A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v14i51.2642
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642
Resumo: O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e  outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos,  facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar  a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente,   
id IPES_308d8d9f9cc7722ba0c93ff73e15cd34
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2642
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High SkillsFormação docenteAltas habilidadesSuperdotaçãoO trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e  outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos,  facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar  a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente,   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/264210.14295/idonline.v14i51.2642ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 917-9311981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642/4102Copyright (c) 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Jane do Socorro Rodrigues deMiguel, Joelson Rodrigues2022-08-11T17:41:51Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2642Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:51ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
spellingShingle A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Formação docente
Altas habilidades
Superdotação
Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Formação docente
Altas habilidades
Superdotação
title_short A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title_full A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title_fullStr A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title_full_unstemmed A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title_sort A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
author Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
author_facet Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Miguel, Joelson Rodrigues
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Altas habilidades
Superdotação
topic Formação docente
Altas habilidades
Superdotação
description O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e  outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos,  facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar  a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente,   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642
10.14295/idonline.v14i51.2642
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642/4102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 917-931
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1822115779144843264
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2642