Por uma Pedagogia Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Edjonas Silvana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655
Resumo: O presente trabalho discute a questão da inclusão de crianças com necessidades especiais na busca de promoção de uma pedagogia inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o que dizem as leis e os teóricos sobre o tema, compreendendo o papel do professor pedagogo no seu cotidiano escolar como articulador do processo de aprendizagem. Entende-se que inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade e que para que ela aconteça faz-se necessário derrubar barreiras e obstáculos em relação a formação e informação e dentre eles o preconceito social que ainda perdura na sociedade. Para a concretização desse trabalho foram necessários diversas leituras em artigos e livros sobre o tema, como também a leitura de documentos que asseguram a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas. Espera-se que a construção do mesmo venha a ser um subsídio para professores que atuam em sala de aula.  
id IPES_70d31f6b5f94995754b0bb4132c52d41
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/655
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Por uma Pedagogia InclusivaInclusão-escolar. Escola. Professor.O presente trabalho discute a questão da inclusão de crianças com necessidades especiais na busca de promoção de uma pedagogia inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o que dizem as leis e os teóricos sobre o tema, compreendendo o papel do professor pedagogo no seu cotidiano escolar como articulador do processo de aprendizagem. Entende-se que inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade e que para que ela aconteça faz-se necessário derrubar barreiras e obstáculos em relação a formação e informação e dentre eles o preconceito social que ainda perdura na sociedade. Para a concretização desse trabalho foram necessários diversas leituras em artigos e livros sobre o tema, como também a leitura de documentos que asseguram a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas. Espera-se que a construção do mesmo venha a ser um subsídio para professores que atuam em sala de aula.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Edjonas SilvanaOliveira, Gislene Farias de2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65510.14295/idonline.v10i33.655ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 294-3031981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655/922Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Por uma Pedagogia Inclusiva
title Por uma Pedagogia Inclusiva
spellingShingle Por uma Pedagogia Inclusiva
Lopes, Edjonas Silvana
Inclusão-escolar. Escola. Professor.
title_short Por uma Pedagogia Inclusiva
title_full Por uma Pedagogia Inclusiva
title_fullStr Por uma Pedagogia Inclusiva
title_full_unstemmed Por uma Pedagogia Inclusiva
title_sort Por uma Pedagogia Inclusiva
author Lopes, Edjonas Silvana
author_facet Lopes, Edjonas Silvana
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Edjonas Silvana
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão-escolar. Escola. Professor.
topic Inclusão-escolar. Escola. Professor.
description O presente trabalho discute a questão da inclusão de crianças com necessidades especiais na busca de promoção de uma pedagogia inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o que dizem as leis e os teóricos sobre o tema, compreendendo o papel do professor pedagogo no seu cotidiano escolar como articulador do processo de aprendizagem. Entende-se que inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade e que para que ela aconteça faz-se necessário derrubar barreiras e obstáculos em relação a formação e informação e dentre eles o preconceito social que ainda perdura na sociedade. Para a concretização desse trabalho foram necessários diversas leituras em artigos e livros sobre o tema, como também a leitura de documentos que asseguram a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas. Espera-se que a construção do mesmo venha a ser um subsídio para professores que atuam em sala de aula.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655
10.14295/idonline.v10i33.655
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/655/922
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 294-303
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053948434055168