A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Tatiane Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9292
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19093
Resumo: O artigo analisa tópicos da educação inclusiva relativos a professoras e alunos. Para isto apresenta desafios presentes no interior de duas escolas públicas de uma cidade do interior mineiro destacando elementos discursivos, situações observadas e opiniões emitidas por professoras e alunos das respectivas escolas quanto à educação inclusiva. Estes dados se configuram como resultado de uma pesquisa desenvolvida com o apoio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, no período 2011-2013. A pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através de observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apresentados no artigo apontam desafios ligados ao desconforto e queixa pelo despreparo pedagógico para o exercício de uma educação inclusiva, por parte das professoras. O artigo ao abordar a educação inclusiva argumenta em favor de uma melhor compreensão do cotidiano escolar, quando este se apresenta permeado por situações que podem ser tratadas de maneira inclusiva. Em modo conclusivo, destaca a urgência de mudanças no olhar docente sobre aquelas crianças que demandam atenção diferencial, atentando-se para que “déficits” sejam minimizados e possibilidades educativas buscadas, como possível saída para o imobilismo que transparece nos pronunciamentos docentes.
id UFOP_8880c6909d2438629a29194d755da501
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9292
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.Inclusão escolarProfessorasAlunosO artigo analisa tópicos da educação inclusiva relativos a professoras e alunos. Para isto apresenta desafios presentes no interior de duas escolas públicas de uma cidade do interior mineiro destacando elementos discursivos, situações observadas e opiniões emitidas por professoras e alunos das respectivas escolas quanto à educação inclusiva. Estes dados se configuram como resultado de uma pesquisa desenvolvida com o apoio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, no período 2011-2013. A pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através de observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apresentados no artigo apontam desafios ligados ao desconforto e queixa pelo despreparo pedagógico para o exercício de uma educação inclusiva, por parte das professoras. O artigo ao abordar a educação inclusiva argumenta em favor de uma melhor compreensão do cotidiano escolar, quando este se apresenta permeado por situações que podem ser tratadas de maneira inclusiva. Em modo conclusivo, destaca a urgência de mudanças no olhar docente sobre aquelas crianças que demandam atenção diferencial, atentando-se para que “déficits” sejam minimizados e possibilidades educativas buscadas, como possível saída para o imobilismo que transparece nos pronunciamentos docentes.The article analyzes topics of inclusive education for teachers and students. Elements of discursive situations are brought to light in the challenges and daily life of two public schools in a city of Minas Gerais (Brazil) and are highlighted in the text, vis -à-vis, field observations and opinions expressed by teachers and students of those schools concerning inclusive education. Data was obtained as the result of a survey carried out with the support of the Scientific Initiation Program (Programa de Iniciação Científica) of the Federal University of Ouro Preto, in the period 2011-2013. The research is qualitative and uses data collected through systematic observations and semi- structured interviews. Results presented in the article point to the discomfort and complaints by the teaching staff, with prevailing feelings of unpreparedness for the exercise of inclusive education. The article argues for a better understanding of everyday school life, when permeated by situations that could be addressed in an inclusive manner. In conclusion it highlights the urgency of changes in the modes the teaching staff regards those children who need differential attention, so that “deficits”could be minimized and educational possibilities sought, as a possible way out of the situation of immobility that transpires through teachers pronouncements.2018-01-19T12:11:44Z2018-01-19T12:11:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, C. M. da R. J.; LOPES, T. F. A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, p. 441-455, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19093>. Acesso em: 16 nov. 2017.1984-686Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9292http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19093O periódico Revista Educação Especial permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Revista Educação Especial <https://diadorim.ibict.br/handle/1/205>. Acesso em: 21 fev. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carla Mercês da Rocha JatobáLopes, Tatiane Felipeporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-10T15:14:49Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9292Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-10T15:14:49Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.
title A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.
spellingShingle A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Inclusão escolar
Professoras
Alunos
title_short A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.
title_full A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.
title_fullStr A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.
title_full_unstemmed A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.
title_sort A escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.
author Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
author_facet Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Lopes, Tatiane Felipe
author_role author
author2 Lopes, Tatiane Felipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Lopes, Tatiane Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Professoras
Alunos
topic Inclusão escolar
Professoras
Alunos
description O artigo analisa tópicos da educação inclusiva relativos a professoras e alunos. Para isto apresenta desafios presentes no interior de duas escolas públicas de uma cidade do interior mineiro destacando elementos discursivos, situações observadas e opiniões emitidas por professoras e alunos das respectivas escolas quanto à educação inclusiva. Estes dados se configuram como resultado de uma pesquisa desenvolvida com o apoio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, no período 2011-2013. A pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através de observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apresentados no artigo apontam desafios ligados ao desconforto e queixa pelo despreparo pedagógico para o exercício de uma educação inclusiva, por parte das professoras. O artigo ao abordar a educação inclusiva argumenta em favor de uma melhor compreensão do cotidiano escolar, quando este se apresenta permeado por situações que podem ser tratadas de maneira inclusiva. Em modo conclusivo, destaca a urgência de mudanças no olhar docente sobre aquelas crianças que demandam atenção diferencial, atentando-se para que “déficits” sejam minimizados e possibilidades educativas buscadas, como possível saída para o imobilismo que transparece nos pronunciamentos docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-19T12:11:44Z
2018-01-19T12:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, C. M. da R. J.; LOPES, T. F. A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, p. 441-455, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19093>. Acesso em: 16 nov. 2017.
1984-686X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9292
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19093
identifier_str_mv FERREIRA, C. M. da R. J.; LOPES, T. F. A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, p. 441-455, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19093>. Acesso em: 16 nov. 2017.
1984-686X
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9292
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002852006625280