Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Lindacy da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: França, Aurenia Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3618
Resumo: Resumo: A educação infantil primeira etapa escolar da criança, precisa ser ofertada pela escola de forma que preserve a infância e por meio de atividades que são do interesse das mesmas e que ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades e construção de novos conhecimentos. Nesse contexto, o presente artigo objetivou discorrer sobre os jogos e brincadeiras, que tem na sua essência o brincar, a diversão e o prazer, enquanto estratégia de ensino de grande importância para o pleno desenvolvimento das habilidades de aprendizagens propostas para esta fase. Visto que a descoberta de conhecimentos com base em atividades que proporcione as crianças o desejo espontâneo de envolver-se no processo e participar ativamente apresentam viabilidade, para a escola torna-se um espaço desejado e o desenvolvimento se dê respeitando a infância e todo o contexto que é próprio dela. Nessa perspectiva o presente trabalho foi desenvolvido, tecendo considerações sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de construção do conhecimento, bem como as contribuições para o desenvolvimento motor, cognitivos, social e afetiva do educando, enfatizando sobre o papel que deve assumir o educador nesse processo, relatando também como recursos viáveis para o ensino aprendizagem. Trata-se de estratégias que tem peculiar valor educacional, sua utilização traz muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem, tal como maior assimilação dos conteúdos e alcance dos objetivos de forma rápida e eficaz, ajudando na motivação educacional da criança, que obtém prazer, realiza sem esforço de forma espontânea e voluntária. Portanto, torna-se oportuno refletir sobre a necessidade do professor dinamizar a prática e suas ações na perspectiva de oportunizar a formação integral das crianças de forma prazerosa.Palavras-Chave: Educação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras. Abstract: Early childhood education, the child's first school stage, needs to be offered by the school in a way that preserves childhood and through activities that are of interest to them and that at the same time contribute to the development of their skills and construction of new knowledge. In this context, the present article aimed to discuss games and games, which have in their essence playing, fun and pleasure, as a teaching strategy of great importance for the full development of the learning skills proposed for this phase. Since the discovery of knowledge based on activities that provide children with a spontaneous desire to get involved in the process and actively participate is viable, for the school it becomes a desired space and development takes place respecting childhood and the entire context. which is her own. In this perspective, the present work was developed, making considerations about the importance of games and games in the process of knowledge construction, as well as the contributions to the student's motor, cognitive, social and affective development, emphasizing the role that the educator must assume. in this process, also reporting as viable resources for teaching and learning. These are strategies that have a peculiar educational value, their use brings many advantages to the teaching-learning process, such as greater assimilation of contents and achievement of objectives quickly and effectively, helping to motivate the child's educational, who obtains pleasure, performs effortlessly, spontaneously and voluntarily. Therefore, it is opportune to reflect on the teacher's need to dynamize the practice and its actions in the perspective of providing opportunities for the integral formation of children in a pleasant way.Keywords: Early Childhood Education. Learning. Games. Jokes.
id IPES_de0beb0a668d74356d4edbbc264e1d85
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3618
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood EducationEducação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras.Resumo: A educação infantil primeira etapa escolar da criança, precisa ser ofertada pela escola de forma que preserve a infância e por meio de atividades que são do interesse das mesmas e que ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades e construção de novos conhecimentos. Nesse contexto, o presente artigo objetivou discorrer sobre os jogos e brincadeiras, que tem na sua essência o brincar, a diversão e o prazer, enquanto estratégia de ensino de grande importância para o pleno desenvolvimento das habilidades de aprendizagens propostas para esta fase. Visto que a descoberta de conhecimentos com base em atividades que proporcione as crianças o desejo espontâneo de envolver-se no processo e participar ativamente apresentam viabilidade, para a escola torna-se um espaço desejado e o desenvolvimento se dê respeitando a infância e todo o contexto que é próprio dela. Nessa perspectiva o presente trabalho foi desenvolvido, tecendo considerações sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de construção do conhecimento, bem como as contribuições para o desenvolvimento motor, cognitivos, social e afetiva do educando, enfatizando sobre o papel que deve assumir o educador nesse processo, relatando também como recursos viáveis para o ensino aprendizagem. Trata-se de estratégias que tem peculiar valor educacional, sua utilização traz muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem, tal como maior assimilação dos conteúdos e alcance dos objetivos de forma rápida e eficaz, ajudando na motivação educacional da criança, que obtém prazer, realiza sem esforço de forma espontânea e voluntária. Portanto, torna-se oportuno refletir sobre a necessidade do professor dinamizar a prática e suas ações na perspectiva de oportunizar a formação integral das crianças de forma prazerosa.Palavras-Chave: Educação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras. Abstract: Early childhood education, the child's first school stage, needs to be offered by the school in a way that preserves childhood and through activities that are of interest to them and that at the same time contribute to the development of their skills and construction of new knowledge. In this context, the present article aimed to discuss games and games, which have in their essence playing, fun and pleasure, as a teaching strategy of great importance for the full development of the learning skills proposed for this phase. Since the discovery of knowledge based on activities that provide children with a spontaneous desire to get involved in the process and actively participate is viable, for the school it becomes a desired space and development takes place respecting childhood and the entire context. which is her own. In this perspective, the present work was developed, making considerations about the importance of games and games in the process of knowledge construction, as well as the contributions to the student's motor, cognitive, social and affective development, emphasizing the role that the educator must assume. in this process, also reporting as viable resources for teaching and learning. These are strategies that have a peculiar educational value, their use brings many advantages to the teaching-learning process, such as greater assimilation of contents and achievement of objectives quickly and effectively, helping to motivate the child's educational, who obtains pleasure, performs effortlessly, spontaneously and voluntarily. Therefore, it is opportune to reflect on the teacher's need to dynamize the practice and its actions in the perspective of providing opportunities for the integral formation of children in a pleasant way.Keywords: Early Childhood Education. Learning. Games. Jokes.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/361810.14295/idonline.v16i64.3618ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 1-141981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3618/5697Copyright (c) 2022 Maria Lindacy da Silva Vieira, Aurenia Pereira de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Maria Lindacy da SilvaFrança, Aurenia Pereira de2023-01-04T12:46:05Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3618Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:05ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
title Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
spellingShingle Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
Vieira, Maria Lindacy da Silva
Educação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras.
