Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451 |
Resumo: | O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno. |
id |
IPES_9281e47b9082bf856d27ecf91b9e5087 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2451 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in ContemporaryMultiletramento; Metodologias de ensino; Formação de professores.O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFontes, Francisca dos SantosMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/245110.14295/idonline.v14i50.2451ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 449-4611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451/3866Direitos autorais 2021 Francisca dos Santos Fontes, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary |
title |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary |
spellingShingle |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary Fontes, Francisca dos Santos Multiletramento; Metodologias de ensino; Formação de professores. |
title_short |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary |
title_full |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary |
title_fullStr |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary |
title_full_unstemmed |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary |
title_sort |
Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary |
author |
Fontes, Francisca dos Santos |
author_facet |
Fontes, Francisca dos Santos Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Francisca dos Santos Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramento; Metodologias de ensino; Formação de professores. |
topic |
Multiletramento; Metodologias de ensino; Formação de professores. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno. |
description |
O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451 10.14295/idonline.v14i50.2451 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451/3866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francisca dos Santos Fontes, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francisca dos Santos Fontes, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 449-461 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037430088466432 |