Educação inclusiva de crianças autistas na rede pública de ensino regular / Inclusive education of autistic children in the public network of regular education
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32225 |
Resumo: | O presente artigo é parte integrante da minha dissertação de mestrado intitulada Educação Inclusiva de Crianças Autistas na Rede Pública de Ensino Regular, cujo objetivo geral foi investigar a percepção do professor em relação à educação inclusiva do aluno autista da rede pública regular de ensino básico da cidade de Mossoró-Rn. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa científica aplicada, pautada no pragmatismo da abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita aplicando questionários aos professores da rede púbica regular de ensino básico da cidade de Mossoró-Rn, contando também com pesquisa documental. O referencial teórico foi construído pautado na procura por uma educação igualitária, especialmente no que se refere à inclusão de crianças com deficiência em escolas de ensino regular. Os avanços nos marcos legais são inegáveis e apontam para a necessidade de mudar a escola para além de modelos “normatizantes” que são geradores de exclusão. O Brasil, foi impactado por esta nova concepção de educação, haja vista que paradigmas foram quebrados e se trouxe a percepção que as crianças com necessidades educacionais especiais devem estar matriculadas na escola regular, com os cuidados necessários e não em escolas especiais, que acabam por segregar essas pessoas. |
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Educação inclusiva de crianças autistas na rede pública de ensino regular / Inclusive education of autistic children in the public network of regular educationInclusãoAutismoProfessorEducação Inclusiva.O presente artigo é parte integrante da minha dissertação de mestrado intitulada Educação Inclusiva de Crianças Autistas na Rede Pública de Ensino Regular, cujo objetivo geral foi investigar a percepção do professor em relação à educação inclusiva do aluno autista da rede pública regular de ensino básico da cidade de Mossoró-Rn. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa científica aplicada, pautada no pragmatismo da abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita aplicando questionários aos professores da rede púbica regular de ensino básico da cidade de Mossoró-Rn, contando também com pesquisa documental. O referencial teórico foi construído pautado na procura por uma educação igualitária, especialmente no que se refere à inclusão de crianças com deficiência em escolas de ensino regular. Os avanços nos marcos legais são inegáveis e apontam para a necessidade de mudar a escola para além de modelos “normatizantes” que são geradores de exclusão. O Brasil, foi impactado por esta nova concepção de educação, haja vista que paradigmas foram quebrados e se trouxe a percepção que as crianças com necessidades educacionais especiais devem estar matriculadas na escola regular, com os cuidados necessários e não em escolas especiais, que acabam por segregar essas pessoas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3222510.34117/bjdv7n7-002Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65209-65227Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65209-65227Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65209-652272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32225/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Sanary Diasde Souza, Pedro Ramon Pinheiro2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32225Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:02.061910Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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