Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ranielly da Cruz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Alyne Leite de, Viana, Hudson Josino, Lima, Antonio Raniel Silva, Alencar, Maria Patrícia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1224
Resumo: O estudo em questão teve como principal objetivo analisar como as metodologias ativas podem influenciar na percepção de alunos do 6º e 7º semestres do curso de administração de uma IES privada do centro sul do Ceará no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. O método utilizado para a coleta de dados foi delineado a partir da aplicação de atividades baseadas na proposta do TBL e PBL, seguidas de observação assistemática não participante e um grupo focal, onde foram coletados relatos dos participantes. A pesquisa caracterizou-se com abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Obteve-se que a utilização de metodologias ativas vem favorecer amplamente na desenvoltura e senso crítico e, especialmente na autonomia do estudante enquanto ser que pensa e que direciona o caminho que pretende alcançar, embora isso não seja nítido para ele em momentos iniciais. Os modelos apresentados apresentam-se como de significativa relevância na construção científica visto a necessidade de desenvolvimento de atividades em grupo, assim como a percepção crítica do sujeito enquanto participante do ambiente em que estiver inserido, na resolução de problemas de maneira proativa, esse fato se confirma nos relatos dos entrevistados.  
id IPES_52c0c19b734724a400c16ce14ede6e2c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1224
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de AdministraçãoPesquisa cientifica. Metodologias ativas. PBL.TBLO estudo em questão teve como principal objetivo analisar como as metodologias ativas podem influenciar na percepção de alunos do 6º e 7º semestres do curso de administração de uma IES privada do centro sul do Ceará no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. O método utilizado para a coleta de dados foi delineado a partir da aplicação de atividades baseadas na proposta do TBL e PBL, seguidas de observação assistemática não participante e um grupo focal, onde foram coletados relatos dos participantes. A pesquisa caracterizou-se com abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Obteve-se que a utilização de metodologias ativas vem favorecer amplamente na desenvoltura e senso crítico e, especialmente na autonomia do estudante enquanto ser que pensa e que direciona o caminho que pretende alcançar, embora isso não seja nítido para ele em momentos iniciais. Os modelos apresentados apresentam-se como de significativa relevância na construção científica visto a necessidade de desenvolvimento de atividades em grupo, assim como a percepção crítica do sujeito enquanto participante do ambiente em que estiver inserido, na resolução de problemas de maneira proativa, esse fato se confirma nos relatos dos entrevistados.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPereira, Ranielly da CruzOliveira, Alyne Leite deViana, Hudson JosinoLima, Antonio Raniel SilvaAlencar, Maria Patrícia de2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/122410.14295/idonline.v12i41.1224ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 371-3891981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1224/1781Direitos autorais 2021 Ranielly da Cruz Pereira, Alyne Leite de Oliveira, Hudson Josino Viana, Antonio Raniel Silva Lima, Maria Patrícia de Alencarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração
title Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração
spellingShingle Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração
Pereira, Ranielly da Cruz
Pesquisa cientifica. Metodologias ativas. PBL.TBL
title_short Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração
title_full Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração
title_fullStr Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração
title_full_unstemmed Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração
title_sort Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração
author Pereira, Ranielly da Cruz
author_facet Pereira, Ranielly da Cruz
Oliveira, Alyne Leite de
Viana, Hudson Josino
Lima, Antonio Raniel Silva
Alencar, Maria Patrícia de
author_role author
author2 Oliveira, Alyne Leite de
Viana, Hudson Josino
Lima, Antonio Raniel Silva
Alencar, Maria Patrícia de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ranielly da Cruz
Oliveira, Alyne Leite de
Viana, Hudson Josino
Lima, Antonio Raniel Silva
Alencar, Maria Patrícia de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa cientifica. Metodologias ativas. PBL.TBL
topic Pesquisa cientifica. Metodologias ativas. PBL.TBL
description O estudo em questão teve como principal objetivo analisar como as metodologias ativas podem influenciar na percepção de alunos do 6º e 7º semestres do curso de administração de uma IES privada do centro sul do Ceará no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. O método utilizado para a coleta de dados foi delineado a partir da aplicação de atividades baseadas na proposta do TBL e PBL, seguidas de observação assistemática não participante e um grupo focal, onde foram coletados relatos dos participantes. A pesquisa caracterizou-se com abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Obteve-se que a utilização de metodologias ativas vem favorecer amplamente na desenvoltura e senso crítico e, especialmente na autonomia do estudante enquanto ser que pensa e que direciona o caminho que pretende alcançar, embora isso não seja nítido para ele em momentos iniciais. Os modelos apresentados apresentam-se como de significativa relevância na construção científica visto a necessidade de desenvolvimento de atividades em grupo, assim como a percepção crítica do sujeito enquanto participante do ambiente em que estiver inserido, na resolução de problemas de maneira proativa, esse fato se confirma nos relatos dos entrevistados.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1224
10.14295/idonline.v12i41.1224
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1224
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i41.1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1224/1781
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 371-389
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951154061312