Liberdade de Escolha: Em Defesa da Educação Domiciliar No Brasil / Freedom of Choice: Defending Home Education in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carolina Soares Ribeiro Lima de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Kennya de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2839
Resumo: Resumo: Assim como o nome já diz, a educação domiciliar refere-se a: ensinar em casa. Porém a diversos outros nomes que também são utilizados para esta modalidade de ensino, mas com o mesmo significado, como os termos em inglês homeschooling (Educação escolar em casa) e homeschool (escola em casa), ou educação doméstica, ensino doméstico, entre outros. Os praticantes da educação domiciliar utilizam-se de muitos métodos de ensino que diferem dos ensinos escolares “tradicionais”. O ensino domiciliar busca trabalhar aspectos particulares de cada aluno. A prática desta modalidade é de acordo com a escolha e disponibilidade dos responsáveis. Há vários métodos estudados e utilizados para a prática desta modalidade, as 6 metodologias mais utilizadas na educação domiciliar são: Tradicional, Clássica, Charlotte Mason, Unit Studies, Unschooling e a Montessoriana. Existem estes e vários outros métodos, utilizados na educação domiciliar, todos visam à aprendizagem do educando como o fator principal. Tendo flexibilidade de adaptar e personalizar o ensino de acordo com as necessidades particulares e desenvolvimento do aluno. Os métodos da educação domiciliar têm como finalidade fazer com que o aluno tenha o desejo por aprender, fazendo com que os conhecimentos sejam passados de forma abrangente, contextuando com suas práticas da vida. A socialização que a escola permite é parcial e artificial. A escola segrega as crianças por idade, por séries. Então esse grande grupo de iguais se divide para que tenham pequenos grupos com características afins. Esses pequenos grupos se unem ou se rivalizam dependendo do tipo de afinidade ou mesmo sem causa aparente. Aí está formado o pequeno mundo social de nossos filhos: um mundinho em que o grupo mais forte prevalece, não por seus méritos, mas sim pela sua força.
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