problema. Esta pesquisa que tem como objetivo “conhecer as dificuldades dos alunos do ensino médio em relação à aprendizagem da Língua Portuguesa” sente a necessidade de maior reflexão sobre as bases desse processo e, consequentemente, sobre o redimensionamento das atividades de sala de aula, devido ao fato de grande parte dos alunos da educação básica, em particular do ensino médio da escola Estadual São João Batista, não conseguem produzir textos linguisticamente relevantes e adequados aos diferentes propósitos a que um texto pode servir. Acredita-se que, para o professor de Língua Portuguesa, a principal tarefa a ser realizada é a de tornar os alunos leitores críticos e competentes produtores de textos, bem como, poder contar com o apoio dos demais professores dos outros componentes curriculares para que possam contribuir no ensino Língua Portuguesa, resolvendo se não total, ao menos parcial a problemática em estudo. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Dijalva Ferreira LimaLeite, Maria Jucilene Lopes2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/127910.14295/idonline.v12i41.1279ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 1006-10261981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1279/1867Direitos autorais 2021 Dijalva Ferreira Lima Alves, Maria Jucilene Lopes Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil |
title |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil |
spellingShingle |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil Alves, Dijalva Ferreira Lima Ensino da Língua Portuguesa; Professor e Aluno; Educação Básica |
title_short |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil |
title_full |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil |
title_fullStr |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil |
title_full_unstemmed |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil |
title_sort |
As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil |
author |
Alves, Dijalva Ferreira Lima |
author_facet |
Alves, Dijalva Ferreira Lima Leite, Maria Jucilene Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maria Jucilene Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Dijalva Ferreira Lima Leite, Maria Jucilene Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Língua Portuguesa; Professor e Aluno; Educação Básica |
topic |
Ensino da Língua Portuguesa; Professor e Aluno; Educação Básica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O ensino da Língua Portuguesa, tornou-se um dos grandes gargalos da educação, não apenas de pesquisas acadêmicas, mas também de debates, cursos, seminários e demais eventos científicos, nos quais se discutem problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem formal da Língua Portuguesa e alternativa para a resolução do problema. Esta pesquisa que tem como objetivo “conhecer as dificuldades dos alunos do ensino médio em relação à aprendizagem da Língua Portuguesa” sente a necessidade de maior reflexão sobre as bases desse processo e, consequentemente, sobre o redimensionamento das atividades de sala de aula, devido ao fato de grande parte dos alunos da educação básica, em particular do ensino médio da escola Estadual São João Batista, não conseguem produzir textos linguisticamente relevantes e adequados aos diferentes propósitos a que um texto pode servir. Acredita-se que, para o professor de Língua Portuguesa, a principal tarefa a ser realizada é a de tornar os alunos leitores críticos e competentes produtores de textos, bem como, poder contar com o apoio dos demais professores dos outros componentes curriculares para que possam contribuir no ensino Língua Portuguesa, resolvendo se não total, ao menos parcial a problemática em estudo. |
description |
O ensino da Língua Portuguesa, tornou-se um dos grandes gargalos da educação, não apenas de pesquisas acadêmicas, mas também de debates, cursos, seminários e demais eventos científicos, nos quais se discutem problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem formal da Língua Portuguesa e alternativa para a resolução do problema. Esta pesquisa que tem como objetivo “conhecer as dificuldades dos alunos do ensino médio em relação à aprendizagem da Língua Portuguesa” sente a necessidade de maior reflexão sobre as bases desse processo e, consequentemente, sobre o redimensionamento das atividades de sala de aula, devido ao fato de grande parte dos alunos da educação básica, em particular do ensino médio da escola Estadual São João Batista, não conseguem produzir textos linguisticamente relevantes e adequados aos diferentes propósitos a que um texto pode servir. Acredita-se que, para o professor de Língua Portuguesa, a principal tarefa a ser realizada é a de tornar os alunos leitores críticos e competentes produtores de textos, bem como, poder contar com o apoio dos demais professores dos outros componentes curriculares para que possam contribuir no ensino Língua Portuguesa, resolvendo se não total, ao menos parcial a problemática em estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1279 10.14295/idonline.v12i41.1279 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1279 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i41.1279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1279/1867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Dijalva Ferreira Lima Alves, Maria Jucilene Lopes Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Dijalva Ferreira Lima Alves, Maria Jucilene Lopes Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 1006-1026 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037429988851712 |