Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Lílian Cavalcante
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brito, Kátia Daniele Dutra, Souza, Francisca Cristiane Gomes de, Lopes, Jeamy Kelly Alves, Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3428
Resumo: Resumo: O objetivo do presente estudo foi caracterizar e discutir as percepções e Representações sociais da turma 3 em relação a “Mestrado” e “Gestão Pública” com alunos recém-ingressos no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública – MPGP da UFCA. Participaram 16 alunos-servidores da instituição, com idades variando entre 29 a 45 anos (Média= 35,94; Dp=4,234), sendo 8 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. Os projetos foram dois de intervenção (12,5%) e quatorze de dissertação (87,5%), organizados em três categorias: Governança pública (37,5%); Assistência estudantil (31,25%) e Análise de situação (31,25%) . Sobre a percepção de Mestrado, duas categorias se sobressaíram: uma Positiva, com três subcategorias – Aprendizado 28 (62,2%); Crescimento 10 (22,2%) e Sentimento de Êxito 4 (8,9%).  E uma Categoria Negativa com 3 palavras eliciadas (6,7%). A tabela 3 e a Figura 2 ilustram melhor tais representações sociais. Já a percepção de Gestão Pública fez emergir duas Categorias: Elementos da Gestão 41 (85,4%) e Aperfeiçoamento 7 (14,6%). Os motivos para cursar o mestrado foram mais de ordem Pessoais 21 (75%) e institucionais 6 (21,4%), além da Qualidade do Curso oferecido 1 (3,6%). Quanto as Expectativas sobre o curso, estas versaram sobre Maior Conhecimento 6 (28,6%); Melhoria da prática profissional 7 (33,3%); de Resultados positivos 7 (33,3%) e Maior esforço 1 (4,8%). Relativamente as Dificuldades percebidas pelos mestrandos, foram categorizadas como: Conciliar o tempo 14 (58,3 %); Exigências acadêmicas 7 (29,2%); Falar em Público 2 (8,3%) e um respondente não vê dificuldades (4,2%).  Sobre os Benefícios visualizados, sobressaíram-se 2 categorias: Aperfeiçoamento pessoal 16 (51,6%) e Melhoria para a Instituição 15 (48,4%). O mestrado em Gestão Pública demonstrou ser de grande importância para os alunos e, por consequência para a Universidade. É possível que algum resultado referente a este estudo, possa conter certa limitação metodológica. Portanto deve ser considerado somente para a situação da turma 3 do MPGP-UFCA, não sendo apropriado sua generalização para outro contexto. Estudos sobre Mestrados Profissionais em Gestão Pública realizados em outras Instituições de Ensino Superior públicas, devem ser estimulados, para que possam ser utilizados como referências para comparação.Palavras-chave: Mestrado profissional; Desenvolvimento pessoal; Capacitação. Abstract: The aim of the present study was to characterize and discuss the perceptions and social representations of class 3 in relation to "Master's" and "Public Management" with students newly enrolled in the Professional Master's Course in Public Management - MPGP at UFCA. 16 student-servants of the institution participated, with ages ranging from 29 to 45 years (Average = 35.94; SD = 4.234), 8 females and 8 males. There were two intervention projects (12.5%) and fourteen dissertation projects (87.5%), organized into three categories: Public governance (37.5%); Student Assistance (31.25%) and Situation Analysis (31.25%) . Regarding the Master's perception, two categories stood out: one Positive, with three subcategories – Learning 28 (62.2%); Growth 10 (22.2%) and Feeling of Success 4 (8.9%). And a Negative Category with 3 elicited words (6.7%). Table 3 and Figure 2 better illustrate such social representations. The perception of Public Management led to the emergence of two Categories: Elements of Management 41 (85.4%) and Improvement 7 (14.6%). The reasons for taking the Master's were more Personal 21 (75%) and Institutional 6 (21.4%), in addition to the Quality of the Course offered 1 (3.6%). As for Expectations about the course, these were about Greater Knowledge 6 (28.6%); Improvement of professional practice 7 (33.3%); of Positive Results 7 (33.3%) and Greater Effort 1 (4.8%). Concerning the difficulties perceived by the master's students, they were categorized as: Reconciling time 14 (58.3%); Academic requirements 7 (29.2%); Public Speaking 2 (8.3%) and one respondent sees no difficulties (4.2%). Regarding the Benefits seen, 2 categories stood out: Personal Improvement 16 (51.6%) and Improvement for the Institution 15 (48.4%). The Master's in Public Management proved to be of great importance for the students and, consequently, for the University. It is possible that some result referring to this study may contain a certain methodological limitation. Therefore, it should be considered only for the situation of class 3 of the MPGP-UFCA, and its generalization to another context is not appropriate. Studies on Professional Masters in Public Management carried out in other public Higher Education Institutions should be encouraged, so that they can be used as references for comparison.Keywords: Professional Master's; Personal development; Empowerment.
