Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043 |
Resumo: | Resumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social. Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade. |
id |
IPES_c3bcb608146d5173ca72602d15cb9086 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3043 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in ContemporaneityEducação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusãoResumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social. Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Francisco Gilberto Braga deMiguel, Joelson Rodrigues2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/304310.14295/idonline.v15i55.3043ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 169-1801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043/4755Direitos autorais 2021 Francisco Gilberto Braga de Sousa, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T00:32:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity |
title |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity |
spellingShingle |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity Sousa, Francisco Gilberto Braga de Educação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusão |
title_short |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity |
title_full |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity |
title_fullStr |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity |
title_full_unstemmed |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity |
title_sort |
Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity |
author |
Sousa, Francisco Gilberto Braga de |
author_facet |
Sousa, Francisco Gilberto Braga de Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Francisco Gilberto Braga de Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusão |
topic |
Educação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusão |
description |
Resumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social. Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043 10.14295/idonline.v15i55.3043 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i55.3043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3043/4755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francisco Gilberto Braga de Sousa, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francisco Gilberto Braga de Sousa, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 169-180 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949004480512 |