Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Francisca dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451
Resumo: O presente estudo  objetivou uma discussão sobre as concepções  do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno. 
id IPES_9281e47b9082bf856d27ecf91b9e5087
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2451
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in ContemporaryMultiletramento; Metodologias de ensino; Formação de professores.O presente estudo  objetivou uma discussão sobre as concepções  do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFontes, Francisca dos SantosMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/245110.14295/idonline.v14i50.2451ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 449-4611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451/3866Direitos autorais 2021 Francisca dos Santos Fontes, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
title Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
spellingShingle Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
Fontes, Francisca dos Santos
Multiletramento; Metodologias de ensino; Formação de professores.
title_short Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
title_full Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
title_fullStr Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
title_full_unstemmed Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
title_sort Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary
author Fontes, Francisca dos Santos
author_facet Fontes, Francisca dos Santos
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Francisca dos Santos
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramento; Metodologias de ensino; Formação de professores.
topic Multiletramento; Metodologias de ensino; Formação de professores.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo  objetivou uma discussão sobre as concepções  do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno. 
description O presente estudo  objetivou uma discussão sobre as concepções  do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451
10.14295/idonline.v14i50.2451
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2451/3866
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca dos Santos Fontes, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca dos Santos Fontes, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 449-461
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430088466432