Panorama Histórico da Etnomatemática no Cenário Mundial / Historical Panorama of Ethnomathematics on the World Stage
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2153 |
Resumo: | O prisma central desta pesquisa se insere em investigar os registros históricos da Etnomatemática. O tema é: Panorama histórico da Etnomatemática. Para dialogar com a temática utilizamos como referência D'Ambrósio (2005, 2008), Thees (2010), Rosa e Orey (2014), Oliveira et al (2019). Tem-se uma investigação de cunho bibliográfico seguindo uma abordagem exploratória. Buscamos respaldo teórico para responder a seguinte questão: Como se deu a construção histórica da Etnomatemática ao longo dos anos? Contudo, consideramos que os registros históricos apontam que a Etnomatemática existe desde os primórdios sendo emergente o reconhecimento, valorização e disseminação. Torna-se imprescindível conhecer as experiências Etnomatemáticas vivenciadas noutras sociedades e épocas, constituídas na diversidade em que se compõe espaços, grupos e sociedades na contemporaneidade. Portanto, tem-se que é relevante aceitar a diversidade presente advindas de infindas culturas de modo a preparar o indivíduo para a vida, a realizar adaptações quando necessário e compreender acima de tudo que precisamos de um modelo de ensino que acolha a todos, suas diferenças, explorando para além do decorar certas técnicas, definições, respostas. |
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Panorama Histórico da Etnomatemática no Cenário Mundial / Historical Panorama of Ethnomathematics on the World StageContemporaneidade. Diversidade. EtnomatemáticaO prisma central desta pesquisa se insere em investigar os registros históricos da Etnomatemática. O tema é: Panorama histórico da Etnomatemática. Para dialogar com a temática utilizamos como referência D'Ambrósio (2005, 2008), Thees (2010), Rosa e Orey (2014), Oliveira et al (2019). Tem-se uma investigação de cunho bibliográfico seguindo uma abordagem exploratória. Buscamos respaldo teórico para responder a seguinte questão: Como se deu a construção histórica da Etnomatemática ao longo dos anos? Contudo, consideramos que os registros históricos apontam que a Etnomatemática existe desde os primórdios sendo emergente o reconhecimento, valorização e disseminação. Torna-se imprescindível conhecer as experiências Etnomatemáticas vivenciadas noutras sociedades e épocas, constituídas na diversidade em que se compõe espaços, grupos e sociedades na contemporaneidade. Portanto, tem-se que é relevante aceitar a diversidade presente advindas de infindas culturas de modo a preparar o indivíduo para a vida, a realizar adaptações quando necessário e compreender acima de tudo que precisamos de um modelo de ensino que acolha a todos, suas diferenças, explorando para além do decorar certas técnicas, definições, respostas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Rosaline Bezerra deAlves, Jose Jakson Amancio2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/215310.14295/idonline.v13i48.2153ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 162-1761981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2153/3385Direitos autorais 2021 Rosaline Bezerra de Oliveira, Jose Jakson Amancio Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-29T23:48:32Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O prisma central desta pesquisa se insere em investigar os registros históricos da Etnomatemática. O tema é: Panorama histórico da Etnomatemática. Para dialogar com a temática utilizamos como referência D'Ambrósio (2005, 2008), Thees (2010), Rosa e Orey (2014), Oliveira et al (2019). Tem-se uma investigação de cunho bibliográfico seguindo uma abordagem exploratória. Buscamos respaldo teórico para responder a seguinte questão: Como se deu a construção histórica da Etnomatemática ao longo dos anos? Contudo, consideramos que os registros históricos apontam que a Etnomatemática existe desde os primórdios sendo emergente o reconhecimento, valorização e disseminação. Torna-se imprescindível conhecer as experiências Etnomatemáticas vivenciadas noutras sociedades e épocas, constituídas na diversidade em que se compõe espaços, grupos e sociedades na contemporaneidade. Portanto, tem-se que é relevante aceitar a diversidade presente advindas de infindas culturas de modo a preparar o indivíduo para a vida, a realizar adaptações quando necessário e compreender acima de tudo que precisamos de um modelo de ensino que acolha a todos, suas diferenças, explorando para além do decorar certas técnicas, definições, respostas. |
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