Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533 |
Resumo: | O presente trabalho corresponde a uma experiência de leitura com a obra Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar, realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio a partir do Método Recepcional. O objetivo principal desse estudo é mostrar a importância do professor não apenas como mediador do texto literário, mas também como colaborador da formação leitora. Os questionamentos que motivaram o nosso trabalho foram: Qual a importância do professor enquanto mediador do texto literário? Que leitor queremos formar? É possível despertar o gosto pela leitura e contribuir com a formação leitora? Para embasar a dada pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Aguiar, Bordini (1988), que abordam o Método Recepcional, Cademartori (2009), Petit (2008), entre outros, que evidenciam o ensino de literatura numa perspectiva de formação leitora. Enfim, o referido estudo busca contribuir com o ensino de literatura no contexto escolar. |
id |
IPES_3539c2374bc1aacdd11a7162c86677cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2533 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in ClassroomPalavras-chaveEnsino de literatura. Mãe judia1964. Formação leitora.O presente trabalho corresponde a uma experiência de leitura com a obra Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar, realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio a partir do Método Recepcional. O objetivo principal desse estudo é mostrar a importância do professor não apenas como mediador do texto literário, mas também como colaborador da formação leitora. Os questionamentos que motivaram o nosso trabalho foram: Qual a importância do professor enquanto mediador do texto literário? Que leitor queremos formar? É possível despertar o gosto pela leitura e contribuir com a formação leitora? Para embasar a dada pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Aguiar, Bordini (1988), que abordam o Método Recepcional, Cademartori (2009), Petit (2008), entre outros, que evidenciam o ensino de literatura numa perspectiva de formação leitora. Enfim, o referido estudo busca contribuir com o ensino de literatura no contexto escolar. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/253310.14295/idonline.v14i51.2533ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 10-221981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533/4056Copyright (c) 2021 Francisca Luana Rolim Abrantes, José Edilson de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes, Francisca Luana RolimAmorim, José Edilson de2022-08-11T17:41:44Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2533Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:44ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom |
title |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom |
spellingShingle |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom Abrantes, Francisca Luana Rolim Palavras-chave Ensino de literatura. Mãe judia 1964. Formação leitora. |
title_short |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom |
title_full |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom |
title_fullStr |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom |
title_full_unstemmed |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom |
title_sort |
Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom |
author |
Abrantes, Francisca Luana Rolim |
author_facet |
Abrantes, Francisca Luana Rolim Amorim, José Edilson de |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, José Edilson de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Francisca Luana Rolim Amorim, José Edilson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Ensino de literatura. Mãe judia 1964. Formação leitora. |
topic |
Palavras-chave Ensino de literatura. Mãe judia 1964. Formação leitora. |
description |
O presente trabalho corresponde a uma experiência de leitura com a obra Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar, realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio a partir do Método Recepcional. O objetivo principal desse estudo é mostrar a importância do professor não apenas como mediador do texto literário, mas também como colaborador da formação leitora. Os questionamentos que motivaram o nosso trabalho foram: Qual a importância do professor enquanto mediador do texto literário? Que leitor queremos formar? É possível despertar o gosto pela leitura e contribuir com a formação leitora? Para embasar a dada pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Aguiar, Bordini (1988), que abordam o Método Recepcional, Cademartori (2009), Petit (2008), entre outros, que evidenciam o ensino de literatura numa perspectiva de formação leitora. Enfim, o referido estudo busca contribuir com o ensino de literatura no contexto escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533 10.14295/idonline.v14i51.2533 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2533/4056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francisca Luana Rolim Abrantes, José Edilson de Amorim info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francisca Luana Rolim Abrantes, José Edilson de Amorim |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 10-22 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053944754601984 |