O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3164 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de crianças autistas em uma escola regular de ensino no município de Iguatu, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, desenvolvida na Escola Estação da Criança, com 12 professores, por meio de entrevistas semi-estruturadas e posteriormente analisadas pelo software Iramuteq. Demonstrou-se que existe uma necessidade de os professores terem uma formação continuada no sentido de conhecer a criança autista e suas particularidades, bem como enxergar cada criança como um ser individual para promover a inclusão dessa criança no ensino regular por meio de uma aprendizagem mais significativa. Ademais, para os professores, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem genética, que afeta, principalmente, a comunicação verbal e não verbal, caracterizada por movimentos repetitivos e dificuldade de interação social. Mais estudos são necessários para elucidarem essa questão no sentido de compreender melhor esses alunos, desde o diagnóstico até o tratamento, inclusive, sua inserção em sala-de-aula no ensino regular, possibilitando uma melhor interação social desses alunos e consequentemente garantindo sua inclusão e uma formação mais adequada, como sujeitos sociais, já que estão assegurados por lei. |
id |
IPES_66218476688a8da0eb33bf653c51c454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3164 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's Viewautismo; inclusão; formação continuadaResumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de crianças autistas em uma escola regular de ensino no município de Iguatu, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, desenvolvida na Escola Estação da Criança, com 12 professores, por meio de entrevistas semi-estruturadas e posteriormente analisadas pelo software Iramuteq. Demonstrou-se que existe uma necessidade de os professores terem uma formação continuada no sentido de conhecer a criança autista e suas particularidades, bem como enxergar cada criança como um ser individual para promover a inclusão dessa criança no ensino regular por meio de uma aprendizagem mais significativa. Ademais, para os professores, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem genética, que afeta, principalmente, a comunicação verbal e não verbal, caracterizada por movimentos repetitivos e dificuldade de interação social. Mais estudos são necessários para elucidarem essa questão no sentido de compreender melhor esses alunos, desde o diagnóstico até o tratamento, inclusive, sua inserção em sala-de-aula no ensino regular, possibilitando uma melhor interação social desses alunos e consequentemente garantindo sua inclusão e uma formação mais adequada, como sujeitos sociais, já que estão assegurados por lei. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAmorim, Samuel Ilo Fernandes deSilva, Luziete Jorge daFerino, Luiz Paulo da PenhaDiniz, Felipe Lopes2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/316410.14295/idonline.v15i56.3164ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 664-6771981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3164/4972Direitos autorais 2021 Samuel Ilo Fernandes de Amorim, Luziete Jorge da Silva, Luiz Paulo da Penha Ferino, Felipe Lopes Dinizhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T20:02:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View |
title |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View |
spellingShingle |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View Amorim, Samuel Ilo Fernandes de autismo; inclusão; formação continuada |
title_short |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View |
title_full |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View |
title_fullStr |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View |
title_full_unstemmed |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View |
title_sort |
O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View |
author |
Amorim, Samuel Ilo Fernandes de |
author_facet |
Amorim, Samuel Ilo Fernandes de Silva, Luziete Jorge da Ferino, Luiz Paulo da Penha Diniz, Felipe Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luziete Jorge da Ferino, Luiz Paulo da Penha Diniz, Felipe Lopes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Samuel Ilo Fernandes de Silva, Luziete Jorge da Ferino, Luiz Paulo da Penha Diniz, Felipe Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autismo; inclusão; formação continuada |
topic |
autismo; inclusão; formação continuada |
description |
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de crianças autistas em uma escola regular de ensino no município de Iguatu, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, desenvolvida na Escola Estação da Criança, com 12 professores, por meio de entrevistas semi-estruturadas e posteriormente analisadas pelo software Iramuteq. Demonstrou-se que existe uma necessidade de os professores terem uma formação continuada no sentido de conhecer a criança autista e suas particularidades, bem como enxergar cada criança como um ser individual para promover a inclusão dessa criança no ensino regular por meio de uma aprendizagem mais significativa. Ademais, para os professores, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem genética, que afeta, principalmente, a comunicação verbal e não verbal, caracterizada por movimentos repetitivos e dificuldade de interação social. Mais estudos são necessários para elucidarem essa questão no sentido de compreender melhor esses alunos, desde o diagnóstico até o tratamento, inclusive, sua inserção em sala-de-aula no ensino regular, possibilitando uma melhor interação social desses alunos e consequentemente garantindo sua inclusão e uma formação mais adequada, como sujeitos sociais, já que estão assegurados por lei. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3164 10.14295/idonline.v15i56.3164 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3164 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i56.3164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3164/4972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 664-677 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053953975779328 |