Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco Gilberto Braga de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043
Resumo: Resumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social.     Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade. 
id IPES_438109993cd9d99091ace087a65ea45f
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3043
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in ContemporaneityEducação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusãoResumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social.     Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Francisco Gilberto Braga deMiguel, Joelson Rodrigues2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/304310.14295/idonline.v15i55.3043ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 169-1801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043/4755Direitos autorais 2021 Francisco Gilberto Braga de Sousa, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T00:32:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
title Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
spellingShingle Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
Sousa, Francisco Gilberto Braga de
Educação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusão
title_short Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
title_full Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
title_fullStr Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
title_full_unstemmed Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
title_sort Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
author Sousa, Francisco Gilberto Braga de
author_facet Sousa, Francisco Gilberto Braga de
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisco Gilberto Braga de
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusão
topic Educação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusão
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social.     Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade. 
description Resumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social.     Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043
10.14295/idonline.v15i55.3043
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i55.3043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043/4755
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francisco Gilberto Braga de Sousa, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francisco Gilberto Braga de Sousa, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 169-180
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037419995922432