DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Nádia Maria Ferronatto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fontana, Patrícia, Kuhn, Martin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317
Resumo: A profissão docente requer o domínio de diversos saberes para que a aprendizagem aconteça.  O presente artigo discute a pertinência da interação entre os conhecimentos construídos nos anos de formação e sua estreita e necessária articulação com o cotidiano escolar. Interroga-se: os saberes docentes construídos pelos professores ao longo do processo de formação inicial e continuada qualificam a prática pedagógica no cotidiano escolar? É uma reflexão bibliográfica de caráter ensaístico e será estruturada em dois movimentos: o primeiro abordará a construção dos saberes docentes que constituem a identidade do professor e o segundo as implicações destes saberes à prática cotidiana. Constata-se que constituir-se professor é um processo de formação contínuo em que estão envolvidos diferentes saberes que proporcionam a construção de sua identidade intimamente articulada com as práticas pedagógicas.
id UNEMAT-5_1fb949aff27ec262b6c4ccdcf29b01d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4317
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICASSaberes docentesprática pedagógicaidentidadeconhecimentoA profissão docente requer o domínio de diversos saberes para que a aprendizagem aconteça.  O presente artigo discute a pertinência da interação entre os conhecimentos construídos nos anos de formação e sua estreita e necessária articulação com o cotidiano escolar. Interroga-se: os saberes docentes construídos pelos professores ao longo do processo de formação inicial e continuada qualificam a prática pedagógica no cotidiano escolar? É uma reflexão bibliográfica de caráter ensaístico e será estruturada em dois movimentos: o primeiro abordará a construção dos saberes docentes que constituem a identidade do professor e o segundo as implicações destes saberes à prática cotidiana. Constata-se que constituir-se professor é um processo de formação contínuo em que estão envolvidos diferentes saberes que proporcionam a construção de sua identidade intimamente articulada com as práticas pedagógicas.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 87-1022178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317/3434Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardi, Nádia Maria FerronattoFontana, PatríciaKuhn, Martin2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4317Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
spellingShingle DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Bernardi, Nádia Maria Ferronatto
Saberes docentes
prática pedagógica
identidade
conhecimento
title_short DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_full DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_fullStr DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_sort DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
author Bernardi, Nádia Maria Ferronatto
author_facet Bernardi, Nádia Maria Ferronatto
Fontana, Patrícia
Kuhn, Martin
author_role author
author2 Fontana, Patrícia
Kuhn, Martin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Nádia Maria Ferronatto
Fontana, Patrícia
Kuhn, Martin
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
prática pedagógica
identidade
conhecimento
topic Saberes docentes
prática pedagógica
identidade
conhecimento
description A profissão docente requer o domínio de diversos saberes para que a aprendizagem aconteça.  O presente artigo discute a pertinência da interação entre os conhecimentos construídos nos anos de formação e sua estreita e necessária articulação com o cotidiano escolar. Interroga-se: os saberes docentes construídos pelos professores ao longo do processo de formação inicial e continuada qualificam a prática pedagógica no cotidiano escolar? É uma reflexão bibliográfica de caráter ensaístico e será estruturada em dois movimentos: o primeiro abordará a construção dos saberes docentes que constituem a identidade do professor e o segundo as implicações destes saberes à prática cotidiana. Constata-se que constituir-se professor é um processo de formação contínuo em que estão envolvidos diferentes saberes que proporcionam a construção de sua identidade intimamente articulada com as práticas pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317/3434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 87-102
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460772274176