A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042 |
Resumo: | Resumo: O ato de educar, assim como o processo de alfabetização como um todo engloba inúmeros fatores políticos, constitucionais e educacionais, onde esses aspectos incluem em especial a perspectiva pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem. O estudo em tela discute a importância da formação continuada nos processos de ensino e aprendizagem que, diga-se de passagem, quando levados em consideração tem grande impacto na evolução da formação do educando. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica básica, baseada nos pressupostos teóricos de: Libâneo (2015); Freire, (1996); Castro, (2014); Tardiff (2002) e demais pesquisadores da área de educação. Concluiu-se que ainda há lacunas que precisam ser repensadas e melhoradas, como a realização de formações que permitam aos docentes estratégias mais adaptadas e contextualizadas com a realidade dos discentes, bem como ações que aproximem mais a escola da família. Políticas públicas mais efetivas que garantam atualização constante dos educadores é importantes estratégia para que se garanta uma educação de qualidade mais atualizada, em sintonia com as novas tecnologias educacionais. |
id |
IPES_3eb8e3b57b013a6468ee05ef8f50f87f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3042 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning ProcessesCurrículo; Práticas pedagógicas; Formação continuadaResumo: O ato de educar, assim como o processo de alfabetização como um todo engloba inúmeros fatores políticos, constitucionais e educacionais, onde esses aspectos incluem em especial a perspectiva pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem. O estudo em tela discute a importância da formação continuada nos processos de ensino e aprendizagem que, diga-se de passagem, quando levados em consideração tem grande impacto na evolução da formação do educando. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica básica, baseada nos pressupostos teóricos de: Libâneo (2015); Freire, (1996); Castro, (2014); Tardiff (2002) e demais pesquisadores da área de educação. Concluiu-se que ainda há lacunas que precisam ser repensadas e melhoradas, como a realização de formações que permitam aos docentes estratégias mais adaptadas e contextualizadas com a realidade dos discentes, bem como ações que aproximem mais a escola da família. Políticas públicas mais efetivas que garantam atualização constante dos educadores é importantes estratégia para que se garanta uma educação de qualidade mais atualizada, em sintonia com as novas tecnologias educacionais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Alzenir TeixeiraMiguel, Joelson Rodrigues2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/304210.14295/idonline.v15i55.3042ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 146-1581981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042/4752Direitos autorais 2021 Alzenir Teixeira Alves, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:56:23Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes |
title |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes |
spellingShingle |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes Alves, Alzenir Teixeira Currículo; Práticas pedagógicas; Formação continuada |
title_short |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes |
title_full |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes |
title_fullStr |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes |
title_full_unstemmed |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes |
title_sort |
A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes |
author |
Alves, Alzenir Teixeira |
author_facet |
Alves, Alzenir Teixeira Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Alzenir Teixeira Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo; Práticas pedagógicas; Formação continuada |
topic |
Currículo; Práticas pedagógicas; Formação continuada |
description |
Resumo: O ato de educar, assim como o processo de alfabetização como um todo engloba inúmeros fatores políticos, constitucionais e educacionais, onde esses aspectos incluem em especial a perspectiva pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem. O estudo em tela discute a importância da formação continuada nos processos de ensino e aprendizagem que, diga-se de passagem, quando levados em consideração tem grande impacto na evolução da formação do educando. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica básica, baseada nos pressupostos teóricos de: Libâneo (2015); Freire, (1996); Castro, (2014); Tardiff (2002) e demais pesquisadores da área de educação. Concluiu-se que ainda há lacunas que precisam ser repensadas e melhoradas, como a realização de formações que permitam aos docentes estratégias mais adaptadas e contextualizadas com a realidade dos discentes, bem como ações que aproximem mais a escola da família. Políticas públicas mais efetivas que garantam atualização constante dos educadores é importantes estratégia para que se garanta uma educação de qualidade mais atualizada, em sintonia com as novas tecnologias educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042 10.14295/idonline.v15i55.3042 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i55.3042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042/4752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alzenir Teixeira Alves, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alzenir Teixeira Alves, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 146-158 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956200857600 |