Por uma Pedagogia Inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655 |
Resumo: | O presente trabalho discute a questão da inclusão de crianças com necessidades especiais na busca de promoção de uma pedagogia inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o que dizem as leis e os teóricos sobre o tema, compreendendo o papel do professor pedagogo no seu cotidiano escolar como articulador do processo de aprendizagem. Entende-se que inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade e que para que ela aconteça faz-se necessário derrubar barreiras e obstáculos em relação a formação e informação e dentre eles o preconceito social que ainda perdura na sociedade. Para a concretização desse trabalho foram necessários diversas leituras em artigos e livros sobre o tema, como também a leitura de documentos que asseguram a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas. Espera-se que a construção do mesmo venha a ser um subsídio para professores que atuam em sala de aula. |
id |
IPES_70d31f6b5f94995754b0bb4132c52d41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/655 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma Pedagogia InclusivaInclusão-escolar. Escola. Professor.O presente trabalho discute a questão da inclusão de crianças com necessidades especiais na busca de promoção de uma pedagogia inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o que dizem as leis e os teóricos sobre o tema, compreendendo o papel do professor pedagogo no seu cotidiano escolar como articulador do processo de aprendizagem. Entende-se que inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade e que para que ela aconteça faz-se necessário derrubar barreiras e obstáculos em relação a formação e informação e dentre eles o preconceito social que ainda perdura na sociedade. Para a concretização desse trabalho foram necessários diversas leituras em artigos e livros sobre o tema, como também a leitura de documentos que asseguram a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas. Espera-se que a construção do mesmo venha a ser um subsídio para professores que atuam em sala de aula. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Edjonas SilvanaOliveira, Gislene Farias de2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65510.14295/idonline.v10i33.655ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 294-3031981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655/922Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma Pedagogia Inclusiva |
title |
Por uma Pedagogia Inclusiva |
spellingShingle |
Por uma Pedagogia Inclusiva Lopes, Edjonas Silvana Inclusão-escolar. Escola. Professor. |
title_short |
Por uma Pedagogia Inclusiva |
title_full |
Por uma Pedagogia Inclusiva |
title_fullStr |
Por uma Pedagogia Inclusiva |
title_full_unstemmed |
Por uma Pedagogia Inclusiva |
title_sort |
Por uma Pedagogia Inclusiva |
author |
Lopes, Edjonas Silvana |
author_facet |
Lopes, Edjonas Silvana Oliveira, Gislene Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Gislene Farias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Edjonas Silvana Oliveira, Gislene Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão-escolar. Escola. Professor. |
topic |
Inclusão-escolar. Escola. Professor. |
description |
O presente trabalho discute a questão da inclusão de crianças com necessidades especiais na busca de promoção de uma pedagogia inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o que dizem as leis e os teóricos sobre o tema, compreendendo o papel do professor pedagogo no seu cotidiano escolar como articulador do processo de aprendizagem. Entende-se que inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade e que para que ela aconteça faz-se necessário derrubar barreiras e obstáculos em relação a formação e informação e dentre eles o preconceito social que ainda perdura na sociedade. Para a concretização desse trabalho foram necessários diversas leituras em artigos e livros sobre o tema, como também a leitura de documentos que asseguram a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas. Espera-se que a construção do mesmo venha a ser um subsídio para professores que atuam em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655 10.14295/idonline.v10i33.655 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i33.655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655/922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 294-303 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053948434055168 |