Liberdade de Escolha: Em Defesa da Educação Domiciliar No Brasil / Freedom of Choice: Defending Home Education in Brazil
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2839 |
Resumo: | Resumo: Assim como o nome já diz, a educação domiciliar refere-se a: ensinar em casa. Porém a diversos outros nomes que também são utilizados para esta modalidade de ensino, mas com o mesmo significado, como os termos em inglês homeschooling (Educação escolar em casa) e homeschool (escola em casa), ou educação doméstica, ensino doméstico, entre outros. Os praticantes da educação domiciliar utilizam-se de muitos métodos de ensino que diferem dos ensinos escolares “tradicionais”. O ensino domiciliar busca trabalhar aspectos particulares de cada aluno. A prática desta modalidade é de acordo com a escolha e disponibilidade dos responsáveis. Há vários métodos estudados e utilizados para a prática desta modalidade, as 6 metodologias mais utilizadas na educação domiciliar são: Tradicional, Clássica, Charlotte Mason, Unit Studies, Unschooling e a Montessoriana. Existem estes e vários outros métodos, utilizados na educação domiciliar, todos visam à aprendizagem do educando como o fator principal. Tendo flexibilidade de adaptar e personalizar o ensino de acordo com as necessidades particulares e desenvolvimento do aluno. Os métodos da educação domiciliar têm como finalidade fazer com que o aluno tenha o desejo por aprender, fazendo com que os conhecimentos sejam passados de forma abrangente, contextuando com suas práticas da vida. A socialização que a escola permite é parcial e artificial. A escola segrega as crianças por idade, por séries. Então esse grande grupo de iguais se divide para que tenham pequenos grupos com características afins. Esses pequenos grupos se unem ou se rivalizam dependendo do tipo de afinidade ou mesmo sem causa aparente. Aí está formado o pequeno mundo social de nossos filhos: um mundinho em que o grupo mais forte prevalece, não por seus méritos, mas sim pela sua força. |
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Liberdade de Escolha: Em Defesa da Educação Domiciliar No Brasil / Freedom of Choice: Defending Home Education in BrazilEducação domiciliar. Liberdade. HomeschoolingResumo: Assim como o nome já diz, a educação domiciliar refere-se a: ensinar em casa. Porém a diversos outros nomes que também são utilizados para esta modalidade de ensino, mas com o mesmo significado, como os termos em inglês homeschooling (Educação escolar em casa) e homeschool (escola em casa), ou educação doméstica, ensino doméstico, entre outros. Os praticantes da educação domiciliar utilizam-se de muitos métodos de ensino que diferem dos ensinos escolares “tradicionais”. O ensino domiciliar busca trabalhar aspectos particulares de cada aluno. A prática desta modalidade é de acordo com a escolha e disponibilidade dos responsáveis. Há vários métodos estudados e utilizados para a prática desta modalidade, as 6 metodologias mais utilizadas na educação domiciliar são: Tradicional, Clássica, Charlotte Mason, Unit Studies, Unschooling e a Montessoriana. Existem estes e vários outros métodos, utilizados na educação domiciliar, todos visam à aprendizagem do educando como o fator principal. Tendo flexibilidade de adaptar e personalizar o ensino de acordo com as necessidades particulares e desenvolvimento do aluno. Os métodos da educação domiciliar têm como finalidade fazer com que o aluno tenha o desejo por aprender, fazendo com que os conhecimentos sejam passados de forma abrangente, contextuando com suas práticas da vida. A socialização que a escola permite é parcial e artificial. A escola segrega as crianças por idade, por séries. Então esse grande grupo de iguais se divide para que tenham pequenos grupos com características afins. Esses pequenos grupos se unem ou se rivalizam dependendo do tipo de afinidade ou mesmo sem causa aparente. Aí está formado o pequeno mundo social de nossos filhos: um mundinho em que o grupo mais forte prevalece, não por seus méritos, mas sim pela sua força.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlmeida, Carolina Soares Ribeiro Lima deAlmeida, Kennya de Lima2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/283910.14295/idonline.v14i53.2839ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 52-631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2839/4504Direitos autorais 2021 Carolina Soares Ribeiro Lima de Almeida, Kennya de Lima Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T00:25:16Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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