Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260 |
Resumo: | Resumo: Possuidora de um sistema educacional extremamente tecnicista, a educação brasileira ao longo dos anos necessitou de significativa reformulação de metodologias que facilitassem a aprendizagem dos estudantes. Nesse quesito, os estudos sobre novos métodos e mecanismos de ensino foram fomentados para a evolução significativa de conceitos. Assim, verificou-se a necessidade de produção e uso de modelos didáticos no ensino, especialmente na anatomia humana, por apresentar uma certa complexidade de termos que na maioria das vezes dificultam a apreensão dos estudantes. Nesse aspecto, o presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise sistemática da utilização de modelos didáticos na abordagem da anatomia humana na educação básica e superior, visando perceber o quanto é importante o uso de tais instrumentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Assim, a utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana torna-se uma verdadeira ferramenta que facilita a aprendizagem de forma mais dinâmica. Palavras-chave: Anatomia Humana. Modelos Didáticos. Metodologias Ativas em Anatomia. EnsinoAbstract: Possessing an extremely technicist educational system, Brazilian education over the years required a significant reformulation of methodologies that facilitated student learning. In this regard, studies on new teaching methods and mechanisms were encouraged for the significant evolution of concepts. Thus, there was a need for the production and use of didactic models in teaching, especially in human anatomy, as they present a certain complexity of terms that most often make it difficult for students to understand. In this aspect, this article aims to make a systematic analysis of the use of didactic models in the approach of human anatomy in basic and higher education, aiming to realize how important the use of such pedagogical tools is for the teaching and learning of human anatomy. Thus, the use of didactic models in teaching human anatomy becomes a real tool that facilitates learning in a more dynamic way. Keywords: Human Anatomy. Didactic Models. Active Methodologies in Anatomy. Teaching. |
id |
IPES_2c520b13d9dc60dd9815f572e849b8ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3260 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher educationAnatomia Humana. Modelos Didáticos; Metodologias Ativas em Anatomia; EnsinoResumo: Possuidora de um sistema educacional extremamente tecnicista, a educação brasileira ao longo dos anos necessitou de significativa reformulação de metodologias que facilitassem a aprendizagem dos estudantes. Nesse quesito, os estudos sobre novos métodos e mecanismos de ensino foram fomentados para a evolução significativa de conceitos. Assim, verificou-se a necessidade de produção e uso de modelos didáticos no ensino, especialmente na anatomia humana, por apresentar uma certa complexidade de termos que na maioria das vezes dificultam a apreensão dos estudantes. Nesse aspecto, o presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise sistemática da utilização de modelos didáticos na abordagem da anatomia humana na educação básica e superior, visando perceber o quanto é importante o uso de tais instrumentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Assim, a utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana torna-se uma verdadeira ferramenta que facilita a aprendizagem de forma mais dinâmica. Palavras-chave: Anatomia Humana. Modelos Didáticos. Metodologias Ativas em Anatomia. EnsinoAbstract: Possessing an extremely technicist educational system, Brazilian education over the years required a significant reformulation of methodologies that facilitated student learning. In this regard, studies on new teaching methods and mechanisms were encouraged for the significant evolution of concepts. Thus, there was a need for the production and use of didactic models in teaching, especially in human anatomy, as they present a certain complexity of terms that most often make it difficult for students to understand. In this aspect, this article aims to make a systematic analysis of the use of didactic models in the approach of human anatomy in basic and higher education, aiming to realize how important the use of such pedagogical tools is for the teaching and learning of human anatomy. Thus, the use of didactic models in teaching human anatomy becomes a real tool that facilitates learning in a more dynamic way. Keywords: Human Anatomy. Didactic Models. Active Methodologies in Anatomy. Teaching. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Tatiano Gomes daSilva, Taciane Laiane Gomes daSilva, Thaylane Gomes da2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/326010.14295/idonline.v15i57.3260ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 896-9061981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260/5123Direitos autorais 2021 Tatiano Gomes da Silva, Taciane Laiane Gomes da Silva, Thaylane Gomes da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education |
title |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education |
spellingShingle |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education Silva, Tatiano Gomes da Anatomia Humana. Modelos Didáticos; Metodologias Ativas em Anatomia; Ensino |
title_short |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education |
title_full |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education |
title_fullStr |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education |
title_full_unstemmed |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education |
title_sort |
Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education |
author |
Silva, Tatiano Gomes da |
author_facet |
Silva, Tatiano Gomes da Silva, Taciane Laiane Gomes da Silva, Thaylane Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Taciane Laiane Gomes da Silva, Thaylane Gomes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiano Gomes da Silva, Taciane Laiane Gomes da Silva, Thaylane Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia Humana. Modelos Didáticos; Metodologias Ativas em Anatomia; Ensino |
topic |
Anatomia Humana. Modelos Didáticos; Metodologias Ativas em Anatomia; Ensino |
description |
Resumo: Possuidora de um sistema educacional extremamente tecnicista, a educação brasileira ao longo dos anos necessitou de significativa reformulação de metodologias que facilitassem a aprendizagem dos estudantes. Nesse quesito, os estudos sobre novos métodos e mecanismos de ensino foram fomentados para a evolução significativa de conceitos. Assim, verificou-se a necessidade de produção e uso de modelos didáticos no ensino, especialmente na anatomia humana, por apresentar uma certa complexidade de termos que na maioria das vezes dificultam a apreensão dos estudantes. Nesse aspecto, o presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise sistemática da utilização de modelos didáticos na abordagem da anatomia humana na educação básica e superior, visando perceber o quanto é importante o uso de tais instrumentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Assim, a utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana torna-se uma verdadeira ferramenta que facilita a aprendizagem de forma mais dinâmica. Palavras-chave: Anatomia Humana. Modelos Didáticos. Metodologias Ativas em Anatomia. EnsinoAbstract: Possessing an extremely technicist educational system, Brazilian education over the years required a significant reformulation of methodologies that facilitated student learning. In this regard, studies on new teaching methods and mechanisms were encouraged for the significant evolution of concepts. Thus, there was a need for the production and use of didactic models in teaching, especially in human anatomy, as they present a certain complexity of terms that most often make it difficult for students to understand. In this aspect, this article aims to make a systematic analysis of the use of didactic models in the approach of human anatomy in basic and higher education, aiming to realize how important the use of such pedagogical tools is for the teaching and learning of human anatomy. Thus, the use of didactic models in teaching human anatomy becomes a real tool that facilitates learning in a more dynamic way. Keywords: Human Anatomy. Didactic Models. Active Methodologies in Anatomy. Teaching. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260 10.14295/idonline.v15i57.3260 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i57.3260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260/5123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 896-906 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053947124383744 |