Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726 |
Resumo: | O exercício da docência exige do profissional da educação uma formação sólida e plena para que sejam capazes de formar indivíduos capacitados a encarar a realidade da sociedade atual. A pesquisa científica além de contribuir com conhecimentos torna o pesquisador um sujeito investigador e instigado pela dúvida. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender os aspectos da formação e prática docente e as repercussões do conhecimento e da pesquisa científica para com a qualidade do ensino de professores da área da biologia. Como objetivo, foi realizada uma revisão de literatura descritivo-discursiva, narrativa, utilizados meios virtuais e impressos com informações relevantes na área de estudo. As análises das informações coletadas permitiram observar e considerar que a pesquisa científica pode tornar os docentes em biologia profissionais mais críticos, competentes e com perfil inovador, além disso, trás conhecimentos mais concisos, o que é relevante principalmente para o campo da biologia. |
id |
IPES_329300ac75d686ce4a2d0c690613cf7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1726 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching PracticeDocência em Biologia. Formação Docente. Pesquisa CientíficaO exercício da docência exige do profissional da educação uma formação sólida e plena para que sejam capazes de formar indivíduos capacitados a encarar a realidade da sociedade atual. A pesquisa científica além de contribuir com conhecimentos torna o pesquisador um sujeito investigador e instigado pela dúvida. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender os aspectos da formação e prática docente e as repercussões do conhecimento e da pesquisa científica para com a qualidade do ensino de professores da área da biologia. Como objetivo, foi realizada uma revisão de literatura descritivo-discursiva, narrativa, utilizados meios virtuais e impressos com informações relevantes na área de estudo. As análises das informações coletadas permitiram observar e considerar que a pesquisa científica pode tornar os docentes em biologia profissionais mais críticos, competentes e com perfil inovador, além disso, trás conhecimentos mais concisos, o que é relevante principalmente para o campo da biologia.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Luzinete OliveiraCedro, Pâmala Évelin PiresMorbeck, Lorena Lôbo Brito2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/172610.14295/idonline.v13i45.1726ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 318-3301981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726/2715Direitos autorais 2021 Luzinete Oliveira Souza, Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeckhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice |
title |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice |
spellingShingle |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice Souza, Luzinete Oliveira Docência em Biologia. Formação Docente. Pesquisa Científica |
title_short |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice |
title_full |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice |
title_fullStr |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice |
title_full_unstemmed |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice |
title_sort |
Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice |
author |
Souza, Luzinete Oliveira |
author_facet |
Souza, Luzinete Oliveira Cedro, Pâmala Évelin Pires Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
author_role |
author |
author2 |
Cedro, Pâmala Évelin Pires Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luzinete Oliveira Cedro, Pâmala Évelin Pires Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência em Biologia. Formação Docente. Pesquisa Científica |
topic |
Docência em Biologia. Formação Docente. Pesquisa Científica |
description |
O exercício da docência exige do profissional da educação uma formação sólida e plena para que sejam capazes de formar indivíduos capacitados a encarar a realidade da sociedade atual. A pesquisa científica além de contribuir com conhecimentos torna o pesquisador um sujeito investigador e instigado pela dúvida. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender os aspectos da formação e prática docente e as repercussões do conhecimento e da pesquisa científica para com a qualidade do ensino de professores da área da biologia. Como objetivo, foi realizada uma revisão de literatura descritivo-discursiva, narrativa, utilizados meios virtuais e impressos com informações relevantes na área de estudo. As análises das informações coletadas permitiram observar e considerar que a pesquisa científica pode tornar os docentes em biologia profissionais mais críticos, competentes e com perfil inovador, além disso, trás conhecimentos mais concisos, o que é relevante principalmente para o campo da biologia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726 10.14295/idonline.v13i45.1726 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726/2715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 318-330 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053953948516352 |