Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiano Gomes da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Taciane Laiane Gomes da, Silva, Thaylane Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260
Resumo: Resumo: Possuidora de um sistema educacional extremamente tecnicista, a educação brasileira ao longo dos anos necessitou de significativa reformulação de metodologias que facilitassem a aprendizagem dos estudantes. Nesse quesito, os estudos sobre novos métodos e mecanismos de ensino foram fomentados para a evolução significativa de conceitos. Assim, verificou-se a necessidade de produção e uso de modelos didáticos no ensino, especialmente na anatomia humana, por apresentar uma certa complexidade de termos que na maioria das vezes dificultam a apreensão dos estudantes. Nesse aspecto, o presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise sistemática da utilização de modelos didáticos na abordagem da anatomia humana na educação básica e superior, visando perceber o quanto é importante o uso de tais instrumentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Assim, a utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana torna-se uma verdadeira ferramenta que facilita a aprendizagem de forma mais dinâmica. Palavras-chave: Anatomia Humana. Modelos Didáticos. Metodologias Ativas em Anatomia. EnsinoAbstract: Possessing an extremely technicist educational system, Brazilian education over the years required a significant reformulation of methodologies that facilitated student learning. In this regard, studies on new teaching methods and mechanisms were encouraged for the significant evolution of concepts. Thus, there was a need for the production and use of didactic models in teaching, especially in human anatomy, as they present a certain complexity of terms that most often make it difficult for students to understand. In this aspect, this article aims to make a systematic analysis of the use of didactic models in the approach of human anatomy in basic and higher education, aiming to realize how important the use of such pedagogical tools is for the teaching and learning of human anatomy. Thus, the use of didactic models in teaching human anatomy becomes a real tool that facilitates learning in a more dynamic way. Keywords: Human Anatomy. Didactic Models. Active Methodologies in Anatomy. Teaching. 
id IPES_a021cc24b1c3f36a235f93f29988c0ac
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3260
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher educationAnatomia Humana. Modelos Didáticos; Metodologias Ativas em Anatomia; EnsinoResumo: Possuidora de um sistema educacional extremamente tecnicista, a educação brasileira ao longo dos anos necessitou de significativa reformulação de metodologias que facilitassem a aprendizagem dos estudantes. Nesse quesito, os estudos sobre novos métodos e mecanismos de ensino foram fomentados para a evolução significativa de conceitos. Assim, verificou-se a necessidade de produção e uso de modelos didáticos no ensino, especialmente na anatomia humana, por apresentar uma certa complexidade de termos que na maioria das vezes dificultam a apreensão dos estudantes. Nesse aspecto, o presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise sistemática da utilização de modelos didáticos na abordagem da anatomia humana na educação básica e superior, visando perceber o quanto é importante o uso de tais instrumentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Assim, a utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana torna-se uma verdadeira ferramenta que facilita a aprendizagem de forma mais dinâmica. Palavras-chave: Anatomia Humana. Modelos Didáticos. Metodologias Ativas em Anatomia. EnsinoAbstract: Possessing an extremely technicist educational system, Brazilian education over the years required a significant reformulation of methodologies that facilitated student learning. In this regard, studies on new teaching methods and mechanisms were encouraged for the significant evolution of concepts. Thus, there was a need for the production and use of didactic models in teaching, especially in human anatomy, as they present a certain complexity of terms that most often make it difficult for students to understand. In this aspect, this article aims to make a systematic analysis of the use of didactic models in the approach of human anatomy in basic and higher education, aiming to realize how important the use of such pedagogical tools is for the teaching and learning of human anatomy. Thus, the use of didactic models in teaching human anatomy becomes a real tool that facilitates learning in a more dynamic way. Keywords: Human Anatomy. Didactic Models. Active Methodologies in Anatomy. Teaching. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Tatiano Gomes daSilva, Taciane Laiane Gomes daSilva, Thaylane Gomes da2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/326010.14295/idonline.v15i57.3260ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 896-9061981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260/5123Direitos autorais 2021 Tatiano Gomes da Silva, Taciane Laiane Gomes da Silva, Thaylane Gomes da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
title Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
spellingShingle Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
Silva, Tatiano Gomes da
Anatomia Humana. Modelos Didáticos; Metodologias Ativas em Anatomia; Ensino
title_short Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
title_full Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
title_fullStr Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
