A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Texeira, Verônica Rejane Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869
Resumo: Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.
id IPES_9529b255d6e93fb6dc75c6fb063fc5fb
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2869
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood EducationJogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, AprendizagemResumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMedrado, Ana Claudia de Souza MenezesTexeira, Verônica Rejane Lima2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/286910.14295/idonline.v14i53.2869ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 260-2701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869/4553Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
spellingShingle A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem
title_short A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title_full A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title_fullStr A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title_full_unstemmed A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
title_sort A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education
author Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
author_facet Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Texeira, Verônica Rejane Lima
author_role author
author2 Texeira, Verônica Rejane Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medrado, Ana Claudia de Souza Menezes
Texeira, Verônica Rejane Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem
topic Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem
description Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869
10.14295/idonline.v14i53.2869
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2869/4553
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Verônica Rejane Lima Texeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 260-270
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053949392453632