Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fátima Dyanne de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322
Resumo: O presente artigo traz o desenvolvimento de um pensamento que relata os benefícios e a qualidade da parceria família e escola na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Seu objetivo é analisar a efetividade da parceria entre a família e a escola nos bons resultados da aprendizagem e do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência intelectual. Ele traz essa resposta através de pesquisas onde afirmam que tal parceria geram resultados. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma discussão através dos textos obtidos em livros, artigos, sites e documentos que trouxeram um norteamento para a realização do mesmo. É possível afirmar que trazer a criança deficiente para o ensino traz na sua vida mudanças das quais ele jamais esquecerá. Tais mudanças só poderão acontecer no ambiente escolar com cautela e aplicação no ensino. Alunos com deficiências tem sim a capacidade de aprender, mas isso só é possível através de muita dedicação de ambas as partes (família e escola). A mudança está dentro de cada um e ela é necessária no âmbito educacional. Aprender é algo que todos precisam, inclusive e principalmente alunos com deficiência intelectual. Inserir-se na escola é algo desafiador, mas necessário. 
id IPES_4f7dff0ebbf7162ce1fb1cbe5a6dc3f2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2322
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive DeficitEscola; Família; AprendizagemO presente artigo traz o desenvolvimento de um pensamento que relata os benefícios e a qualidade da parceria família e escola na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Seu objetivo é analisar a efetividade da parceria entre a família e a escola nos bons resultados da aprendizagem e do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência intelectual. Ele traz essa resposta através de pesquisas onde afirmam que tal parceria geram resultados. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma discussão através dos textos obtidos em livros, artigos, sites e documentos que trouxeram um norteamento para a realização do mesmo. É possível afirmar que trazer a criança deficiente para o ensino traz na sua vida mudanças das quais ele jamais esquecerá. Tais mudanças só poderão acontecer no ambiente escolar com cautela e aplicação no ensino. Alunos com deficiências tem sim a capacidade de aprender, mas isso só é possível através de muita dedicação de ambas as partes (família e escola). A mudança está dentro de cada um e ela é necessária no âmbito educacional. Aprender é algo que todos precisam, inclusive e principalmente alunos com deficiência intelectual. Inserir-se na escola é algo desafiador, mas necessário. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Fátima Dyanne de SouzaSobral, Maria do Socorro Cecílio2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/232210.14295/idonline.v14i49.2322ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 162-1691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322/3604Direitos autorais 2021 Fátima Dyanne de Souza Oliveira, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:21Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
title Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
spellingShingle Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
Oliveira, Fátima Dyanne de Souza
Escola; Família; Aprendizagem
title_short Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
title_full Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
title_fullStr Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
title_full_unstemmed Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
title_sort Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
author Oliveira, Fátima Dyanne de Souza
author_facet Oliveira, Fátima Dyanne de Souza
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fátima Dyanne de Souza
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Escola; Família; Aprendizagem
topic Escola; Família; Aprendizagem
description O presente artigo traz o desenvolvimento de um pensamento que relata os benefícios e a qualidade da parceria família e escola na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Seu objetivo é analisar a efetividade da parceria entre a família e a escola nos bons resultados da aprendizagem e do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência intelectual. Ele traz essa resposta através de pesquisas onde afirmam que tal parceria geram resultados. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma discussão através dos textos obtidos em livros, artigos, sites e documentos que trouxeram um norteamento para a realização do mesmo. É possível afirmar que trazer a criança deficiente para o ensino traz na sua vida mudanças das quais ele jamais esquecerá. Tais mudanças só poderão acontecer no ambiente escolar com cautela e aplicação no ensino. Alunos com deficiências tem sim a capacidade de aprender, mas isso só é possível através de muita dedicação de ambas as partes (família e escola). A mudança está dentro de cada um e ela é necessária no âmbito educacional. Aprender é algo que todos precisam, inclusive e principalmente alunos com deficiência intelectual. Inserir-se na escola é algo desafiador, mas necessário. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322
10.14295/idonline.v14i49.2322
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i49.2322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322/3604
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Fátima Dyanne de Souza Oliveira, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Fátima Dyanne de Souza Oliveira, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 162-169
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053948392112129