Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luzinete Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cedro, Pâmala Évelin Pires, Morbeck, Lorena Lôbo Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726
Resumo: O exercício da docência exige do profissional da educação uma formação sólida e plena para que sejam capazes de formar indivíduos capacitados a encarar a realidade da sociedade atual. A pesquisa científica além de contribuir com conhecimentos torna o pesquisador um sujeito investigador e instigado pela dúvida. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender os aspectos da formação e prática docente e as repercussões do conhecimento e da pesquisa científica para com a qualidade do ensino de professores da área da biologia. Como objetivo, foi realizada uma revisão de literatura descritivo-discursiva, narrativa, utilizados meios virtuais e impressos com informações relevantes na área de estudo. As análises das informações coletadas permitiram observar e considerar que a pesquisa científica pode tornar os docentes em biologia profissionais mais críticos, competentes e com perfil inovador, além disso, trás conhecimentos mais concisos, o que é relevante principalmente para o campo da biologia.
id IPES_3515ebd7b5cc41aa5537a820898428e3
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1726
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching PracticeDocência em Biologia. Formação Docente. Pesquisa CientíficaO exercício da docência exige do profissional da educação uma formação sólida e plena para que sejam capazes de formar indivíduos capacitados a encarar a realidade da sociedade atual. A pesquisa científica além de contribuir com conhecimentos torna o pesquisador um sujeito investigador e instigado pela dúvida. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender os aspectos da formação e prática docente e as repercussões do conhecimento e da pesquisa científica para com a qualidade do ensino de professores da área da biologia. Como objetivo, foi realizada uma revisão de literatura descritivo-discursiva, narrativa, utilizados meios virtuais e impressos com informações relevantes na área de estudo. As análises das informações coletadas permitiram observar e considerar que a pesquisa científica pode tornar os docentes em biologia profissionais mais críticos, competentes e com perfil inovador, além disso, trás conhecimentos mais concisos, o que é relevante principalmente para o campo da biologia.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Luzinete OliveiraCedro, Pâmala Évelin PiresMorbeck, Lorena Lôbo Brito2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/172610.14295/idonline.v13i45.1726ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 318-3301981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726/2715Direitos autorais 2021 Luzinete Oliveira Souza, Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeckhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
title Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
spellingShingle Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
Souza, Luzinete Oliveira
Docência em Biologia. Formação Docente. Pesquisa Científica
title_short Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
title_full Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
title_fullStr Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
title_full_unstemmed Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
title_sort Relevância da Pesquisa Científica para a Formação de Professores de Biologia e a Prática Docente / The Relevance of Scientific Research for Biology Teachers Training and Teaching Practice
author Souza, Luzinete Oliveira
author_facet Souza, Luzinete Oliveira
Cedro, Pâmala Évelin Pires
Morbeck, Lorena Lôbo Brito
author_role author
author2 Cedro, Pâmala Évelin Pires
Morbeck, Lorena Lôbo Brito
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luzinete Oliveira
Cedro, Pâmala Évelin Pires
Morbeck, Lorena Lôbo Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Docência em Biologia. Formação Docente. Pesquisa Científica
topic Docência em Biologia. Formação Docente. Pesquisa Científica
dc.description.none.fl_txt_mv O exercício da docência exige do profissional da educação uma formação sólida e plena para que sejam capazes de formar indivíduos capacitados a encarar a realidade da sociedade atual. A pesquisa científica além de contribuir com conhecimentos torna o pesquisador um sujeito investigador e instigado pela dúvida. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender os aspectos da formação e prática docente e as repercussões do conhecimento e da pesquisa científica para com a qualidade do ensino de professores da área da biologia. Como objetivo, foi realizada uma revisão de literatura descritivo-discursiva, narrativa, utilizados meios virtuais e impressos com informações relevantes na área de estudo. As análises das informações coletadas permitiram observar e considerar que a pesquisa científica pode tornar os docentes em biologia profissionais mais críticos, competentes e com perfil inovador, além disso, trás conhecimentos mais concisos, o que é relevante principalmente para o campo da biologia.
description O exercício da docência exige do profissional da educação uma formação sólida e plena para que sejam capazes de formar indivíduos capacitados a encarar a realidade da sociedade atual. A pesquisa científica além de contribuir com conhecimentos torna o pesquisador um sujeito investigador e instigado pela dúvida. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender os aspectos da formação e prática docente e as repercussões do conhecimento e da pesquisa científica para com a qualidade do ensino de professores da área da biologia. Como objetivo, foi realizada uma revisão de literatura descritivo-discursiva, narrativa, utilizados meios virtuais e impressos com informações relevantes na área de estudo. As análises das informações coletadas permitiram observar e considerar que a pesquisa científica pode tornar os docentes em biologia profissionais mais críticos, competentes e com perfil inovador, além disso, trás conhecimentos mais concisos, o que é relevante principalmente para o campo da biologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726
10.14295/idonline.v13i45.1726
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1726/2715
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Luzinete Oliveira Souza, Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeck
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Luzinete Oliveira Souza, Pâmala Évelin Pires Cedro, Lorena Lôbo Brito Morbeck
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 318-330
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037429573615616