title_full_unstemmed Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
title_sort Utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana da educação básica ao ensino superior / Use of didactic models in teaching human anatomy from basic education to higher education
author Silva, Tatiano Gomes da
author_facet Silva, Tatiano Gomes da
Silva, Taciane Laiane Gomes da
Silva, Thaylane Gomes da
author_role author
author2 Silva, Taciane Laiane Gomes da
Silva, Thaylane Gomes da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiano Gomes da
Silva, Taciane Laiane Gomes da
Silva, Thaylane Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia Humana. Modelos Didáticos; Metodologias Ativas em Anatomia; Ensino
topic Anatomia Humana. Modelos Didáticos; Metodologias Ativas em Anatomia; Ensino
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Possuidora de um sistema educacional extremamente tecnicista, a educação brasileira ao longo dos anos necessitou de significativa reformulação de metodologias que facilitassem a aprendizagem dos estudantes. Nesse quesito, os estudos sobre novos métodos e mecanismos de ensino foram fomentados para a evolução significativa de conceitos. Assim, verificou-se a necessidade de produção e uso de modelos didáticos no ensino, especialmente na anatomia humana, por apresentar uma certa complexidade de termos que na maioria das vezes dificultam a apreensão dos estudantes. Nesse aspecto, o presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise sistemática da utilização de modelos didáticos na abordagem da anatomia humana na educação básica e superior, visando perceber o quanto é importante o uso de tais instrumentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Assim, a utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana torna-se uma verdadeira ferramenta que facilita a aprendizagem de forma mais dinâmica. Palavras-chave: Anatomia Humana. Modelos Didáticos. Metodologias Ativas em Anatomia. EnsinoAbstract: Possessing an extremely technicist educational system, Brazilian education over the years required a significant reformulation of methodologies that facilitated student learning. In this regard, studies on new teaching methods and mechanisms were encouraged for the significant evolution of concepts. Thus, there was a need for the production and use of didactic models in teaching, especially in human anatomy, as they present a certain complexity of terms that most often make it difficult for students to understand. In this aspect, this article aims to make a systematic analysis of the use of didactic models in the approach of human anatomy in basic and higher education, aiming to realize how important the use of such pedagogical tools is for the teaching and learning of human anatomy. Thus, the use of didactic models in teaching human anatomy becomes a real tool that facilitates learning in a more dynamic way. Keywords: Human Anatomy. Didactic Models. Active Methodologies in Anatomy. Teaching. 
description Resumo: Possuidora de um sistema educacional extremamente tecnicista, a educação brasileira ao longo dos anos necessitou de significativa reformulação de metodologias que facilitassem a aprendizagem dos estudantes. Nesse quesito, os estudos sobre novos métodos e mecanismos de ensino foram fomentados para a evolução significativa de conceitos. Assim, verificou-se a necessidade de produção e uso de modelos didáticos no ensino, especialmente na anatomia humana, por apresentar uma certa complexidade de termos que na maioria das vezes dificultam a apreensão dos estudantes. Nesse aspecto, o presente artigo tem o objetivo de fazer uma análise sistemática da utilização de modelos didáticos na abordagem da anatomia humana na educação básica e superior, visando perceber o quanto é importante o uso de tais instrumentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Assim, a utilização de modelos didáticos no ensino da anatomia humana torna-se uma verdadeira ferramenta que facilita a aprendizagem de forma mais dinâmica. Palavras-chave: Anatomia Humana. Modelos Didáticos. Metodologias Ativas em Anatomia. EnsinoAbstract: Possessing an extremely technicist educational system, Brazilian education over the years required a significant reformulation of methodologies that facilitated student learning. In this regard, studies on new teaching methods and mechanisms were encouraged for the significant evolution of concepts. Thus, there was a need for the production and use of didactic models in teaching, especially in human anatomy, as they present a certain complexity of terms that most often make it difficult for students to understand. In this aspect, this article aims to make a systematic analysis of the use of didactic models in the approach of human anatomy in basic and higher education, aiming to realize how important the use of such pedagogical tools is for the teaching and learning of human anatomy. Thus, the use of didactic models in teaching human anatomy becomes a real tool that facilitates learning in a more dynamic way. Keywords: Human Anatomy. Didactic Models. Active Methodologies in Anatomy. Teaching. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260
10.14295/idonline.v15i57.3260
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i57.3260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3260/5123
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Tatiano Gomes da Silva, Taciane Laiane Gomes da Silva, Thaylane Gomes da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Tatiano Gomes da Silva, Taciane Laiane Gomes da Silva, Thaylane Gomes da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 896-906
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433691373568