O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's View

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Samuel Ilo Fernandes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Luziete Jorge da, Ferino, Luiz Paulo da Penha, Diniz, Felipe Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3164
Resumo: Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de crianças autistas em uma escola regular de ensino no município de Iguatu, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, desenvolvida na Escola Estação da Criança, com 12 professores, por meio de entrevistas semi-estruturadas e posteriormente analisadas pelo software Iramuteq. Demonstrou-se que existe uma necessidade de os professores terem uma formação continuada no sentido de conhecer a criança autista e suas particularidades, bem como enxergar cada criança como um ser individual para promover a inclusão dessa criança no ensino regular por meio de uma aprendizagem mais significativa. Ademais, para os professores, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem genética, que afeta, principalmente, a comunicação verbal e não verbal, caracterizada por movimentos repetitivos e dificuldade de interação social. Mais estudos são necessários para elucidarem essa questão no sentido de compreender melhor esses alunos, desde o diagnóstico até o tratamento, inclusive, sua inserção em sala-de-aula no ensino regular, possibilitando uma melhor interação social desses alunos e consequentemente garantindo sua inclusão e uma formação mais adequada, como sujeitos sociais, já que estão assegurados por lei.   
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spelling O Processo de Inclusão de Crianças Autistas na Rede Regular de Ensino: Um Olhar Docente / The Process of Including Autistic Children in the Regular Education Network: A Teacher's Viewautismo; inclusão; formação continuadaResumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de crianças autistas em uma escola regular de ensino no município de Iguatu, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, desenvolvida na Escola Estação da Criança, com 12 professores, por meio de entrevistas semi-estruturadas e posteriormente analisadas pelo software Iramuteq. Demonstrou-se que existe uma necessidade de os professores terem uma formação continuada no sentido de conhecer a criança autista e suas particularidades, bem como enxergar cada criança como um ser individual para promover a inclusão dessa criança no ensino regular por meio de uma aprendizagem mais significativa. Ademais, para os professores, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem genética, que afeta, principalmente, a comunicação verbal e não verbal, caracterizada por movimentos repetitivos e dificuldade de interação social. Mais estudos são necessários para elucidarem essa questão no sentido de compreender melhor esses alunos, desde o diagnóstico até o tratamento, inclusive, sua inserção em sala-de-aula no ensino regular, possibilitando uma melhor interação social desses alunos e consequentemente garantindo sua inclusão e uma formação mais adequada, como sujeitos sociais, já que estão assegurados por lei.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAmorim, Samuel Ilo Fernandes deSilva, Luziete Jorge daFerino, Luiz Paulo da PenhaDiniz, Felipe Lopes2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/316410.14295/idonline.v15i56.3164ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 664-6771981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3164/4972Direitos autorais 2021 Samuel Ilo Fernandes de Amorim, Luziete Jorge da Silva, Luiz Paulo da Penha Ferino, Felipe Lopes Dinizhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T20:02:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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