Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Alinele Lucena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Feitosa, Lilian Cavalcante, Melo, Sabrina Suerli Lucena, Luiz I, João, Souza, Francisca Cristiane Gomes de, Brito, Kátia Daniele Dutra, Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089
Resumo: O capital humano de uma instituição, é considerado um dos componentes mais importantes quando se trata de instituições de ensino superior, pois eles são os principais responsáveis pelo seu funcionamento. Daí, é imprescindível que seja gerido por profissionais críticos, reflexivos e conscientes sobre a melhor forma de atuação, para que seja possível alcançar as metas institucionais. O objetivo do presente estudo é analisar a oferta de ações de capacitação e o alcance do público-alvo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, no período de 2017 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo e quantitativo, baseado em arquivos da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desta Instituição de Ensino Superior. Os resultados revelam uma oferta decrescente de ações no período investigado. No entanto, apresenta um índice de participantes concludentes crescente e um índice de evasão linear. Conclusão: Conclui-se que o quantitativo de ações de capacitação não foi um fator determinante para o alcance do público-alvo, podendo-se inferir que o crescente número de participantes concludentes se deu em virtude de uma aproximação entre o alinhamento do planejamento estratégico das ações de capacitação com as necessidades dos servidores participantes. 
id IPES_3cafe474d954283d1050b2f8e99edbf2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2089
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of CaririAções de capacitação, Instituições Públicas, AprendizagemO capital humano de uma instituição, é considerado um dos componentes mais importantes quando se trata de instituições de ensino superior, pois eles são os principais responsáveis pelo seu funcionamento. Daí, é imprescindível que seja gerido por profissionais críticos, reflexivos e conscientes sobre a melhor forma de atuação, para que seja possível alcançar as metas institucionais. O objetivo do presente estudo é analisar a oferta de ações de capacitação e o alcance do público-alvo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, no período de 2017 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo e quantitativo, baseado em arquivos da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desta Instituição de Ensino Superior. Os resultados revelam uma oferta decrescente de ações no período investigado. No entanto, apresenta um índice de participantes concludentes crescente e um índice de evasão linear. Conclusão: Conclui-se que o quantitativo de ações de capacitação não foi um fator determinante para o alcance do público-alvo, podendo-se inferir que o crescente número de participantes concludentes se deu em virtude de uma aproximação entre o alinhamento do planejamento estratégico das ações de capacitação com as necessidades dos servidores participantes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSoares, Maria Alinele LucenaFeitosa, Lilian CavalcanteMelo, Sabrina Suerli LucenaLuiz I, JoãoSouza, Francisca Cristiane Gomes deBrito, Kátia Daniele DutraOliveira, Gislene Farias de2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/208910.14295/idonline.v13i47.2089ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 981-9981981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089/3224Direitos autorais 2021 Maria Alinele Lucena Soares, Lilian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, João Luiz I, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
title Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
spellingShingle Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
Soares, Maria Alinele Lucena
Ações de capacitação, Instituições Públicas, Aprendizagem
title_short Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
title_full Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
title_fullStr Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
title_full_unstemmed Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
title_sort Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
author Soares, Maria Alinele Lucena
author_facet Soares, Maria Alinele Lucena
Feitosa, Lilian Cavalcante
Melo, Sabrina Suerli Lucena
Luiz I, João
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Brito, Kátia Daniele Dutra
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Feitosa, Lilian Cavalcante
Melo, Sabrina Suerli Lucena
Luiz I, João
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Brito, Kátia Daniele Dutra
Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria Alinele Lucena
Feitosa, Lilian Cavalcante
Melo, Sabrina Suerli Lucena
Luiz I, João
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Brito, Kátia Daniele Dutra
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Ações de capacitação, Instituições Públicas, Aprendizagem
topic Ações de capacitação, Instituições Públicas, Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv O capital humano de uma instituição, é considerado um dos componentes mais importantes quando se trata de instituições de ensino superior, pois eles são os principais responsáveis pelo seu funcionamento. Daí, é imprescindível que seja gerido por profissionais críticos, reflexivos e conscientes sobre a melhor forma de atuação, para que seja possível alcançar as metas institucionais. O objetivo do presente estudo é analisar a oferta de ações de capacitação e o alcance do público-alvo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, no período de 2017 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo e quantitativo, baseado em arquivos da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desta Instituição de Ensino Superior. Os resultados revelam uma oferta decrescente de ações no período investigado. No entanto, apresenta um índice de participantes concludentes crescente e um índice de evasão linear. Conclusão: Conclui-se que o quantitativo de ações de capacitação não foi um fator determinante para o alcance do público-alvo, podendo-se inferir que o crescente número de participantes concludentes se deu em virtude de uma aproximação entre o alinhamento do planejamento estratégico das ações de capacitação com as necessidades dos servidores participantes. 
description O capital humano de uma instituição, é considerado um dos componentes mais importantes quando se trata de instituições de ensino superior, pois eles são os principais responsáveis pelo seu funcionamento. Daí, é imprescindível que seja gerido por profissionais críticos, reflexivos e conscientes sobre a melhor forma de atuação, para que seja possível alcançar as metas institucionais. O objetivo do presente estudo é analisar a oferta de ações de capacitação e o alcance do público-alvo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, no período de 2017 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo e quantitativo, baseado em arquivos da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desta Instituição de Ensino Superior. Os resultados revelam uma oferta decrescente de ações no período investigado. No entanto, apresenta um índice de participantes concludentes crescente e um índice de evasão linear. Conclusão: Conclui-se que o quantitativo de ações de capacitação não foi um fator determinante para o alcance do público-alvo, podendo-se inferir que o crescente número de participantes concludentes se deu em virtude de uma aproximação entre o alinhamento do planejamento estratégico das ações de capacitação com as necessidades dos servidores participantes. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089
10.14295/idonline.v13i47.2089
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.2089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089/3224
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Alinele Lucena Soares, Lilian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, João Luiz I, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Alinele Lucena Soares, Lilian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, João Luiz I, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 981-998
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037420889309184