Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322 |
Resumo: | O presente artigo traz o desenvolvimento de um pensamento que relata os benefícios e a qualidade da parceria família e escola na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Seu objetivo é analisar a efetividade da parceria entre a família e a escola nos bons resultados da aprendizagem e do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência intelectual. Ele traz essa resposta através de pesquisas onde afirmam que tal parceria geram resultados. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma discussão através dos textos obtidos em livros, artigos, sites e documentos que trouxeram um norteamento para a realização do mesmo. É possível afirmar que trazer a criança deficiente para o ensino traz na sua vida mudanças das quais ele jamais esquecerá. Tais mudanças só poderão acontecer no ambiente escolar com cautela e aplicação no ensino. Alunos com deficiências tem sim a capacidade de aprender, mas isso só é possível através de muita dedicação de ambas as partes (família e escola). A mudança está dentro de cada um e ela é necessária no âmbito educacional. Aprender é algo que todos precisam, inclusive e principalmente alunos com deficiência intelectual. Inserir-se na escola é algo desafiador, mas necessário. |
id |
IPES_4f7dff0ebbf7162ce1fb1cbe5a6dc3f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2322 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive DeficitEscola; Família; AprendizagemO presente artigo traz o desenvolvimento de um pensamento que relata os benefícios e a qualidade da parceria família e escola na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Seu objetivo é analisar a efetividade da parceria entre a família e a escola nos bons resultados da aprendizagem e do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência intelectual. Ele traz essa resposta através de pesquisas onde afirmam que tal parceria geram resultados. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma discussão através dos textos obtidos em livros, artigos, sites e documentos que trouxeram um norteamento para a realização do mesmo. É possível afirmar que trazer a criança deficiente para o ensino traz na sua vida mudanças das quais ele jamais esquecerá. Tais mudanças só poderão acontecer no ambiente escolar com cautela e aplicação no ensino. Alunos com deficiências tem sim a capacidade de aprender, mas isso só é possível através de muita dedicação de ambas as partes (família e escola). A mudança está dentro de cada um e ela é necessária no âmbito educacional. Aprender é algo que todos precisam, inclusive e principalmente alunos com deficiência intelectual. Inserir-se na escola é algo desafiador, mas necessário. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Fátima Dyanne de SouzaSobral, Maria do Socorro Cecílio2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/232210.14295/idonline.v14i49.2322ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 162-1691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322/3604Direitos autorais 2021 Fátima Dyanne de Souza Oliveira, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:21Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit |
title |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit |
spellingShingle |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit Oliveira, Fátima Dyanne de Souza Escola; Família; Aprendizagem |
title_short |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit |
title_full |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit |
title_fullStr |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit |
title_full_unstemmed |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit |
title_sort |
Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit |
author |
Oliveira, Fátima Dyanne de Souza |
author_facet |
Oliveira, Fátima Dyanne de Souza Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fátima Dyanne de Souza Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola; Família; Aprendizagem |
topic |
Escola; Família; Aprendizagem |
description |
O presente artigo traz o desenvolvimento de um pensamento que relata os benefícios e a qualidade da parceria família e escola na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Seu objetivo é analisar a efetividade da parceria entre a família e a escola nos bons resultados da aprendizagem e do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência intelectual. Ele traz essa resposta através de pesquisas onde afirmam que tal parceria geram resultados. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma discussão através dos textos obtidos em livros, artigos, sites e documentos que trouxeram um norteamento para a realização do mesmo. É possível afirmar que trazer a criança deficiente para o ensino traz na sua vida mudanças das quais ele jamais esquecerá. Tais mudanças só poderão acontecer no ambiente escolar com cautela e aplicação no ensino. Alunos com deficiências tem sim a capacidade de aprender, mas isso só é possível através de muita dedicação de ambas as partes (família e escola). A mudança está dentro de cada um e ela é necessária no âmbito educacional. Aprender é algo que todos precisam, inclusive e principalmente alunos com deficiência intelectual. Inserir-se na escola é algo desafiador, mas necessário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322 10.14295/idonline.v14i49.2322 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i49.2322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2322/3604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fátima Dyanne de Souza Oliveira, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fátima Dyanne de Souza Oliveira, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 162-169 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053948392112129 |