A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916 |
Resumo: | Resumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades. |
id |
IPES_4e5fd3297460a5895554a92a657d7e27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2916 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PELeitura Literária. Metodologia. Prática da LeituraResumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRodrigues, Simone de SouzaSantos, Pedro Fernando dos2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/291610.14295/idonline.v14i53.2916ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 835-8451981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916/4524Direitos autorais 2021 Simone de Souza Rodrigues, Pedro Fernando dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:19Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE |
title |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE |
spellingShingle |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE Rodrigues, Simone de Souza Leitura Literária. Metodologia. Prática da Leitura |
title_short |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE |
title_full |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE |
title_fullStr |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE |
title_full_unstemmed |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE |
title_sort |
A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE |
author |
Rodrigues, Simone de Souza |
author_facet |
Rodrigues, Simone de Souza Santos, Pedro Fernando dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Pedro Fernando dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Simone de Souza Santos, Pedro Fernando dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literária. Metodologia. Prática da Leitura |
topic |
Leitura Literária. Metodologia. Prática da Leitura |
description |
Resumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916 10.14295/idonline.v14i53.2916 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916/4524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Simone de Souza Rodrigues, Pedro Fernando dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Simone de Souza Rodrigues, Pedro Fernando dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 835-845 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949430202368 |