A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Simone de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Pedro Fernando dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916
Resumo: Resumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão  e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades. 
id IPES_51ca4fc8c04739083202ea6a21f1a9e9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2916
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PELeitura Literária. Metodologia. Prática da LeituraResumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão  e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRodrigues, Simone de SouzaSantos, Pedro Fernando dos2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/291610.14295/idonline.v14i53.2916ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 835-8451981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916/4524Direitos autorais 2021 Simone de Souza Rodrigues, Pedro Fernando dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:19Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
title A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
spellingShingle A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
Rodrigues, Simone de Souza
Leitura Literária. Metodologia. Prática da Leitura
title_short A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
title_full A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
title_fullStr A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
title_full_unstemmed A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
title_sort A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE
author Rodrigues, Simone de Souza
author_facet Rodrigues, Simone de Souza
Santos, Pedro Fernando dos
author_role author
author2 Santos, Pedro Fernando dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Simone de Souza
Santos, Pedro Fernando dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura Literária. Metodologia. Prática da Leitura
topic Leitura Literária. Metodologia. Prática da Leitura
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão  e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades. 
description Resumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão  e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916
10.14295/idonline.v14i53.2916
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2916/4524
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Simone de Souza Rodrigues, Pedro Fernando dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Simone de Souza Rodrigues, Pedro Fernando dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 835-845
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037420382846976