O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809 |
Resumo: | A pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) – SEAD. O texto é uma discussão sobre como o contexto atual da educação tem se tornado um desafio para o professor, em especial no que diz respeito a doenças ocupacionais. O artigo tem como objetivo principal destacar histórias de vida da docência, que e como os docentes podem desenvolver doenças de cunho psicológico, como a síndrome do Burnout através dos inúmeros fatores ligados ao esgotamento profissional, o texto também aborda como a falta de políticas públicas tem contribuído para este cenário. A metodologia foi realizada através de levantamento bibliográfico e entrevista. Com os resultados, foi possível apontar possibilidades de prevenção e tratamento para os docentes, assim como concluir que a falta de políticas públicas para prevenção e tratamentos de cunho ocupacionais os docentes tem ocasionado o afastamento e ate readaptação de muitos professores. |
id |
IPES_85c02a5698190c40add5302460d39d5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1809 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacherprofissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas PúblicasA pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) – SEAD. O texto é uma discussão sobre como o contexto atual da educação tem se tornado um desafio para o professor, em especial no que diz respeito a doenças ocupacionais. O artigo tem como objetivo principal destacar histórias de vida da docência, que e como os docentes podem desenvolver doenças de cunho psicológico, como a síndrome do Burnout através dos inúmeros fatores ligados ao esgotamento profissional, o texto também aborda como a falta de políticas públicas tem contribuído para este cenário. A metodologia foi realizada através de levantamento bibliográfico e entrevista. Com os resultados, foi possível apontar possibilidades de prevenção e tratamento para os docentes, assim como concluir que a falta de políticas públicas para prevenção e tratamentos de cunho ocupacionais os docentes tem ocasionado o afastamento e ate readaptação de muitos professores. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Cirivalda LopesSilva, Amanda Barbosa da2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/180910.14295/idonline.v13i45.1809ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 1034-10421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809/3676Direitos autorais 2021 Cirivalda Lopes Ferreira, Amanda Barbosa da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T16:48:00Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher |
title |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher |
spellingShingle |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher Ferreira, Cirivalda Lopes profissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas Públicas |
title_short |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher |
title_full |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher |
title_fullStr |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher |
title_full_unstemmed |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher |
title_sort |
O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher |
author |
Ferreira, Cirivalda Lopes |
author_facet |
Ferreira, Cirivalda Lopes Silva, Amanda Barbosa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Amanda Barbosa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cirivalda Lopes Silva, Amanda Barbosa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas Públicas |
topic |
profissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas Públicas |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) – SEAD. O texto é uma discussão sobre como o contexto atual da educação tem se tornado um desafio para o professor, em especial no que diz respeito a doenças ocupacionais. O artigo tem como objetivo principal destacar histórias de vida da docência, que e como os docentes podem desenvolver doenças de cunho psicológico, como a síndrome do Burnout através dos inúmeros fatores ligados ao esgotamento profissional, o texto também aborda como a falta de políticas públicas tem contribuído para este cenário. A metodologia foi realizada através de levantamento bibliográfico e entrevista. Com os resultados, foi possível apontar possibilidades de prevenção e tratamento para os docentes, assim como concluir que a falta de políticas públicas para prevenção e tratamentos de cunho ocupacionais os docentes tem ocasionado o afastamento e ate readaptação de muitos professores. |
description |
A pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) – SEAD. O texto é uma discussão sobre como o contexto atual da educação tem se tornado um desafio para o professor, em especial no que diz respeito a doenças ocupacionais. O artigo tem como objetivo principal destacar histórias de vida da docência, que e como os docentes podem desenvolver doenças de cunho psicológico, como a síndrome do Burnout através dos inúmeros fatores ligados ao esgotamento profissional, o texto também aborda como a falta de políticas públicas tem contribuído para este cenário. A metodologia foi realizada através de levantamento bibliográfico e entrevista. Com os resultados, foi possível apontar possibilidades de prevenção e tratamento para os docentes, assim como concluir que a falta de políticas públicas para prevenção e tratamentos de cunho ocupacionais os docentes tem ocasionado o afastamento e ate readaptação de muitos professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809 10.14295/idonline.v13i45.1809 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1809/3676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cirivalda Lopes Ferreira, Amanda Barbosa da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cirivalda Lopes Ferreira, Amanda Barbosa da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 1034-1042 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421238484992 |