Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Gilberto Ramos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Bruno Tavares Félix do, Leôncio, Lívia Maria de Lima, Medeiros, Luís Henrique Bastos, Silva, Nataly do Nascimento, Figueiredo, Haroldo Moraes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392
Resumo: Introdução: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2018 e apresentada na disciplina “Educação Física Escolar 1 – Infantil”, do Curso de Licenciatura em Educação Física do CAV/UFPE. A tarefa consistia em entrevistar duas professoras da cidade sugerida, as quais desenvolvessem atividades que representassem aulas de Educação Física no ensino infantil. Objetivo: entender melhor como as professoras trabalhavam os conteúdos da Educação Física em suas aulas, em duas escolas na cidade de Surubim-PE. Método: Se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada em Surubim-PE. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que trabalham na educação infantil, sendo elas uma pedagoga e a outra professora de Educação Física. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas a respeito das aulas de Educação Física, ministradas por elas. Resultados e discussão: Percebemos semelhanças e diferenças entre a forma de ensino dos conteúdos da Educação Física escolar, pois ambas fazem uso de jogos e brincadeiras durante sua rotina. Contudo, enquanto a unidocente utiliza-os como passatempo, a professora especialista aplica-os, como subsidio para ensinar a cultura corporal do movimento. Conclusão: Percebemos, que apesar da Educação Física estar inserida na grade curricular da educação básica formalmente, sua realização prática encontra-se comprometida, pois mesmo com esforço da unidocente em ministrar suas aulas, inserindo os conteúdos da Educação Física, esta não possuem aporte técnico e ou teórico para realiza-la numa perspectiva de desenvolvimento cognitivo e motor mais aprofundado.
id VERACRUZ-0_2fd9587fe861c4b28de930493e01dc45
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10392
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PEJogosBrincadeirasEnsinoEducação InfantilEducação Física.Introdução: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2018 e apresentada na disciplina “Educação Física Escolar 1 – Infantil”, do Curso de Licenciatura em Educação Física do CAV/UFPE. A tarefa consistia em entrevistar duas professoras da cidade sugerida, as quais desenvolvessem atividades que representassem aulas de Educação Física no ensino infantil. Objetivo: entender melhor como as professoras trabalhavam os conteúdos da Educação Física em suas aulas, em duas escolas na cidade de Surubim-PE. Método: Se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada em Surubim-PE. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que trabalham na educação infantil, sendo elas uma pedagoga e a outra professora de Educação Física. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas a respeito das aulas de Educação Física, ministradas por elas. Resultados e discussão: Percebemos semelhanças e diferenças entre a forma de ensino dos conteúdos da Educação Física escolar, pois ambas fazem uso de jogos e brincadeiras durante sua rotina. Contudo, enquanto a unidocente utiliza-os como passatempo, a professora especialista aplica-os, como subsidio para ensinar a cultura corporal do movimento. Conclusão: Percebemos, que apesar da Educação Física estar inserida na grade curricular da educação básica formalmente, sua realização prática encontra-se comprometida, pois mesmo com esforço da unidocente em ministrar suas aulas, inserindo os conteúdos da Educação Física, esta não possuem aporte técnico e ou teórico para realiza-la numa perspectiva de desenvolvimento cognitivo e motor mais aprofundado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1039210.34117/bjdv6n5-421Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29593-29602Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29593-29602Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29593-296022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392/8685Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Gilberto RamosNascimento, Bruno Tavares Félix doLeôncio, Lívia Maria de LimaMedeiros, Luís Henrique BastosSilva, Nataly do NascimentoFigueiredo, Haroldo Moraes de2020-06-09T13:25:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10392Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:43.012820Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
title Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
spellingShingle Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
Vieira, Gilberto Ramos
Jogos
Brincadeiras
Ensino
Educação Infantil
Educação Física.
title_short Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
title_full Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
title_fullStr Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
title_full_unstemmed Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
title_sort Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE / The games and play in the context of early childhood education in Surubim-PE
author Vieira, Gilberto Ramos
author_facet Vieira, Gilberto Ramos
Nascimento, Bruno Tavares Félix do
Leôncio, Lívia Maria de Lima
Medeiros, Luís Henrique Bastos
Silva, Nataly do Nascimento
Figueiredo, Haroldo Moraes de
author_role author
author2 Nascimento, Bruno Tavares Félix do
Leôncio, Lívia Maria de Lima
Medeiros, Luís Henrique Bastos
Silva, Nataly do Nascimento
Figueiredo, Haroldo Moraes de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Gilberto Ramos
Nascimento, Bruno Tavares Félix do
Leôncio, Lívia Maria de Lima
Medeiros, Luís Henrique Bastos
Silva, Nataly do Nascimento
Figueiredo, Haroldo Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Brincadeiras
Ensino
Educação Infantil
Educação Física.
topic Jogos
Brincadeiras
Ensino
Educação Infantil
Educação Física.
description Introdução: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2018 e apresentada na disciplina “Educação Física Escolar 1 – Infantil”, do Curso de Licenciatura em Educação Física do CAV/UFPE. A tarefa consistia em entrevistar duas professoras da cidade sugerida, as quais desenvolvessem atividades que representassem aulas de Educação Física no ensino infantil. Objetivo: entender melhor como as professoras trabalhavam os conteúdos da Educação Física em suas aulas, em duas escolas na cidade de Surubim-PE. Método: Se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada em Surubim-PE. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que trabalham na educação infantil, sendo elas uma pedagoga e a outra professora de Educação Física. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas a respeito das aulas de Educação Física, ministradas por elas. Resultados e discussão: Percebemos semelhanças e diferenças entre a forma de ensino dos conteúdos da Educação Física escolar, pois ambas fazem uso de jogos e brincadeiras durante sua rotina. Contudo, enquanto a unidocente utiliza-os como passatempo, a professora especialista aplica-os, como subsidio para ensinar a cultura corporal do movimento. Conclusão: Percebemos, que apesar da Educação Física estar inserida na grade curricular da educação básica formalmente, sua realização prática encontra-se comprometida, pois mesmo com esforço da unidocente em ministrar suas aulas, inserindo os conteúdos da Educação Física, esta não possuem aporte técnico e ou teórico para realiza-la numa perspectiva de desenvolvimento cognitivo e motor mais aprofundado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392
10.34117/bjdv6n5-421
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10392/8685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29593-29602
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29593-29602
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29593-29602
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645453328121856