id IPES_7eab90528f1a6b7ad5b056a099f2bb05
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3428
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3Mestrado profissionalDesenvolvimento pessoalCapacitaçãoResumo: O objetivo do presente estudo foi caracterizar e discutir as percepções e Representações sociais da turma 3 em relação a “Mestrado” e “Gestão Pública” com alunos recém-ingressos no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública – MPGP da UFCA. Participaram 16 alunos-servidores da instituição, com idades variando entre 29 a 45 anos (Média= 35,94; Dp=4,234), sendo 8 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. Os projetos foram dois de intervenção (12,5%) e quatorze de dissertação (87,5%), organizados em três categorias: Governança pública (37,5%); Assistência estudantil (31,25%) e Análise de situação (31,25%) . Sobre a percepção de Mestrado, duas categorias se sobressaíram: uma Positiva, com três subcategorias – Aprendizado 28 (62,2%); Crescimento 10 (22,2%) e Sentimento de Êxito 4 (8,9%).  E uma Categoria Negativa com 3 palavras eliciadas (6,7%). A tabela 3 e a Figura 2 ilustram melhor tais representações sociais. Já a percepção de Gestão Pública fez emergir duas Categorias: Elementos da Gestão 41 (85,4%) e Aperfeiçoamento 7 (14,6%). Os motivos para cursar o mestrado foram mais de ordem Pessoais 21 (75%) e institucionais 6 (21,4%), além da Qualidade do Curso oferecido 1 (3,6%). Quanto as Expectativas sobre o curso, estas versaram sobre Maior Conhecimento 6 (28,6%); Melhoria da prática profissional 7 (33,3%); de Resultados positivos 7 (33,3%) e Maior esforço 1 (4,8%). Relativamente as Dificuldades percebidas pelos mestrandos, foram categorizadas como: Conciliar o tempo 14 (58,3 %); Exigências acadêmicas 7 (29,2%); Falar em Público 2 (8,3%) e um respondente não vê dificuldades (4,2%).  Sobre os Benefícios visualizados, sobressaíram-se 2 categorias: Aperfeiçoamento pessoal 16 (51,6%) e Melhoria para a Instituição 15 (48,4%). O mestrado em Gestão Pública demonstrou ser de grande importância para os alunos e, por consequência para a Universidade. É possível que algum resultado referente a este estudo, possa conter certa limitação metodológica. Portanto deve ser considerado somente para a situação da turma 3 do MPGP-UFCA, não sendo apropriado sua generalização para outro contexto. Estudos sobre Mestrados Profissionais em Gestão Pública realizados em outras Instituições de Ensino Superior públicas, devem ser estimulados, para que possam ser utilizados como referências para comparação.Palavras-chave: Mestrado profissional; Desenvolvimento pessoal; Capacitação. Abstract: The aim of the present study was to characterize and discuss the perceptions and social representations of class 3 in relation to "Master's" and "Public Management" with students newly enrolled in the Professional Master's Course in Public Management - MPGP at UFCA. 16 student-servants of the institution participated, with ages ranging from 29 to 45 years (Average = 35.94; SD = 4.234), 8 females and 8 males. There were two intervention projects (12.5%) and fourteen dissertation projects (87.5%), organized into three categories: Public governance (37.5%); Student Assistance (31.25%) and Situation Analysis (31.25%) . Regarding the Master's perception, two categories stood out: one Positive, with three subcategories – Learning 28 (62.2%); Growth 10 (22.2%) and Feeling of Success 4 (8.9%). And a Negative Category with 3 elicited words (6.7%). Table 3 and Figure 2 better illustrate such social representations. The perception of Public Management led to the emergence of two Categories: Elements of Management 41 (85.4%) and Improvement 7 (14.6%). The reasons for taking the Master's were more Personal 21 (75%) and Institutional 6 (21.4%), in addition to the Quality of the Course offered 1 (3.6%). As for Expectations about the course, these were about Greater Knowledge 6 (28.6%); Improvement of professional practice 7 (33.3%); of Positive Results 7 (33.3%) and Greater Effort 1 (4.8%). Concerning the