title_short Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
title_full Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
title_fullStr Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
title_full_unstemmed Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
title_sort Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
author Vieira, Maria Lindacy da Silva
author_facet Vieira, Maria Lindacy da Silva
França, Aurenia Pereira de
author_role author
author2 França, Aurenia Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Lindacy da Silva
França, Aurenia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras.
topic Educação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras.
description Resumo: A educação infantil primeira etapa escolar da criança, precisa ser ofertada pela escola de forma que preserve a infância e por meio de atividades que são do interesse das mesmas e que ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades e construção de novos conhecimentos. Nesse contexto, o presente artigo objetivou discorrer sobre os jogos e brincadeiras, que tem na sua essência o brincar, a diversão e o prazer, enquanto estratégia de ensino de grande importância para o pleno desenvolvimento das habilidades de aprendizagens propostas para esta fase. Visto que a descoberta de conhecimentos com base em atividades que proporcione as crianças o desejo espontâneo de envolver-se no processo e participar ativamente apresentam viabilidade, para a escola torna-se um espaço desejado e o desenvolvimento se dê respeitando a infância e todo o contexto que é próprio dela. Nessa perspectiva o presente trabalho foi desenvolvido, tecendo considerações sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de construção do conhecimento, bem como as contribuições para o desenvolvimento motor, cognitivos, social e afetiva do educando, enfatizando sobre o papel que deve assumir o educador nesse processo, relatando também como recursos viáveis para o ensino aprendizagem. Trata-se de estratégias que tem peculiar valor educacional, sua utilização traz muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem, tal como maior assimilação dos conteúdos e alcance dos objetivos de forma rápida e eficaz, ajudando na motivação educacional da criança, que obtém prazer, realiza sem esforço de forma espontânea e voluntária. Portanto, torna-se oportuno refletir sobre a necessidade do professor dinamizar a prática e suas ações na perspectiva de oportunizar a formação integral das crianças de forma prazerosa.Palavras-Chave: Educação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras. Abstract: Early childhood education, the child's first school stage, needs to be offered by the school in a way that preserves childhood and through activities that are of interest to them and that at the same time contribute to the development of their skills and construction of new knowledge. In this context, the present article aimed to discuss games and games, which have in their essence playing, fun and pleasure, as a teaching strategy of great importance for the full development of the learning skills proposed for this phase. Since the discovery of knowledge based on activities that provide children with a spontaneous desire to get involved in the process and actively participate is viable, for the school it becomes a desired space and development takes place respecting childhood and the entire context. which is her own. In this perspective, the present work was developed, making considerations about the importance of games and games in the process of knowledge construction, as well as the contributions to the student's motor, cognitive, social and affective development, emphasizing the role that the educator must assume. in this process, also reporting as viable resources for teaching and learning. These are strategies that have a peculiar educational value, their use brings many advantages to the teaching-learning process, such as greater assimilation of contents and achievement of objectives quickly and effectively, helping to motivate the child's educational, who obtains pleasure, performs effortlessly, spontaneously and voluntarily. Therefore, it is opportune to reflect on the teacher's need to dynamize the practice and its actions in the perspective of providing opportunities for the integral formation of children in a pleasant way.Keywords: Early Childhood Education. Learning. Games. Jokes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3618
10.14295/idonline.v16i64.3618
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3618
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i64.3618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3618/5697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Lindacy da Silva Vieira, Aurenia Pereira de França
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Lindacy da Silva Vieira, Aurenia Pereira de França
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 1-14
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945991921664