Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089 |
Resumo: | O capital humano de uma instituição, é considerado um dos componentes mais importantes quando se trata de instituições de ensino superior, pois eles são os principais responsáveis pelo seu funcionamento. Daí, é imprescindível que seja gerido por profissionais críticos, reflexivos e conscientes sobre a melhor forma de atuação, para que seja possível alcançar as metas institucionais. O objetivo do presente estudo é analisar a oferta de ações de capacitação e o alcance do público-alvo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, no período de 2017 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo e quantitativo, baseado em arquivos da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desta Instituição de Ensino Superior. Os resultados revelam uma oferta decrescente de ações no período investigado. No entanto, apresenta um índice de participantes concludentes crescente e um índice de evasão linear. Conclusão: Conclui-se que o quantitativo de ações de capacitação não foi um fator determinante para o alcance do público-alvo, podendo-se inferir que o crescente número de participantes concludentes se deu em virtude de uma aproximação entre o alinhamento do planejamento estratégico das ações de capacitação com as necessidades dos servidores participantes. |
id |
IPES_3cafe474d954283d1050b2f8e99edbf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2089 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of CaririAções de capacitação, Instituições Públicas, AprendizagemO capital humano de uma instituição, é considerado um dos componentes mais importantes quando se trata de instituições de ensino superior, pois eles são os principais responsáveis pelo seu funcionamento. Daí, é imprescindível que seja gerido por profissionais críticos, reflexivos e conscientes sobre a melhor forma de atuação, para que seja possível alcançar as metas institucionais. O objetivo do presente estudo é analisar a oferta de ações de capacitação e o alcance do público-alvo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, no período de 2017 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo e quantitativo, baseado em arquivos da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desta Instituição de Ensino Superior. Os resultados revelam uma oferta decrescente de ações no período investigado. No entanto, apresenta um índice de participantes concludentes crescente e um índice de evasão linear. Conclusão: Conclui-se que o quantitativo de ações de capacitação não foi um fator determinante para o alcance do público-alvo, podendo-se inferir que o crescente número de participantes concludentes se deu em virtude de uma aproximação entre o alinhamento do planejamento estratégico das ações de capacitação com as necessidades dos servidores participantes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSoares, Maria Alinele LucenaFeitosa, Lilian CavalcanteMelo, Sabrina Suerli LucenaLuiz I, JoãoSouza, Francisca Cristiane Gomes deBrito, Kátia Daniele DutraOliveira, Gislene Farias de2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/208910.14295/idonline.v13i47.2089ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 981-9981981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089/3224Direitos autorais 2021 Maria Alinele Lucena Soares, Lilian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, João Luiz I, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri |
title |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri |
spellingShingle |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri Soares, Maria Alinele Lucena Ações de capacitação, Instituições Públicas, Aprendizagem |
title_short |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri |
title_full |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri |
title_fullStr |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri |
title_full_unstemmed |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri |
title_sort |
Ações de Capacitação de Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri / Server Training Actions in a Public Higher Education Institution: The Case of the Federal University of Cariri |
author |
Soares, Maria Alinele Lucena |
author_facet |
Soares, Maria Alinele Lucena Feitosa, Lilian Cavalcante Melo, Sabrina Suerli Lucena Luiz I, João Souza, Francisca Cristiane Gomes de Brito, Kátia Daniele Dutra Oliveira, Gislene Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Lilian Cavalcante Melo, Sabrina Suerli Lucena Luiz I, João Souza, Francisca Cristiane Gomes de Brito, Kátia Daniele Dutra Oliveira, Gislene Farias de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria Alinele Lucena Feitosa, Lilian Cavalcante Melo, Sabrina Suerli Lucena Luiz I, João Souza, Francisca Cristiane Gomes de Brito, Kátia Daniele Dutra Oliveira, Gislene Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações de capacitação, Instituições Públicas, Aprendizagem |
topic |
Ações de capacitação, Instituições Públicas, Aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O capital humano de uma instituição, é considerado um dos componentes mais importantes quando se trata de instituições de ensino superior, pois eles são os principais responsáveis pelo seu funcionamento. Daí, é imprescindível que seja gerido por profissionais críticos, reflexivos e conscientes sobre a melhor forma de atuação, para que seja possível alcançar as metas institucionais. O objetivo do presente estudo é analisar a oferta de ações de capacitação e o alcance do público-alvo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, no período de 2017 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo e quantitativo, baseado em arquivos da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desta Instituição de Ensino Superior. Os resultados revelam uma oferta decrescente de ações no período investigado. No entanto, apresenta um índice de participantes concludentes crescente e um índice de evasão linear. Conclusão: Conclui-se que o quantitativo de ações de capacitação não foi um fator determinante para o alcance do público-alvo, podendo-se inferir que o crescente número de participantes concludentes se deu em virtude de uma aproximação entre o alinhamento do planejamento estratégico das ações de capacitação com as necessidades dos servidores participantes. |
description |
O capital humano de uma instituição, é considerado um dos componentes mais importantes quando se trata de instituições de ensino superior, pois eles são os principais responsáveis pelo seu funcionamento. Daí, é imprescindível que seja gerido por profissionais críticos, reflexivos e conscientes sobre a melhor forma de atuação, para que seja possível alcançar as metas institucionais. O objetivo do presente estudo é analisar a oferta de ações de capacitação e o alcance do público-alvo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, no período de 2017 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo e quantitativo, baseado em arquivos da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desta Instituição de Ensino Superior. Os resultados revelam uma oferta decrescente de ações no período investigado. No entanto, apresenta um índice de participantes concludentes crescente e um índice de evasão linear. Conclusão: Conclui-se que o quantitativo de ações de capacitação não foi um fator determinante para o alcance do público-alvo, podendo-se inferir que o crescente número de participantes concludentes se deu em virtude de uma aproximação entre o alinhamento do planejamento estratégico das ações de capacitação com as necessidades dos servidores participantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089 10.14295/idonline.v13i47.2089 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2089/3224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Alinele Lucena Soares, Lilian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, João Luiz I, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Alinele Lucena Soares, Lilian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, João Luiz I, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 981-998 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037420889309184 |