O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822 |
Resumo: | Resumo: O trabalho em questão trata-se de um estudo teórico que tem como temática a ludicidade nas aulas de Educação Infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança. Esse estudo pautou-se em materiais já publicados e as discussões estão sedimentadas em autores como: Luckesi (2009), Friedmean (1996), Maluf (2009), além de autores que discutem o tema em tela. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem. Apresentamos uma breve discussão sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil numa perspectiva contemporânea enquanto instrumento recreativo e facilitador da aprendizagem e da construção do conhecimento; ao mesmo tempo, analisamos criticamente sobre o tema em questão e apresentamos alguns benefícios que o brincar proporciona à criança e seus efeitos na vida adulta. Concluímos ratificando que o lúdico é extremamente importante no processo pedagógico tendo em vista os efeitos na vida da criança e no seu desenvolvimento - em todos os aspectos, sejam eles afetivos, sociais, cognitivos, físicos etc. Compreendemos que essa discussão é relevante e necessária, uma vez que aborda a prática pedagógica na perspectiva da ludicidade. |
id |
IPES_7e5a2ed5c71e1d4d3559ba2676d4af20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2822 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood EducationAprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática PedagógicaResumo: O trabalho em questão trata-se de um estudo teórico que tem como temática a ludicidade nas aulas de Educação Infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança. Esse estudo pautou-se em materiais já publicados e as discussões estão sedimentadas em autores como: Luckesi (2009), Friedmean (1996), Maluf (2009), além de autores que discutem o tema em tela. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem. Apresentamos uma breve discussão sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil numa perspectiva contemporânea enquanto instrumento recreativo e facilitador da aprendizagem e da construção do conhecimento; ao mesmo tempo, analisamos criticamente sobre o tema em questão e apresentamos alguns benefícios que o brincar proporciona à criança e seus efeitos na vida adulta. Concluímos ratificando que o lúdico é extremamente importante no processo pedagógico tendo em vista os efeitos na vida da criança e no seu desenvolvimento - em todos os aspectos, sejam eles afetivos, sociais, cognitivos, físicos etc. Compreendemos que essa discussão é relevante e necessária, uma vez que aborda a prática pedagógica na perspectiva da ludicidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Michelly Pereira deTeixeira, Verônica Rejane de Lima2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/282210.14295/idonline.v14i53.2822ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 27-401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822/4502Direitos autorais 2021 Michelly Pereira de Souza, Verônica Rejane de Lima Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
spellingShingle |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education Souza, Michelly Pereira de Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática Pedagógica |
title_short |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title_full |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title_fullStr |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title_full_unstemmed |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
title_sort |
O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education |
author |
Souza, Michelly Pereira de |
author_facet |
Souza, Michelly Pereira de Teixeira, Verônica Rejane de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Verônica Rejane de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Michelly Pereira de Teixeira, Verônica Rejane de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática Pedagógica |
topic |
Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática Pedagógica |
description |
Resumo: O trabalho em questão trata-se de um estudo teórico que tem como temática a ludicidade nas aulas de Educação Infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança. Esse estudo pautou-se em materiais já publicados e as discussões estão sedimentadas em autores como: Luckesi (2009), Friedmean (1996), Maluf (2009), além de autores que discutem o tema em tela. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem. Apresentamos uma breve discussão sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil numa perspectiva contemporânea enquanto instrumento recreativo e facilitador da aprendizagem e da construção do conhecimento; ao mesmo tempo, analisamos criticamente sobre o tema em questão e apresentamos alguns benefícios que o brincar proporciona à criança e seus efeitos na vida adulta. Concluímos ratificando que o lúdico é extremamente importante no processo pedagógico tendo em vista os efeitos na vida da criança e no seu desenvolvimento - em todos os aspectos, sejam eles afetivos, sociais, cognitivos, físicos etc. Compreendemos que essa discussão é relevante e necessária, uma vez que aborda a prática pedagógica na perspectiva da ludicidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822 10.14295/idonline.v14i53.2822 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822/4502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Michelly Pereira de Souza, Verônica Rejane de Lima Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Michelly Pereira de Souza, Verônica Rejane de Lima Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 27-40 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053947129626624 |