O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1804 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de implementação do programa de educação continuada para os docentes na rede básica de ensino no município de Petrolina, partindo da análise do contrato firmado entre o governo local e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Através da análise documental e entrevistas com atores do projeto identificou-se que o processo de implementação utiliza as metodologias Quali I e Quali II as quais abrangem alunos do 3º ao 9º ano. O processo divide-se em duas etapas: 1) aplica-se teste de seleção aos alunos com vistas a verificar os níveis de proficiência; 2) a partir dos resultados que são encaminhados ao IQE busca-se capacitar professores selecionados no Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) para atuarem no apoio a outros professores de sala de aula. A prática visa ao melhoramento dos métodos de ensino e, de uma certa forma, ao estabelecimento da motivação entre as partes aluno/professores. No entanto, há barreiras à implementação e limitações no planejamento da gestão local ao considerar um curto prazo de tempo para a atuação do projeto no munícipio. |
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O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of PetrolinaEducação Continuada, Políticas Públicas, Implementação de Políticas Públicas.O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de implementação do programa de educação continuada para os docentes na rede básica de ensino no município de Petrolina, partindo da análise do contrato firmado entre o governo local e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Através da análise documental e entrevistas com atores do projeto identificou-se que o processo de implementação utiliza as metodologias Quali I e Quali II as quais abrangem alunos do 3º ao 9º ano. O processo divide-se em duas etapas: 1) aplica-se teste de seleção aos alunos com vistas a verificar os níveis de proficiência; 2) a partir dos resultados que são encaminhados ao IQE busca-se capacitar professores selecionados no Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) para atuarem no apoio a outros professores de sala de aula. A prática visa ao melhoramento dos métodos de ensino e, de uma certa forma, ao estabelecimento da motivação entre as partes aluno/professores. No entanto, há barreiras à implementação e limitações no planejamento da gestão local ao considerar um curto prazo de tempo para a atuação do projeto no munícipio. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlencar, Rosivânia Rodrigues deSantos, Marcelo Henrique Pereira dos2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/180410.14295/idonline.v13i45.1804ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 1017-10331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1804/2621Direitos autorais 2021 Rosivânia Rodrigues de Alencar, Marcelo Henrique Pereira dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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