Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392 |
Resumo: | Introdução: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2018 e apresentada na disciplina “Educação Física Escolar 1 – Infantil”, do Curso de Licenciatura em Educação Física do CAV/UFPE. A tarefa consistia em entrevistar duas professoras da cidade sugerida, as quais desenvolvessem atividades que representassem aulas de Educação Física no ensino infantil. Objetivo: entender melhor como as professoras trabalhavam os conteúdos da Educação Física em suas aulas, em duas escolas na cidade de Surubim-PE. Método: Se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada em Surubim-PE. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que trabalham na educação infantil, sendo elas uma pedagoga e a outra professora de Educação Física. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas a respeito das aulas de Educação Física, ministradas por elas. Resultados e discussão: Percebemos semelhanças e diferenças entre a forma de ensino dos conteúdos da Educação Física escolar, pois ambas fazem uso de jogos e brincadeiras durante sua rotina. Contudo, enquanto a unidocente utiliza-os como passatempo, a professora especialista aplica-os, como subsidio para ensinar a cultura corporal do movimento. Conclusão: Percebemos, que apesar da Educação Física estar inserida na grade curricular da educação básica formalmente, sua realização prática encontra-se comprometida, pois mesmo com esforço da unidocente em ministrar suas aulas, inserindo os conteúdos da Educação Física, esta não possuem aporte técnico e ou teórico para realiza-la numa perspectiva de desenvolvimento cognitivo e motor mais aprofundado. |
id |
VERACRUZ-0_2fd9587fe861c4b28de930493e01dc45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10392 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PEJogosBrincadeirasEnsinoEducação InfantilEducação Física.Introdução: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2018 e apresentada na disciplina “Educação Física Escolar 1 – Infantil”, do Curso de Licenciatura em Educação Física do CAV/UFPE. A tarefa consistia em entrevistar duas professoras da cidade sugerida, as quais desenvolvessem atividades que representassem aulas de Educação Física no ensino infantil. Objetivo: entender melhor como as professoras trabalhavam os conteúdos da Educação Física em suas aulas, em duas escolas na cidade de Surubim-PE. Método: Se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada em Surubim-PE. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que trabalham na educação infantil, sendo elas uma pedagoga e a outra professora de Educação Física. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas a respeito das aulas de Educação Física, ministradas por elas. Resultados e discussão: Percebemos semelhanças e diferenças entre a forma de ensino dos conteúdos da Educação Física escolar, pois ambas fazem uso de jogos e brincadeiras durante sua rotina. Contudo, enquanto a unidocente utiliza-os como passatempo, a professora especialista aplica-os, como subsidio para ensinar a cultura corporal do movimento. Conclusão: Percebemos, que apesar da Educação Física estar inserida na grade curricular da educação básica formalmente, sua realização prática encontra-se comprometida, pois mesmo com esforço da unidocente em ministrar suas aulas, inserindo os conteúdos da Educação Física, esta não possuem aporte técnico e ou teórico para realiza-la numa perspectiva de desenvolvimento cognitivo e motor mais aprofundado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1039210.34117/bjdv6n5-421Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29593-29602Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29593-29602Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29593-296022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392/8685Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Gilberto RamosNascimento, Bruno Tavares Félix doLeôncio, Lívia Maria de LimaMedeiros, Luís Henrique BastosSilva, Nataly do NascimentoFigueiredo, Haroldo Moraes de2020-06-09T13:25:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10392Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:43.012820Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE |
title |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE |
spellingShingle |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE Vieira, Gilberto Ramos Jogos Brincadeiras Ensino Educação Infantil Educação Física. |
title_short |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE |
title_full |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE |
title_fullStr |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE |
title_full_unstemmed |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE |
title_sort |
Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE |
author |
Vieira, Gilberto Ramos |
author_facet |
Vieira, Gilberto Ramos Nascimento, Bruno Tavares Félix do Leôncio, Lívia Maria de Lima Medeiros, Luís Henrique Bastos Silva, Nataly do Nascimento Figueiredo, Haroldo Moraes de |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Bruno Tavares Félix do Leôncio, Lívia Maria de Lima Medeiros, Luís Henrique Bastos Silva, Nataly do Nascimento Figueiredo, Haroldo Moraes de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Gilberto Ramos Nascimento, Bruno Tavares Félix do Leôncio, Lívia Maria de Lima Medeiros, Luís Henrique Bastos Silva, Nataly do Nascimento Figueiredo, Haroldo Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Brincadeiras Ensino Educação Infantil Educação Física. |
topic |
Jogos Brincadeiras Ensino Educação Infantil Educação Física. |
description |
Introdução: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2018 e apresentada na disciplina “Educação Física Escolar 1 – Infantil”, do Curso de Licenciatura em Educação Física do CAV/UFPE. A tarefa consistia em entrevistar duas professoras da cidade sugerida, as quais desenvolvessem atividades que representassem aulas de Educação Física no ensino infantil. Objetivo: entender melhor como as professoras trabalhavam os conteúdos da Educação Física em suas aulas, em duas escolas na cidade de Surubim-PE. Método: Se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada em Surubim-PE. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que trabalham na educação infantil, sendo elas uma pedagoga e a outra professora de Educação Física. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas a respeito das aulas de Educação Física, ministradas por elas. Resultados e discussão: Percebemos semelhanças e diferenças entre a forma de ensino dos conteúdos da Educação Física escolar, pois ambas fazem uso de jogos e brincadeiras durante sua rotina. Contudo, enquanto a unidocente utiliza-os como passatempo, a professora especialista aplica-os, como subsidio para ensinar a cultura corporal do movimento. Conclusão: Percebemos, que apesar da Educação Física estar inserida na grade curricular da educação básica formalmente, sua realização prática encontra-se comprometida, pois mesmo com esforço da unidocente em ministrar suas aulas, inserindo os conteúdos da Educação Física, esta não possuem aporte técnico e ou teórico para realiza-la numa perspectiva de desenvolvimento cognitivo e motor mais aprofundado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392 10.34117/bjdv6n5-421 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392/8685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29593-29602 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29593-29602 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29593-29602 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645453328121856 |