Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Francisca Luana Rolim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim, José Edilson de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533
Resumo: O presente trabalho corresponde a uma experiência de leitura com a obra Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar, realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio a partir do Método Recepcional.  O objetivo principal desse estudo é mostrar a importância do professor não apenas como mediador do texto literário, mas também como colaborador da formação leitora. Os questionamentos que motivaram o nosso trabalho foram: Qual a importância do professor enquanto mediador do texto literário? Que leitor queremos formar? É possível despertar o gosto pela leitura e contribuir com a formação leitora? Para embasar a dada pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Aguiar, Bordini (1988), que abordam o Método Recepcional, Cademartori (2009), Petit (2008), entre outros, que evidenciam o ensino de literatura numa perspectiva de formação leitora. Enfim, o referido estudo busca contribuir com o ensino de literatura no contexto escolar.   
id IPES_3539c2374bc1aacdd11a7162c86677cd
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2533
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in ClassroomPalavras-chaveEnsino de literatura. Mãe judia1964. Formação leitora.O presente trabalho corresponde a uma experiência de leitura com a obra Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar, realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio a partir do Método Recepcional.  O objetivo principal desse estudo é mostrar a importância do professor não apenas como mediador do texto literário, mas também como colaborador da formação leitora. Os questionamentos que motivaram o nosso trabalho foram: Qual a importância do professor enquanto mediador do texto literário? Que leitor queremos formar? É possível despertar o gosto pela leitura e contribuir com a formação leitora? Para embasar a dada pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Aguiar, Bordini (1988), que abordam o Método Recepcional, Cademartori (2009), Petit (2008), entre outros, que evidenciam o ensino de literatura numa perspectiva de formação leitora. Enfim, o referido estudo busca contribuir com o ensino de literatura no contexto escolar.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/253310.14295/idonline.v14i51.2533ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 10-221981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533/4056Copyright (c) 2021 Francisca Luana Rolim Abrantes, José Edilson de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes, Francisca Luana RolimAmorim, José Edilson de2022-08-11T17:41:44Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2533Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:44ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
title Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
spellingShingle Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
Abrantes, Francisca Luana Rolim
Palavras-chave
Ensino de literatura. Mãe judia
1964. Formação leitora.
title_short Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
title_full Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
title_fullStr Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
title_full_unstemmed Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
title_sort Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
author Abrantes, Francisca Luana Rolim
author_facet Abrantes, Francisca Luana Rolim
Amorim, José Edilson de
author_role author
author2 Amorim, José Edilson de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Francisca Luana Rolim
Amorim, José Edilson de
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Ensino de literatura. Mãe judia
1964. Formação leitora.
topic Palavras-chave
Ensino de literatura. Mãe judia
1964. Formação leitora.
description O presente trabalho corresponde a uma experiência de leitura com a obra Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar, realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio a partir do Método Recepcional.  O objetivo principal desse estudo é mostrar a importância do professor não apenas como mediador do texto literário, mas também como colaborador da formação leitora. Os questionamentos que motivaram o nosso trabalho foram: Qual a importância do professor enquanto mediador do texto literário? Que leitor queremos formar? É possível despertar o gosto pela leitura e contribuir com a formação leitora? Para embasar a dada pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Aguiar, Bordini (1988), que abordam o Método Recepcional, Cademartori (2009), Petit (2008), entre outros, que evidenciam o ensino de literatura numa perspectiva de formação leitora. Enfim, o referido estudo busca contribuir com o ensino de literatura no contexto escolar.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533
10.14295/idonline.v14i51.2533
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533/4056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Francisca Luana Rolim Abrantes, José Edilson de Amorim
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Francisca Luana Rolim Abrantes, José Edilson de Amorim
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 10-22
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053944754601984