difficulties perceived by the master's students, they were categorized as: Reconciling time 14 (58.3%); Academic requirements 7 (29.2%); Public Speaking 2 (8.3%) and one respondent sees no difficulties (4.2%). Regarding the Benefits seen, 2 categories stood out: Personal Improvement 16 (51.6%) and Improvement for the Institution 15 (48.4%). The Master's in Public Management proved to be of great importance for the students and, consequently, for the University. It is possible that some result referring to this study may contain a certain methodological limitation. Therefore, it should be considered only for the situation of class 3 of the MPGP-UFCA, and its generalization to another context is not appropriate. Studies on Professional Masters in Public Management carried out in other public Higher Education Institutions should be encouraged, so that they can be used as references for comparison.Keywords: Professional Master's; Personal development; Empowerment.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/342810.14295/idonline.v16i60.3428ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 174-1991981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3428/5485Copyright (c) 2022 Lílian Cavalcante Feitosa, Kátia Daniele Dutra Brito, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Jeamy Kelly Alves Lopes, Gislene Farias de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Lílian CavalcanteBrito, Kátia Daniele DutraSouza, Francisca Cristiane Gomes deLopes, Jeamy Kelly AlvesOliveira, Gislene Farias de2022-06-03T11:34:18Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3428Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-06-03T11:34:18ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3
title Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3
spellingShingle Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3
Feitosa, Lílian Cavalcante
Mestrado profissional
Desenvolvimento pessoal
Capacitação
title_short Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3
title_full Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3
title_fullStr Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3
title_full_unstemmed Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3
title_sort Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3
author Feitosa, Lílian Cavalcante
author_facet Feitosa, Lílian Cavalcante
Brito, Kátia Daniele Dutra
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Lopes, Jeamy Kelly Alves
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Brito, Kátia Daniele Dutra
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Lopes, Jeamy Kelly Alves
Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Lílian Cavalcante
Brito, Kátia Daniele Dutra
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Lopes, Jeamy Kelly Alves
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional
Desenvolvimento pessoal
Capacitação
topic Mestrado profissional
Desenvolvimento pessoal
Capacitação
description Resumo: O objetivo do presente estudo foi caracterizar e discutir as percepções e Representações sociais da turma 3 em relação a “Mestrado” e “Gestão Pública” com alunos recém-ingressos no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública – MPGP da UFCA. Participaram 16 alunos-servidores da instituição, com idades variando entre 29 a 45 anos (Média= 35,94; Dp=4,234), sendo 8 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. Os projetos foram dois de intervenção (12,5%) e quatorze de dissertação (87,5%), organizados em três categorias: Governança pública (37,5%); Assistência estudantil (31,25%) e Análise de situação (31,25%) . Sobre a percepção de Mestrado, duas categorias se sobressaíram: uma Positiva, com três subcategorias – Aprendizado 28 (62,2%); Crescimento 10 (22,2%) e Sentimento de Êxito 4 (8,9%).  