A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rosimar Malhão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2686
Resumo: O ambiente escolar é formado por uma multiplicidade de personalidades que estão diariamente em processo de constituição e reafirmação de suas identidades, no seio escolar essas personalidades se cruzam, dialogam, ou seja, estão conhecendo outras óticas de enxergar a realidade. Por este motivo a interação das práticas pedagógicas torna-se fundamental, especialmente para inovar as práticas do professorado, pois mesmo inclusiva pode tornar-se cansativas para os alunos. Neste sentido, é importante dinamizar o espaço da sala de aula, trazendo novidades, repensando esse espaço como um território de produção do conhecimento de interação com outro. 
id IPES_9cc4a3ff60d1a48964c2a952de129820
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2686
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical PracticesPráticas pedagógicas; Práticas inclusivas; InteraçãoO ambiente escolar é formado por uma multiplicidade de personalidades que estão diariamente em processo de constituição e reafirmação de suas identidades, no seio escolar essas personalidades se cruzam, dialogam, ou seja, estão conhecendo outras óticas de enxergar a realidade. Por este motivo a interação das práticas pedagógicas torna-se fundamental, especialmente para inovar as práticas do professorado, pois mesmo inclusiva pode tornar-se cansativas para os alunos. Neste sentido, é importante dinamizar o espaço da sala de aula, trazendo novidades, repensando esse espaço como um território de produção do conhecimento de interação com outro. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPinheiro, Rosimar MalhãoMiguel, Joelson Rodrigues2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/268610.14295/idonline.v14i52.2686ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 95-1041981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2686/4327Direitos autorais 2021 Rosimar Malhão Pinheiro, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:16Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
title A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
spellingShingle A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
Pinheiro, Rosimar Malhão
Práticas pedagógicas; Práticas inclusivas; Interação
title_short A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
title_full A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
title_fullStr A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
title_full_unstemmed A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
title_sort A Importância da Interação nas Práticas Pedagógicas Inclusivas / The Importance of Interaction in Inclusive Pedagogical Practices
author Pinheiro, Rosimar Malhão
author_facet Pinheiro, Rosimar Malhão
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rosimar Malhão
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas; Práticas inclusivas; Interação
topic Práticas pedagógicas; Práticas inclusivas; Interação
dc.description.none.fl_txt_mv O ambiente escolar é formado por uma multiplicidade de personalidades que estão diariamente em processo de constituição e reafirmação de suas identidades, no seio escolar essas personalidades se cruzam, dialogam, ou seja, estão conhecendo outras óticas de enxergar a realidade. Por este motivo a interação das práticas pedagógicas torna-se fundamental, especialmente para inovar as práticas do professorado, pois mesmo inclusiva pode tornar-se cansativas para os alunos. Neste sentido, é importante dinamizar o espaço da sala de aula, trazendo novidades, repensando esse espaço como um território de produção do conhecimento de interação com outro. 
description O ambiente escolar é formado por uma multiplicidade de personalidades que estão diariamente em processo de constituição e reafirmação de suas identidades, no seio escolar essas personalidades se cruzam, dialogam, ou seja, estão conhecendo outras óticas de enxergar a realidade. Por este motivo a interação das práticas pedagógicas torna-se fundamental, especialmente para inovar as práticas do professorado, pois mesmo inclusiva pode tornar-se cansativas para os alunos. Neste sentido, é importante dinamizar o espaço da sala de aula, trazendo novidades, repensando esse espaço como um território de produção do conhecimento de interação com outro. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2686
10.14295/idonline.v14i52.2686
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2686
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2686/4327
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Rosimar Malhão Pinheiro, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Rosimar Malhão Pinheiro, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 95-104
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037423577858048