A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alzenir Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042
Resumo: Resumo: O ato de educar, assim como o processo de alfabetização como um todo engloba inúmeros fatores políticos, constitucionais e educacionais, onde esses aspectos incluem em especial a perspectiva pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem. O estudo em tela discute a importância da formação continuada nos processos de ensino e aprendizagem que, diga-se de passagem, quando levados em consideração tem grande impacto na evolução da formação do educando. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica básica, baseada nos pressupostos teóricos de:  Libâneo (2015); Freire, (1996); Castro, (2014); Tardiff (2002) e demais pesquisadores da área de educação. Concluiu-se que ainda há lacunas que precisam ser repensadas e melhoradas, como a realização de formações que permitam aos docentes estratégias mais adaptadas e contextualizadas com a realidade dos discentes, bem como ações que aproximem mais a escola da família. Políticas públicas mais efetivas que garantam atualização constante dos educadores é importantes estratégia para que se garanta uma educação de qualidade mais atualizada, em sintonia com as novas tecnologias educacionais. 
id IPES_3eb8e3b57b013a6468ee05ef8f50f87f
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3042
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning ProcessesCurrículo; Práticas pedagógicas; Formação continuadaResumo: O ato de educar, assim como o processo de alfabetização como um todo engloba inúmeros fatores políticos, constitucionais e educacionais, onde esses aspectos incluem em especial a perspectiva pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem. O estudo em tela discute a importância da formação continuada nos processos de ensino e aprendizagem que, diga-se de passagem, quando levados em consideração tem grande impacto na evolução da formação do educando. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica básica, baseada nos pressupostos teóricos de:  Libâneo (2015); Freire, (1996); Castro, (2014); Tardiff (2002) e demais pesquisadores da área de educação. Concluiu-se que ainda há lacunas que precisam ser repensadas e melhoradas, como a realização de formações que permitam aos docentes estratégias mais adaptadas e contextualizadas com a realidade dos discentes, bem como ações que aproximem mais a escola da família. Políticas públicas mais efetivas que garantam atualização constante dos educadores é importantes estratégia para que se garanta uma educação de qualidade mais atualizada, em sintonia com as novas tecnologias educacionais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Alzenir TeixeiraMiguel, Joelson Rodrigues2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/304210.14295/idonline.v15i55.3042ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 146-1581981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042/4752Direitos autorais 2021 Alzenir Teixeira Alves, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:56:23Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
title A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
spellingShingle A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
Alves, Alzenir Teixeira
Currículo; Práticas pedagógicas; Formação continuada
title_short A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
title_full A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
title_fullStr A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
title_full_unstemmed A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
title_sort A Importância da Formação Continuada nos Processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Continuing Education in the Teaching and Learning Processes
author Alves, Alzenir Teixeira
author_facet Alves, Alzenir Teixeira
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alzenir Teixeira
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo; Práticas pedagógicas; Formação continuada
topic Currículo; Práticas pedagógicas; Formação continuada
description Resumo: O ato de educar, assim como o processo de alfabetização como um todo engloba inúmeros fatores políticos, constitucionais e educacionais, onde esses aspectos incluem em especial a perspectiva pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem. O estudo em tela discute a importância da formação continuada nos processos de ensino e aprendizagem que, diga-se de passagem, quando levados em consideração tem grande impacto na evolução da formação do educando. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica básica, baseada nos pressupostos teóricos de:  Libâneo (2015); Freire, (1996); Castro, (2014); Tardiff (2002) e demais pesquisadores da área de educação. Concluiu-se que ainda há lacunas que precisam ser repensadas e melhoradas, como a realização de formações que permitam aos docentes estratégias mais adaptadas e contextualizadas com a realidade dos discentes, bem como ações que aproximem mais a escola da família. Políticas públicas mais efetivas que garantam atualização constante dos educadores é importantes estratégia para que se garanta uma educação de qualidade mais atualizada, em sintonia com as novas tecnologias educacionais. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042
10.14295/idonline.v15i55.3042
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i55.3042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3042/4752
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Alzenir Teixeira Alves, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Alzenir Teixeira Alves, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 146-158
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956200857600