E uma Categoria Negativa com 3 palavras eliciadas (6,7%). A tabela 3 e a Figura 2 ilustram melhor tais representações sociais. Já a percepção de Gestão Pública fez emergir duas Categorias: Elementos da Gestão 41 (85,4%) e Aperfeiçoamento 7 (14,6%). Os motivos para cursar o mestrado foram mais de ordem Pessoais 21 (75%) e institucionais 6 (21,4%), além da Qualidade do Curso oferecido 1 (3,6%). Quanto as Expectativas sobre o curso, estas versaram sobre Maior Conhecimento 6 (28,6%); Melhoria da prática profissional 7 (33,3%); de Resultados positivos 7 (33,3%) e Maior esforço 1 (4,8%). Relativamente as Dificuldades percebidas pelos mestrandos, foram categorizadas como: Conciliar o tempo 14 (58,3 %); Exigências acadêmicas 7 (29,2%); Falar em Público 2 (8,3%) e um respondente não vê dificuldades (4,2%).  Sobre os Benefícios visualizados, sobressaíram-se 2 categorias: Aperfeiçoamento pessoal 16 (51,6%) e Melhoria para a Instituição 15 (48,4%). O mestrado em Gestão Pública demonstrou ser de grande importância para os alunos e, por consequência para a Universidade. É possível que algum resultado referente a este estudo, possa conter certa limitação metodológica. Portanto deve ser considerado somente para a situação da turma 3 do MPGP-UFCA, não sendo apropriado sua generalização para outro contexto. Estudos sobre Mestrados Profissionais em Gestão Pública realizados em outras Instituições de Ensino Superior públicas, devem ser estimulados, para que possam ser utilizados como referências para comparação.Palavras-chave: Mestrado profissional; Desenvolvimento pessoal; Capacitação. Abstract: The aim of the present study was to characterize and discuss the perceptions and social representations of class 3 in relation to "Master's" and "Public Management" with students newly enrolled in the Professional Master's Course in Public Management - MPGP at UFCA. 16 student-servants of the institution participated, with ages ranging from 29 to 45 years (Average = 35.94; SD = 4.234), 8 females and 8 males. There were two intervention projects (12.5%) and fourteen dissertation projects (87.5%), organized into three categories: Public governance (37.5%); Student Assistance (31.25%) and Situation Analysis (31.25%) . Regarding the Master's perception, two categories stood out: one Positive, with three subcategories – Learning 28 (62.2%); Growth 10 (22.2%) and Feeling of Success 4 (8.9%). And a Negative Category with 3 elicited words (6.7%). Table 3 and Figure 2 better illustrate such social representations. The perception of Public Management led to the emergence of two Categories: Elements of Management 41 (85.4%) and Improvement 7 (14.6%). The reasons for taking the Master's were more Personal 21 (75%) and Institutional 6 (21.4%), in addition to the Quality of the Course offered 1 (3.6%). As for Expectations about the course, these were about Greater Knowledge 6 (28.6%); Improvement of professional practice 7 (33.3%); of Positive Results 7 (33.3%) and Greater Effort 1 (4.8%). Concerning the difficulties perceived by the master's students, they were categorized as: Reconciling time 14 (58.3%); Academic requirements 7 (29.2%); Public Speaking 2 (8.3%) and one respondent sees no difficulties (4.2%). Regarding the Benefits seen, 2 categories stood out: Personal Improvement 16 (51.6%) and Improvement for the Institution 15 (48.4%). The Master's in Public Management proved to be of great importance for the students and, consequently, for the University. It is possible that some result referring to this study may contain a certain methodological limitation. Therefore, it should be considered only for the situation of class 3 of the MPGP-UFCA, and its generalization to another context is not appropriate. Studies on Professional Masters in Public Management carried out in other public Higher Education Institutions should be encouraged, so that they can be used as references for comparison.Keywords: Professional Master's; Personal development; Empowerment.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3428
10.14295/idonline.v16i60.3428
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3428
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3428/5485
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 174-199
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945307201536