Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landim, Jessica Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Coutinho, Marta Callou Barros, Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517
Resumo: A Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico.  
id IPES_9c8a7befddddabb6f65d35fb6eb450e0
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1517
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o CuidarEducação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentesA Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLandim, Jessica AlvesCoutinho, Marta Callou BarrosSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/151710.14295/idonline.v13i43.1517ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 128-1381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517/2255Direitos autorais 2021 Jessica Alves Landim, Marta Callou Barros Coutinho, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T11:00:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
title Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
spellingShingle Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
Landim, Jessica Alves
Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentes
title_short Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
title_full Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
title_fullStr Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
title_full_unstemmed Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
title_sort Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
author Landim, Jessica Alves
author_facet Landim, Jessica Alves
Coutinho, Marta Callou Barros
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Coutinho, Marta Callou Barros
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Landim, Jessica Alves
Coutinho, Marta Callou Barros
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentes
topic Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentes
description A Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517
10.14295/idonline.v13i43.1517
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i43.1517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1517/2255
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 128-138
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957539889152